Brioche à tête

Estava desejosa de experimentar esta nova forma que A Metalúrgica me ofereceu. Adorei o modelo, com um formato bastante original, mais indicado para massas lêvedas ou panetones. Receitas de brioche nunca são demais, esta é do famoso pasteleiro Christophe Felder e é maravilhosa, vale mesmo a pena experimentar. Não leva leite mas leva mais manteiga do que o habitual. O resultado é perfeito, deliciosa ao natural, não precisa de mais nada. Quando provei, fechei os olhos e naquele momento transportei-me para uma daquelas maravilhosas boulangeries de Paris.

 

Brioche à tête

Adaptada de Christophe Felder

  • 250g de farinha T55
  • 1 c. (café) de sal
  • 40g de açúcar
  • 3 ovos
  • 10g de fermento padeiro
  • 165g de manteiga, à temperatura ambiente
  • Pasta de baunilha ou essência q.b.
  • Gema de ovo p/ pincelar

 

Forma: mod. Panetone – A Metalúrgica - loja online 

Máquina de fazer pão: Colocar na cuba os ovos, o açúcar, o sal, a essência. Espalhar a farinha e o fermento desfeito por cima. Selecionar o programa “Massa”. Quando se formar uma bola, juntar a manteiga aos bocados e deixar amassar até ao final do programa. Se necessário acrescentar mais um pouco de farinha. Deixar levedar 1h dentro da cuba  ou até dobrar de volume.

Thermomix - Bimby: Colocar no copo os ovos, o açúcar, o sal, a essência e programar 20seg/Vel 2. De seguida adicionar a farinha e o fermento desfeito e programar 3min/Vel espiga. Juntar a manteiga e programar 6min/Vel espiga (Se necessário juntar mais um pouco de farinha). Formar uma bola e reservar num recipiente tapado cerca de 1h ou até dobrar de volume.

Tradicional: Num recipiente, misturar bem os ovos, o sal, o açúcar e a essência. Espalhar a farinha e o fermento desfeito por cima e misturar com uma colher de pau. Amassar bem manualmente até conseguir formar uma bola. Juntar a manteiga aos poucos e amassar até ficar completamente integrada e obter uma bola lisa e elástica (não pegajenta). Deixar a massa levedar 1h ou até dobrar de volume, tapada num local abrigado.

Colocar a massa na bancada, amassar um pouco de forma a retirar-lhe o ar, formar uma bola, envolver em película aderente e refrigerá-la 2h (deixei a noite toda). Untar uma forma com manteiga. Retirar a massa do frigorífico, amassar um pouco e formar um chouriço (27cm). Com 2/3 da massa formar uma bola fazendo uma covinha no meio e moldar uma cabeça com o restante terço da massa (dentro da covinha). Deixar levedar 2h à temperatura ambiente. Antes de colocar no forno pincelar com gema de ovo. Colocar em forno pré-aquecido a 170ºC cerca de 30 a 40 minutos. Testar com um palito. Deixar arrefecer uns minutos e desenformar.

 

 

 

12 comentários :

  1. Olá Patricia,
    Essa foi uma foi uma das formas que escolhi, também gostei bastante do formato!
    Ainda não a usei, agora fiquei aqui encantada a ver o teu maravilhoso brioche! Uma receita diferente sem leite. Lendo a tua descrição quase que fecho os olhos e lhe sinto o sabor, gosto imenso de brioche.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. A forma é mesmo um espanto e contribuiu para que o brioche para além de bom ficasse ainda mais bonito!
    Bjoka
    RIta

    ResponderEliminar
  3. Adoro brioche,adorei a forma.Imagino o cheiro da tua cozinha enquanto estava no forno...Adoro a textura perfumada e amanteigada do brioche.É simplesmente viciante.
    bjns

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Huuuuuuuuummmmmmmm... Que Delicia de Brioche!!!!!!!!!!
    Adorei o seu Blog... Com certeza voltarei muuuuiiiitas vezes, e aproveito a oportunidade para te convidar a visitar meu Blog. Lá tem de tudo um pouco: Artesanato, Receitas, Dicas,...
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Eu fiquei a matutar na forma que terias usado! Numa das minhas revistas francesas, tenho umas quantas receitas de brioche e onde está uma com o mesmo nome, mas a apresentação é em formato mini! Sao feitos naquelas formas tipo as de queque, sabes??
    Pois tenho andado a namorar a receita e agora vejo a tua! Não há condiçoes! Terei que meter as mãos na massa!! :))
    C'est parfait! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Um brioche que me agrada bastante! Ficou perfeito!

    ResponderEliminar
  7. Adoro massa brioche, e pelo que escreveste quase lhe sinto a textura :)
    Ficou lindo, aliás, daqui só saem coisas lindas!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. É mesmo gira a forma.. e tu és tão Francesa, adoro isso tu sabes :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita...
Comentários, dúvidas ou sugestões são sempre bem vindos!