domingo, 16 de dezembro de 2018

Macarons de chocolate branco e castanha e a edição limitada "Um Sabor a Paris" da Nespresso // Chestnut & white chocolate macarons



Sou uma fã assumida de café, não passo sem o meu expresso logo pela manhã, é o meu botão On.

E hoje venho-vos apresentar a  coleção  Festive "Um Sabor a Paris" da Nespresso, uma edição limitada para este Natal, inspirada pela pastelaria parisiense com três variedades, o Paris Black um café puro e intenso que combina aromas de cereais e frutos secos com notas amadeiradas e a especiarias, o Paris Praliné com um aroma a avelãs tostadas e caramelo, que faz lembrar uma sobremesa de praliné e o Paris Macaron, uma combinação de notas de cereais e um sabor subtil e adocicado a amêndoa, inspirado no célebre macaron francês.  Fiquei completamente rendida e tenho muita pena de ser uma edição limitada. O aroma que se espalha na casa é simplesmente maravilhoso.

Para acompanhar estes deliciosos cafés, trago-vos uns macarons também festivos de castanha e chocolate branco, que são absolutamente irresistíveis. Já tinha saudades de os fazer e pensei neste sabor que é perfeito para esta quadra. Vestidos em tons de dourado para embelezar a vossa mesa de Natal, ou mesmo para oferecer a alguém especial.






{Scroll down to english version}


MACARONS DE CHOCOLATE BRANCO E CASTANHA

Macarons
Para cerca de 25 macarons Ø3cm (50 conchas)

100g de amêndoa moída
100g de açúcar em pó (icing sugar)
80g de claras de ovos, separadas, à temperatura ambiente (aprox. 2)
1 pitada de cremor tártaro
100g de açúcar branco, fino
2 c. (chá) de cacau em pó (para dar cor)
Pó dourado da Vahiné, para decorar

Ganache de castanha
160g de chocolate branco
200g de creme de castanha



GANACHE
Derreter o chocolate branco em banho-maria. Juntar o creme de castanha e misturar bem até obter um creme homogéneo. Tapar com película aderente e reservar no frigorífico de preferência a noite toda ou até ficar firme.

MACARONS
Num robot de cozinha juntar o açúcar em pó, o cacau e a farinha de amêndoa e pulverizar uns segundos. Peneirar esta mistura e reservar.
Pesar as claras. Aconselham a utilizar claras envelhecidas, isto é, separadas das gemas e guardadas no frigorífico uns 4 ou 5 dias antes da confecção. Costumo congelar claras e quando necessito descongelo 2 ou 3 dias antes e reservo-as no frigorífico.
Colocar as claras numa taça e começar a bater na vel. média. Quando começar a formar espuma juntar uma pitada de cremor tártaro, que ajudará a estabilizar as claras. Assim que se formarem bicos de papagaio,  juntar o açúcar aos poucos e continuar a bater na velocidade máxima até já não sentir o açúcar (ao esfregar um pouco com os dedos).
Incorporar a mistura de amêndoa no merengue e envolver delicadamente, com a ajuda de uma espátula de silicone, fazendo movimentos de baixo para cima, de forma a não partir as claras e não perder muito ar, até obter um crème homogéneo e brilhante.
Preparar um saco de pasteleiro com uma boquilha redonda com cerca de 1cm de diâmetro. Para facilitar e para que as conchas fiquem regulares e redondas, desenhar uns círculos espaçados com a ajuda de uma tampa de 3cm e colocar por baixo do papel vegetal, em cima de um tabuleiro de forno. Com o saco pasteleiro perpendicular ao tabuleiro, apontar o bico no centro do círculo e pressionar até preencher o círculo. (desta maneira sairão redondas salvo se a massa estiver demasiado fluída, neste caso tenderá a expandir-se). Provavelmente formar-se-á um pequeno bico que desaparecerá em segundos. Ao terminar, bater com o tabuleiro na bancada duas ou três vezes para ficarem lisos.
Deixar repousar cerca de 1 hora num local seco, se possível noutra divisão da casa sem humidade por perto. Se preferir poderá deixá-los a secar dentro do forno morno. É muito importante deixar repousar, visto que durante esse tempo se formará uma capa seca ao toque e ajudará a formar a característica crostinha na base do macaron durante a cozedura.
Entretanto pré-aquecer o forno a 150ºC meia hora antes. Tocar os macarons e verificar se a superfície já não cola. Retirar a minuta com cuidado. Colocar o tabuleiro no meio do forno a 140ºC e ao fim de 3 a 4 minutos, abrir ligeiramente a porta do forno e entalar uma colher de pau. A partir deste momento irá de formar o pé do macaron. Cozer cerca de 15 a 20 minutos. A partir dos 14 minutos tentar levantar um macaron para ver se ainda está mole ou se está quase. Este processo depende muito do forno de cada um*. Não deverá deixar dourar os macarons, estes deverão formar uma concha lisa e firme ao toque, o interior deverá ficar macio e húmido e a base lisa e seca.
Retirar do forno, deixar arrefecer um instante antes de descolá-los. Com o dedo pressionar a base de cada concha delicadamente para formar uma covinha, desta forma serão mais fáceis de rechear. Poderá guardar numa caixa hermética se não os rechear no próprio dia. Com a ajuda do saco pasteleiro, rechear cada concha com a ganache e tapar com a outra concha, pressionando delicadamente.
Conservam-se numa caixa hermética no frigorífico. Deverão ser consumidos, de preferência após 24h, à temperatura ambiente.
*A temperatura do forno é a parte mais complicada, e depende muito de cada forno. Recomendo uma temperatura mais baixa (130º a 140ºC) para macarons de cor clara, e uma temperatura mais alta para macarons de cor escura (150ºC). O ideal será ir testando várias vezes e anotar os resultados até acertar a temperatura e o tempo ideal. O mais importante é não desistir!

                                        
                                                                         {Recipe in English}


WHITE CHOCOLATE & CHESTNUT MACARONS

Macarons
For about 25 macarons or 50 shells

100gr almond flour
100gr powdered sugar
2 tsp natural cocoa powder
2 large egg whites (80gr), at room temperature
¼ teaspoon cream of tartar
100gr sugar
Edible golden powder, to decorate

Chestnut ganache
160gr white chocolate
200g chesnut cream (spread)


GANACHE 
First prepare the ganache filling. Heat the white chocolate in the microwave for a minute until melted. Stir in chesnut cream. Cool the ganache in the fridge to thicken.

MACARONS
In a medium bowl, sift together almond flour, powdered sugar and cocoa powder twice. Set aside.
In a large mixing bowl with whisk attachment, beat the egg whites on medium speed until foamy. Add cream of tartar and continue to beat. Slowly add sugar one tablespoon at a time. Increase the speed to medium high and beat until hard peaks form.

Sift the almond flour mixture over the whipped egg whites. Gently fold the mixture running the spatula clockwise from the bottom, up around the sides and cut the batter in half. The batter will look very thick at first, but it will get thinner as you fold. If it holds its form, it is under mixed. Be careful not to over mix it though.

ASSEMBLY
Transfer the batter into a pastry bag with a round tip. 
Pipe out 3cm rounds about an inch apart on two baking sheets lined with parchment paper. You should get about 50 shells. Tap the baking sheets firmly on the counter a few times to get rid of any air bubbles. 
Let the macarons rest and dry for 1 hour. To see if it’s ready to be baked, lightly touch it. If the batter doesn’t stick to your finger, then it’s ready. 
Preheat the oven to 300°F (150°C).
Bake the macarons for 18-20 minutes. To check the doneness, remove one macaron. If the bottom does not stick, they are done.
Transfer to wire rack to cool for 15 minutes, and then remove from the baking sheets.
Transfer the ganache filling into a pastry bag and fill the macarons.
Store the filled macarons in airtight container in the fridge for up to 5 days. You can also freeze the filled macarons in airtight container for up to 5 months.

 

6 comentários :

  1. O que eu não dava para provar agora um,...as fotos estão lindas,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar Mary :)
      Obrigada e Festas Felizes ♥
      Bjinhoos

      Eliminar
  2. Juro ! Que nem é pela comida que venho cá.. é mais.. é pela arte, poesia, beleza. Parabéns ! Boas festas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh que palavras tão doces! Fico de coração cheio ♥
      Muito obrigada e votos de umas Festas Felizes!
      Um grande beijinho

      Eliminar

Obrigada pela visita...
Comentários, dúvidas ou sugestões são sempre bem vindos!