sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Gâteau de riz au caramel // Caramel rice pudding flan




Hoje trago-vos uma sobremesa que me traz doces memórias da minha infância. É um clássico francês, uma espécie de pudim de arroz de baunilha com caramelo e posso-vos garantir que é
maravilhoso. Na altura a minha mãe repetia-a vezes sem conta e além da versão caseira, também havia uma de compra altamente viciante, conhecida por Yabon, uma marca que existe desde 1950. O ano passado, quando fui a Paris cheguei a comprar mas pareceu-me que o sabor já não era o mesmo de antigamente, apesar de a marca ainda existir. São memórias que ficam para sempre. É impressionante como os sabores perduram ao longo do anos, consigo me lembrar como se fosse hoje. Há dias deu-me uma vontade súbita de comer esta sobremesa e lá fui fazer para matar a saudade.

Se como eu, são amantes de arroz doce, aconselho-vos a experimentar esta iguaria e se possível usem mesmo vagem de baunilha na confecção do arroz, fará toda a diferença. Costumo usar sempre arroz especial para sobremesas que tem um grão mais arredondado, costuma haver  nas grandes superfícies. Se não encontrarem, em alternativa podem usar arroz arbório (próprio para risotto) que é o mais semelhante.  Quanto à forma do bolo, podem usar a que quiserem, uma forma de pudim com buraco ou uma simples redonda, porque com o caramelo desenforma lindamente.










{Scroll down to english version}


GÂTEAU DE RIZ AU CARAMEL 

1L de leite gordo
150g de arroz p/ sobremesa
150g de açúcar
40g de manteiga
1 vagem de baunilha
1 casca de limão
1 boa pitada de flor de sal
3 ovos

Caramelo
100g de açúcar
20g de água


CARAMELO
Levar ao lume o açúcar num tachinho de fundo espesso com uma colher de sopa de água (pode colocar umas gotas de sumo de limão para o açúcar não cristalizar).
Deixar derreter sem mexer até obter um caramelo de cor clara.
Verter o caramelo numa forma de 20cm e espalhá-lo bem nas laterais.

ARROZ DOCE
Escaldar o arroz em água a ferver, cerca de 5 minutos. Passar por água fria e escorrer.
Entretanto, colocar o leite ao lume com o açúcar, o sal, a vagem de baunilha raspada e a casca de limão. Quando estiver bem quente, juntar o arroz escorrido, metade da manteiga e cozinhar cerca de 45 minutos, mexendo frequentemente.
Bater os ovos com um garfo e temperar com um pouco do leite quente. Cerca de 5 minutos antes do fim, juntar a restante manteiga e os ovos batido e deixar cozinhar uns minutos até engrossar. Retirar a vagem de baunilha e a casca de limão.
Pré-aquecer o forno a 170ºC. Despejar o arroz na forma, de seguida colocá-la no tabuleiro e encher o mesmo com água bem quente, até ao meio da forma. Levar ao forno cerca de 45 minutos, até ficar dourado por cima.  Deixar arrefecer dentro do tabuleiro com água. Reservar no frigorífico durante uma noite e desenformar num prato de serviço.




{Recipe in English}



CARAMEL RICE PUDDING FLAN

1L whole milk
150g round rice
150g sugar
40g butter
1 vanilla pod, scrapped
1 stripe lemon peel
1 pinch of flaked salt
3 eggs, beaten

Caramel
100 sugar
20g water



CARAMEL
Put the sugar in the saucepan and place it over a medium heat. When the sugar begins to melt and turn into liquid all around the edges. This will take 4 to 6 minutes, and you need to just leave it be until is amber in color, forming a caramel. Carefully pour the caramel in a 20cm pan, distributing it so that it covers the bottom and sides of the molds. Let cool completely.


RICE PUDDING
Pour the rice with enough water in a medium-sized pot. Let cook over medium heat until about 5 minutes. Then wash with cold water and strain.
In a saucepan, combine milk, sugar, salt, 20g butter, vanilla bean scraped and lemon peel. Cook over medium heat and when it starts to boil, add the rice and cook for about 45 minutes, stirring constantly. 5 minutes before the end, stir in remaining butter and beaten eggs and cook 5 min. more, stirring constantly, until creamy and thick. Remove from heat and remove lemon peel and vanilla bean.
Preheat the oven to 170ºC. Pour the rice pudding into the pan and cook for 40 min in a Bain Marie, until golden. Let cool inside the water bath, then chill for 1 night.


2 comentários :

  1. É um doce que também pertence às minhas memórias de infância, também em França, mas a versão que a minha mãe fazia levava passas de uva. Uma delícia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a minha mãe também punha passas mas eu como não gostava nada, tirava-as :P
      Obrigada.
      Bjinho

      Eliminar

Obrigada pela visita...
Comentários, dúvidas ou sugestões são sempre bem vindos!