Crème caramel au café // Coffee creme caramel


O Outono já se instalou. Por aqui, alternam-se dias mais frescos e chuvosos com dias de verão. Por um lado é bom porque nesta altura é mais reconfortante preparar um bolo ou uma sobremesa, passamos mais tempo em casa e aperta a vontade de cozinhar e de experimentar tudo. Passo horas a escolher receitas ou a inspirar-me mergulhada nos meus livros preferidos, revistas antigas ou simplesmente com o tablet a viajar pelo Pinterest, acompanhada de uma taça de café. Sabe mesmo bem. Apetece fazer tudo. Depois vêm os momentos de indecisão. Fico sempre indecisa entre duas receitas. Até que acabo por me decidir.

Crème caramel ou pudim como preferirem chamar-lhe, é daquelas sobremesas que gosto desde pequena. A consistência, a textura, a forma e o sabor fascinam-me. Simplesmente não resisto. Tinha uma forma bem antiga que encontrei numa das minhas idas à feira das velharias por usar e pensei em dar-lhe "forma" com este magnífico pudim de café. É uma receita clássica e neste caso o toque do café faz toda a diferença, caso sejam amantes como eu.














{scroll down to english version}

CRÈME CARAMEL AU CAFÉ

CARAMELO
100g de açúcar
1 c. sopa de água

PUDIM
3 ovos
3 gemas
397ml de leite condensado (1 lata)
1 ½ lata de leite (usei a lata como medida)
1 vagem de baunilha, raspada (ou 1 colher chá de extracto)
1 c. sopa de café expresso solúvel (tipo Nescafé)


Preparar uma forma c/ cerca de 20 a 22cm, de preferência de buraco. (Usei uma forma de buraco c/ 20cm, apliquei um pouco de spray desmoldante e limpei o excesso com papel de cozinha). Preparar um tabuleiro ou forma com água para o banho-maria.
Levar ao lume o açúcar numa panelinha de fundo espesso com uma colher de sopa de água (pode acrescentar umas gotas de sumo de limão para o açúcar não cristalizar). Deixar derreter sem mexer até obter um caramelo de cor clara.
Verter o caramelo na forma e espalhar um pouco à volta.
Dissolver o café com um pouco de água quente a ferver e reservar.
De seguida, bater os ingredientes do pudim no liquidificador ou robot de cozinha (ou com a vara de arames). Verter muito delicadamente a mistura do pudim usando uma colher ou espátula para diminuir o impacto.
Colocar no forno pré-aquecido a 180ºC, em banho-maria, durante 45 a 60 minutos. Testar com um palito que sairá quase seco. Deixar arrefecer na forma e reservar uma noite no frigorífico (dentro da forma). Passar ponta de uma faca entre a forma e o pudim para ajudar a descolar. Antes de desenformar mergulhar a forma em água a ferver, de forma a derreter o caramelo e desenformar num prato.



{In english}


COFFEE CRÈME CARAMEL

CARAMEL
100g sugar
1 tbsp water

CREME CARAMEL
3 eggs
3 yolks
395g canned sweetened condensed milk
1 ½ can milk (I used the milk condensed can to mesure)
1 vanilla pod
1 tbsp instant espresso coffee granules
50ml boiling water
  

Stir the sugar and the water in a small saucepan over a medium-low heat without boiling until the sugar dissolves. Bring to a boil and boil, without stirring, brushing down the side of the pan occasionally with a wet pastry brush to remove any undissolved sugar crystals, or until mixture turns a golden caramel. Immediately pour into a 20cm (8-inch) round cake tin and cool.
Preheat oven to 160°C.
Meanwhile, stir the coffee granules and extra boiling water in a small cup until the coffee dissolves and cool. Place the coffee mixture in a large bowl and whisk in the egg yolks, then the sweetened condensed milk and milk until smooth.
Pour the milk mixture over the caramel in the cake tin. Place cake tin in a roasting pan and add enough boiling water to come one-third of the way up side of the cake tin.
Bake for 60 mins or until mixture is just set. Remove the cake tin from the water and cool to room temperature. Cover and refrigerate overnight.
Carefully run a knife around the inside of the pan to loosen the custard from the side of the pan, then turn it out onto a plate with a rim.

7 comentários :

  1. Costumo fazer uma versão com caramelo de café que é de ir ao céu e voltar!!
    https://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caramelo de café nunca experimentei, deve ser muito bom :)
      Obrigada ♥
      Bjinho

      Eliminar
  2. Ficou perfeito, a textura está fenomenal!

    http://maisdocequesalgado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Lindo e delicioso certamente!
    Beijinhos e bom fim-de-semana,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  4. Adoro pudins e adoro café.
    Levo comigo para fazer no próximo fim-de-semana. Depois conto-te como ficou e o que os meus rapazes acharam.

    Beijinhos e bom domingo,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/10/macarrao-de-abobora-e-grao.html

    ResponderEliminar
  5. Sempre tudo tão bonito aqui :)
    E ficou perfeito nas loiças da Belén, são mesmo lindas.
    Um beijinho sweetie.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita...
Comentários, dúvidas ou sugestões são sempre bem vindos!