segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Tiramisu vegan // Raw tiramisu


O mês de agosto trouxe uma pausa para férias e uma escapadela até Paris para fugir um pouco da loucura do Algarve nesta altura e poder desfrutar do bom tempo nas ruas da cidade luz. As temperaturas estavam perfeitas, nem frio nem muito calor e as esplanadas estavam cheias e animadas até perto da meia-noite. É a altura perfeita para passear por lá, fazer longas caminhadas ao
longo do Sena a contemplar um lindo pôr do sol através das pontes inigualáveis, com uma leve brisa a soprar no rosto. Soube-me mesmo bem... Só tive pena que algumas das pâtisseries que tinha assinalado estarem fechadas nesta altura. Um bom motivo para voltar em breve :)

Esta receita que vos trago é uma espécie de tiramisu vegetal, a minha versão inspirada no livro Raw Cake. Adaptei a minha receita base dos cheesecakes vegan desta vez com os sabores do tiramisu. A base é uma mistura de nozes, aveia e tâmaras embebidas em café e rum coberta com duas camadas de creme de baunilha intercaladas com uma generosa camada de creme de café e cacau cru. É divino, os sabores nos dias seguintes ficam mais apurados e ainda melhores por isso recomendo que o façam com um ou dois dias de antecedência. Em alternativa ao café expresso, podem usar ou licor de café ou aroma de café. Os cajus são realmente muito versáteis, combinam com todos os sabores. A cremosidade que conferem é única e estou cada vez mais rendida a este tipo de sobremesa.





{Scroll down to english version}


TIRAMISU VEGAN
{sem açúcar, sem ovos, sem lactose, sem glúten e sem forno}

Base
150g de nozes (ou mistura de frutos secos, usei aveia)
150g de tâmaras (demolhadas em café quente (ou chicória) c/ rum)
1 c. chá de cacau cru em pó (ou farinha de alfarroba)
1 boa pitada de sal marinho
1c. (café) de extracto de amêndoa ou baunilha

Recheio
350g de caju (cru, sem sal)
1 vagem de baunilha raspada (ou 2 c. chá de pasta ou extracto de baunilha)
1 lata (400ml) de leite de coco*, bem fria
100ml de óleo de coco
150ml de xarope de ágave**(ou ácer ou outro adoçante natural)
1 boa pitada de sal marinho
1 café expresso curto (ou licor de café q.b.)
1 c. (sopa) de cacau cru em pó (ou farinha de alfarroba)


Na véspera colocar os cajus numa taça e cobrir com água. O ideal será deixar de molho durante uma noite (ou 6h no mínimo). Uns minutos antes de preparar a receita, escorrer muito bem os cajus.

BASE
Preparar uma taça café ou chicória quente, juntar um pouco de rum se gostar e demolhar as tâmaras cerca de 15 min. Drenar e reservar.
Forrar a base e lateral de uma forma de preferência quadrada (aprox. 18/20cm) com papel vegetal, deixando as abas altas para conseguir desenformar.
Num processador de alimentos, triturar todos os ingredientes até obter uma mistura moldável.
Espalhar a mistura no fundo da forma pressionando com a ajuda de um copo e alisar com as costas de uma colher. Reservar no frigorífico.

RECHEIO
Caso o óleo de coco esteja sólido, coloque o frasco em numa taça com água quente (em banho-maria) até ficar líquido.
Abrir a lata de leite de coco (que deverá estar bem fria), escorrer a água para um copo e reservar a parte sólida (creme) numa taça.
No processador de alimentos os cajus, o creme de coco, o óleo de coco, o adoçante, a baunilha, o sal e triturar tudo na velocidade máxima até obter um creme liso. Juntar parte da água de coco reservada se necessário. Provar e adicionar adoçante caso ache necessário.
Transferir metade do creme obtido para uma taça e reservar.
Adicionar ao creme restante o café e o cacau em pó e triturar mais uns segundos até ficar homogéneo. Provar e se necessário adicionar mais adoçante.
Colocar uma parte do creme de baunilha por cima da base e levar uns minutos ao congelador. Ficará logo firme. Depois colocar outra camada mas desta vez com o creme de café, levar ao congelador. Por fim colocar a última camada de creme de baunilha.
Levar ao congelador até ficar sólido.
Retirar do congelador 20 a 30 minutos antes de servir. Para cortar em rêtangulos, molhar uma faca em água quente e cortar assim que retirar do congelador. Decorar com cacau em pó.


NOTAS:

*Escolher uma lata de leite coco com maior teor de gordura (ver o rótulo).
**O xarope de ágave ou xarope de ácer e o óleo de coco podem encontrar em lojas dietéticas, de produtos naturais ou nos hipermercados (Jumbo por ex.). Podem usar mel ou o adoçante que preferirem, quanto às quantidades certas, o melhor será provar o creme e ajustar ao v/ gosto.
Os frutos secos para a base podem ser nozes, amêndoas, avelãs, etc. As tâmaras também podem ser usadas para adoçar.
A passagem pelo congelador é essencial para ficar sólido e consistente e para desenformar na perfeição. Convém retirar uns minutos antes de servir para ficar mais cremoso. Não se preocupem que ele manterá a forma mesmo à temperatura ambiente. Depois conservar no frigorífico.



{Recipe in english}



RAW TIRAMISU

Crust
150g walnuts (or others nuts, oat..)
150g dates (soaked in hot coffee with rum)
1 tsp raw cocoa powder
1 pinch of sea salt
1 tsp vanilla paste (or extract)

Vanilla Filling
350g raw cashews, soaked in cool water
2 tsp vanilla paste 
1 can (400ml) full fat coconut milk, chilled (only firm cream)
100ml coconut oil
150ml maple syrup (or agave)
Pinch of sea salt

Coffee filling
50ml strong cup espresso coffee (or coffee liqueur)
1 tbsp raw cocoa powder


CRUST
In a food processor, blend the nuts with cocoa and salt. Then add the dates (drained), vanilla and blend until crumbly. Press the mixture into the bottom of a 20cm square platic wrap lined cake tin Cover tightly and put into freezer to set while you make the cream layer.

FILLING
Throw vanilla filling ingredients into your into a food processor and blend for about 3 minutes, until it forms a dough like consistency, adding a tablespoon of coconut milk or fresh water as needed.
Remove half of the mix and put aside.
Add the espresso and cocoa powder to the remaining mix and blend together.
Spread 1/3 vanilla filling over the bottom layer and freeze for 5 mins.
Then spread the coffee filling over the vanilla layer and freeze again.
Finally spread the remaining vanilla filling on the top.
Cover and put into freezer to set.
When ready to serve, gently take the tiramisu out of the pan, dust with cacao powder, and slice into squares with a sharp knife.
 

6 comentários :

  1. Simplesmente fantástico, adoraria provar...
    As fotos lindas como sempre.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Que belas fotos,....deu água na boca,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita...
Comentários, dúvidas ou sugestões são sempre bem vindos!