Cheesecake cru de pistácio, morango e rosa // Raw pistachio, strawberry rose cheesecake


Fascinam-me as flores especialmente as rosas, a primavera, os tons rosa e verde da natureza e os bolos a condizer.  Nesta estação do ano, a minha preferida, a inspiração é bem maior e surgem-me imensas ideias ao mesmo tempo. Ideias de cores e sabores, de cenários, de receitas novas. Vou tomando nota para não me esquecer. Os campos repletos de flores, o perfume da madressilva no jardim de casa, o aroma da flor da laranjeira que vem da horta e a brisa suave do bom tempo deixam-me completamente extasiada. 
Hoje trago uma sobremesa perfeita para dias assim. Deliciosa, natural, crua e fresca. Sem forno, de fácil preparação, infalível só com ingredientes saudáveis. Já não é a primeira, nem a segunda aqui no  blog mas como é absolutamente divina, repito-a vezes sem conta com outras cores e sabores e partilho-a convosco. 
Uma perfeita substituição (e na minha opinião melhor) do tradicional cheesecake. A base crocante é de pistácio e o recheio é de morango e rosa, uma combinação dos deuses. O caju e o coco servem para dar consistência, não se sente o sabor e o limão confere-lhe aquele toque característico do cheesecake. A textura essa, é das melhores!




{Scroll down to english version}

CHEESECAKE CRU DE PISTÁCIO, MORANGO E ROSA
{sem açúcar, sem ovos, sem lactose, sem glúten e sem forno}

(Para uma forma de 16cm)

Base crocante
50g de pistácios, s/ casca (salgados)
50g de amêndoa moída (ou outro fruto seco)
20g de de coco ralado
1 pitada de sal
1c. (café) de extracto de amêndoa
1 c. (sopa) de xarope de ágave (ou outro adoçante)
1 c. (sopa) de óleo de coco

Recheio
200g de caju (cru)
Sumo de 1 limão
1 vagem de baunilha (ou extracto)
120ml de óleo de coco
100g de creme de coco*
150g de xarope de ágave (ou outro adoçante)
1 pitada de sal
1 c. (sopa) de água de rosa (ou gota de óleo essencial)
125g de morangos


Na véspera colocar os cajus numa taça e cobrir com água. O ideal será deixar de molho durante uma noite (ou 6h no mínimo). Uns minutos antes de preparar a receita, escorrer muito bem os cajus.

BASE
Forrar a base e lateral de uma forma c/fundo amovível (aprox. 16cm) com papel vegetal. Num processador de alimentos, triturar grosseiramente os frutos secos com o sal e o extracto de baunilha. Juntar o xarope de ágave e o óleo de coco e misturar bem até conseguir moldar. Espalhar a mistura no fundo da forma pressionando com a ajuda de um copo para alisar. Reservar no frigorífico.

RECHEIO
Caso o óleo de coco esteja sólido, coloque-o em banho-maria até ficar líquido.
No processador de alimentos colocar os cajus, o sumo e raspas de limão, as sementes de baunilha, 100ml de óleo de coco, o de creme de coco, o xarope de ágave, a água de rosa e o sal. Triturar na velocidade máxima até obter um creme liso.
Juntar metade dos morangos e triturar até ficar homogéneo. Deitar 2/3 do creme na forma, alisar e reservar no congelador uns minutos. Entretanto adicionar os morangos ao creme restante + 20ml de óleo de coco e triturar novamente até obter um creme homogéneo.
Provar e se necessário adicionar mais adoçante.
Espalhar delicadamente o restante creme na forma, alisar e levar ao congelador até solidificar. Retirar do congelador 20 minutos antes de servir.


NOTAS
* Em alguns hipermercados existem umas garrafinhas ou latas de creme de coco, costumam estar na secção de alimentos indianos. Caso não encontrem podem usar a parte sólida de uma lata de leite de coco refrigerada.
O xarope de ágave e o óleo de coco podem encontrar em lojas dietéticas, de produtos naturais ou nos hipermercados. Os frutos secos para a base podem ser nozes, amêndoas, avelãs, etc.  Podem usar o adoçante que preferirem, quanto às quantidades certas, o melhor será provar o creme e ajustar ao v/ gosto.


{English version} 

RAW PISTACHIO, STRAWBERRY & ROSE CHEESECAKE

Base
50g pistachios
50g almond meal
20g shredded coconut
Pinch of salt
1/2 tsp almond extract
1 tbsp agave syrup
1 tbsp coconut oil

Filling
200g de cashews
Juice of 1 lemon
1 tsp vanilla paste
120ml coconut oil
100g de coconut cream
150g agave syrup
Pinch of salt
1 tbsp rose water
125g strawberries


BASE
Process the nuts with saltand vanilla in a food processor until crumbly. Add agave and coconut oil and process just to combine. Press the mixture into the springform pan. Place in the freezer.

FILLING
Make sure all ingredients are at room temperature. Process cashews with lemon juice, vanilla, 100ml of coconut oil, coconut cream, agave, salt and rosewater, in a high power blender. Once the filling is smooth add 60g of strawberries and mix. Transfer 2/3 of this filling into the prepared springform pan, leaving a 1/3 of the mixture in the blender. Add the remaining strawberries and coconut oil (20ml) and blend one more time until smooth. Taste and if necessary add more agave syrup. Pour this mixture over the first mixture in the pan. Place the cake in the freezer to set for 6 hours or overnight. When ready to eat, pop cake out of the pan, thaw it out on the counter for a few minutes and serve.

24 comentários :

  1. Muito obrigada pela partilha, parece mesmo delicioso!!! Apenas uma questão: nos últimos posts já não apresenta a adaptação da receita para a Bimby... Se pudesse recuperar era uma grande ajuda!!! Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana :)
      É verdade, já não coloco adaptação à Bimby, visto que agora são muitos os robots de cozinha e para mim já não faz sentido visto que só uso a Bimby nalgumas etapas e quando é o caso refiro-me a "processador de alimentos" ou "triturar" no geral. Não sei se reparou mas esta receita é extremamente fácil, basta só misturar. Caso tenha alguma dúvida, estou aqui.
      Obrigada ♥
      Um beijinho

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela sua gentil resposta, e sua uma vez Parabéns pelo seu blog!! Beijinhos

      Eliminar
  2. É um regalo passar por aqui. Obrigada!
    Beijinho

    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. wuau ficou mesmo mt bonito e eu sou fan de pistaches humm parabens bjs boa semana

    ResponderEliminar
  4. Parece deliciosa!!! Deu-me água na boca, obrigada por dividir conosco.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Uau!!!!!
    Este cheesecake está com um aspecto divino.
    Adoro pistachios, esta combinação deve ser mesmo perfeita.
    As fotos como sempre, deixam-me fascinada.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuela :)
      Muito obrigada pelas palavras doces ♥
      Um beijinho

      Eliminar
  6. Apesar de todas as estações do ano terem um encanto especial também é a primavera que mais fascina. É todo um renascer, tudo ganha vida e cor, mais luz, mais calor o que nos deixa mais inspirados e felizes. Se bem que este ano a primevera meteu férias para parte incerta (tu não sentiste, pois vives num cantinho de céu), esperemos que o verão faça jus à sua presença.
    Que dizer desse cheesecake?! Maravilhoso e deixa-me a aqui a suspirar por uma fatia fresquinha. Adoro estes teus cheesecakes e ainda não me aventurei a experimentá-los, mas as cores e a textura são muito tentadoras. :)
    Um beijinho Patrícia e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui sentiu-se também mas não tanto como aí :)
      Os teus comentários deixam-me sempre sem palavras Sweet Célio :)
      Obrigada pelo carinho.
      Bjinho ♥

      Eliminar
  7. Ficou lindo, lindo e super apetecível.
    Mnham...
    Beijinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. A primavera é tão bonita, e eu podia perder-me por aqui.
    Adoro tudo, um cheesecake que conta como é a primavera, que nos conta como os dias podem ser doces e lindos. Perfeito!
    Um beijinho sweetie.

    ResponderEliminar
  9. Querida Pierre Hermé do Sul,
    Nunca fiz raw cheesecakes, ams sempre que fazes um, fico a babar...
    amo tudo, desde os sabores, às fotos lindas e deixas-me sempre a sonhar com flores, Primaveras e jardins encantados.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  10. Trabalhos maravilhosos!
    Parabéns!!

    Joanne

    ResponderEliminar
  11. Tem um aspecto fantástico e fiquei com vontade de experimentar. Mas, nas notas diz:"As tâmaras são essenciais, servem para amaciar e adoçar".Já li e reli a receita e não encontro referência a tâmaras. A receita leva tâmaras? Se sim, onde entram?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Eduarda :)
      Esta receita não leva tâmaras, copiei as notas de outra receita e esqueci-me de eliminar essa frase mas já retifiquei. Obrigada pelo reparo.
      Quanto ao cheesecake, experimente que é maravilhoso ♥
      Obrigada.
      Bjinho

      Eliminar
  12. Olá! Onde se consegue comprar a água de rosas para uso culinário? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Diana, em lojas gourmet como a do Corte Inglés, nas lojas de prod. alimentares indianas, lojas prod. naturais...etc. Poderá usar óleo essencial de rosa em vez da água mas como é mais forte, deverá colocar apenas uma gota.
      Pode comprar online aqui (a loja física é em Lisboa) --> http://www.ayur.com.pt/produtos-de-beleza/2984-agua-de-rosas-ayuuri-.html)
      Espero ter ajudado.
      Um bjinho

      Eliminar

Obrigada pela visita...
Comentários, dúvidas ou sugestões são sempre bem vindos!