Cheesecake Ispahan - líchia, rosa e framboesa

copy044

Não podia me despedir de 2014 sem vos deixar uma receita especial. Criei este cheesecake inspirada no famoso Ispahan do Pierre Hermé, um macaron gigante que conjuga os aromas de líchia, rosa e framboesa. Para quem nunca provou, a líchia é um fruto delicioso, doce, com notas florais de rosa. Desta vez trago-vos um cheesecake exótico, mais leve e fresco, numa versão sem forno e perfeito para comemorar a chegada de 2015.  Aproveito para desejar a todos um Ano Novo cheio de amor.

copy051

 

Cheesecake Ispahan - líchia, rosa e framboesa

Base

Creme de queijo

  • 500g de queijo quark
  • 100g de natas p/ bater, bem frias
  • 150g de açúcar
  • 200g de líchias
  • 125g de framboesas
  • 1/2 limão
  • 1 c. (café) de extracto de baunilha
  • 1 c. (café) de água de rosa alimentar*
  • 6 folhas de gelatina

Cobertura

  • 80ml de água
  • Umas gotas de água de rosa alimentar
  • 2 c. (sopa) de leite
  • 2 c. (sopa) de sumo de líchia (ou framboesa)
  • 1 c. (sopa) de açúcar
  • 1/2 saqueta de agar-agar da Vahiné (ou gelatina em pó)
  • Corante rosa q.b.

*Para quem não consegue encontrar água de rosa, podem colocar umas gotas de essencia natural de rosa, á venda em lojas de produtos naturais.

{Base}

Forrar a base e lateral de uma forma (aprox. 19cm) c/fundo amovível com papel vegetal. Triturar os biscoitos. Juntar manteiga derretida e misturar bem até ficar areada. Espalhar a bolacha uniformemente no fundo da forma pressionando com a ajuda de um copo para alisar. Reservar no frigorífico. (Thermomix – Bimby: Pulverizar os biscoitos uns segundos na vel. 9. Juntar manteiga derretida e misturar 15 seg /vel. 6).  Espalhar a bolacha uniformemente no fundo da forma pressionando com a ajuda de um copo para alisar. Reservar no frigorífico.

{Creme de queijo}

Demolhar as folhas de gelatina em água fria. Triturar as líchias (previamente descascadas e descaroçadas) com o açúcar e o sumo de limão (TMX-Bimby: processar uns segundos na vel. 5, 7). Levar ao lume, deixar ferver e triturar tudo. (Thermomix-Bimby: +/- 4min/100ºC/Vel. 3). Retirar do lume, juntar a gelatina bem espremida e mexer vigorosamente com um fouet (TMX-Bimby: juntar a gelatina pelo bocal e misturar uns segundos na vel.4). Deixar arrefecer.

Bater as natas até ganharem volume e alguma consistência. (TMX-Bimby: com borboleta, sem copinho, na vel 3 e 1/2 mais ou menos 2 minutos e com cuidado para não passarem a manteiga). Misturar o quark, as natas, o extracto de baunilha e de rosa delicadamente com um fouet. Por fim juntar o coulis de líchia arrefecido e misturar delicadamente até ficar homogéneo. Distribuir framboesas na base de bolacha e á volta do aro. Deitar o creme por cima e alisar. Reservar no frigorífico até solidificar.

{Cobertura}

Levar todos os ingredientes ao lume, mexendo para dissolver bem e deixar ferver cerca de 2 minutos. Deixar arrefecer e despejar por cima do cheesecake já sólido. Levar novamente ao frigorífico para solidificar. Desenformar e decorar a gosto.

copy039

copy025copy033copy045copy052

18 comentários :

  1. Ficou fantástico, querida! Tão lindo! Eu também adoro essa combinação "Ispahan" (lichia+rosa+framboesa), também gosto de criar umas sobremesas com esses ingredientes, fica sempre uma delícia!
    Adorei a tua receita, e já quero experimentar!
    Querida Patrícia, desejo-te um Feliz Ano Novo, cheio de alegria, felicidade, paz e saúde! E cheio de receitas novas aqui no blog!!! :)
    Um grande beijinho* ;)

    ResponderEliminar
  2. As tuas sobremesas são sempre de encantar!
    Votos de um Feliz Ano Novo, com muita Saúde, Amor e sucesso!

    ResponderEliminar
  3. Tem tão bom aspecto que dá pena comer, é uma obra de arte ;) bom ano!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Ispahan é um nome absolutamente sugestivo para mim porque me traz à memória recordações da minha infância quando, pequenina, me punha em bicos de pé para chegar a um toucador onde havia um frasco com a essência desse cheiro trazido desse lugar longínquo e belo que é Ispahan...
    Mais tarde, com a minha paixão pela jardinagem, encontrei uma variedade de rosa com esse nome e plantei-a numa quinta que hoje já não temos.Mas eu lembro-me da côr (lilas muito claro)e do cheiro como se fosse hoje.
    Tenho que experimentar esta delícia.

    Parabén, mais uma vez, por tanto bom gosto e sensibilidade.

    Um fantástico 2015!

    Paula

    ResponderEliminar
  5. Passei para desejar um feliz 2015 e fiquei a babar com as últimas receitas.
    Que maravilha de fotos.
    Saio daqui sempre encantada com o que vejo. Além de excelentes combinações de sabores, fotos lindas.
    Olho para as fotos e vejo amor por tudo que fazes.
    Parabéns Patrícia, que o novo ano te continue a inspirar e a espalhar encanto com as fotos.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Olá Patrícia,

    Gostei imenso destas combinações inusitadas e de festa. O meu marido é fã de cheesecake e se visse este ia logo pedir que o fizesse. Por aqui difícil mesmo é encontras as líchias ao natural. Estou certa que talvez as haja em conserva. Ficou muito mimoso e feminino este bolo de queijo com aroma a rosas.
    Esta açoriana despede-se desejando-te um ano muito feliz e cheio de concretizações docinhas.

    Beijinhos

    Patrícia

    ResponderEliminar
  7. Patrícia, lindo!
    És uma artista, de facto :) e essa combinação de sabores soa a fresco e a coisa boa, especial e exótica.
    Adorei as fotografias, um sonho. Que seja muito bom o teu 2015!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Como te disse no instagram, lembrei-me tanto de ti nas férias.. aquelas pastelarias estão cheias de pequenas maravilhas daquelas que nos vens apresentando no teu blog. Espero que tenhas um ano fantástico e quando vieras a Lisboa diz-me! beijo

    ResponderEliminar
  9. Que lindo e perfumado cheesecake, Patricia! E que forma maravilhosa de te despedires do novo ano. Se até aqui foi assim, nem quero imaginar as delicias com que nos brindarás neste novo ano.
    Continua sempre com essas deliciosas partilhas que nos deixam aqui colados ao ecrã e desejo-te um Feliz Ano Novo, com muitos sonhos realizados e desejos concretizados.
    Um beijinho. ;)

    ResponderEliminar
  10. Olá Patrícia eu simplesmente adoro o seu blog. Já tem meses que ando entrando aqui, buscando receitas e saio sempre encantada, sao tantas receitas maravilhosas que fico numa dúvida cruel de qual devo escolher. Esse cheesecake ficou lindo! Adoro a cor rosa e por isso esse cheesecake me chamou muito atencao.
    Beijinhos e queijinhos de uma brasileirinha alemanizada.
    www.larcorderosa.wordpress.com

    ResponderEliminar
  11. Dear Patricia. The cake looks beautiful! I have a question about the lichias. Is it 200 gram before or after you peeled the lichias? Thanks in advance!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hello Annemiek, it's 200g after peeled.
      Hope you like it!
      Thank you very much :)

      Eliminar
  12. Adoro lichias sabem-me mesmo a rosas! Adorei esta combinação 🌸🌸

    ResponderEliminar
  13. Estas fotos dão cabo de mim e fico gorda só de olhar e babar!!
    Absolutamente fenomenal Patricia e olha, cá para casa, tinha de omitir a água de rosas, senão o meu marido dava-me um tiro, pois diz que não gosta de comer sabonetes Lux, eheheh!!
    Amei. Lindo!!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  14. Bom dia! Gostaria muito de fazer este cheesecake este fim de semana para o meu aniversário, mas estou com bastante dificuldade em encontrar lichias frescas. Como não tenho a noção do sabor final deste cheesecake, gostaria de saber qual a sua opinião quanto ao uso das enlatadas. E se devo alterar algo na receita para compensar o açúcar "a mais" da fruta enlatada. Muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia, pode usar líchias enlatadas, bem escorridas. Quando levar ao lume coloque pouco açúcar e nada de sumo de limão. Na cobertura pode usar o sumo da lata. Espero que goste. Bjinho

      Eliminar

Obrigada pela visita...
Comentários, dúvidas ou sugestões são sempre bem vindos!