Croissants aux amandes / Croissants de amêndoa



A receita de hoje é bem simples e deliciosa. Perfeita para reaproveitar croissants de massa folhada do dia anterior. Preparam-se num instante e garanto que surpreenderão num lanche com família ou amigos, acompanhados de um belo chá ou café.  São de longe melhores do que os servidos nas pastelarias.  
Ficam bem húmidos, macios e o recheio é sublime (sou suspeita pois adoro amêndoa), usei o da Galette des Rois. É um receita pecaminosa mas podemos sempre dividir um croissant com alguém e ter um prazer de vez em quando. Cá em casa, doces só caseiros e ao fim de semana. Este ano decidi trazer mais receitas saudáveis para o blog, esta não é uma delas mas haverão mais.





CROISSANTS AUX AMANDES

6 croissants de massa folhada  (se tiverem 1 ou 2 dias, melhor)
100g de amêndoa moída
100g de manteiga, à temperatura ambiente
80g de açúcar amarelo
2 ovos
1 colher (café) de extracto de amêndoa
Amêndoa laminada + açúcar em pó

Calda
250ml de água
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de rum (opcional)



Levar ao lume, a água com o açúcar e deixar ferver 1 minuto. Retirar do lume, juntar o rum e reservar. Forrar um tabuleiro com papel vegetal.

Tradicional
Num recipiente, bater a manteiga com a amêndoa moída, o açúcar até obter um creme homogéneo. Juntar os ovos, um a um e misturar bem entre cada adição. Juntar o extrato de amêndoa e misturar novamente.

Thermomix-Bimby
Pulverizar uns segundos o açúcar e a amêndoa na vel. máxima. Juntar a manteiga e misturar 1 min./Vel.3. Juntar os ovos, um a um e misturar na vel. 3 – 4, até ficarem bem integrados. Por fim juntar o extracto de amêndoa e misturar novamente.

Colocar a calda num prato fundo. Molhar o croissant completamente dentro da calda várias vezes para ficar bem húmido. Cortar cada croissant ao meio (mas não completamente). Espalhar uma colher de sopa bem cheia numa das metades. Espalhar creme no topo e polvilhar com amêndoa laminada. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC,  cerca de 15 a 20 minutos, até o creme prender e as amêndoas ficarem douradas.





11 comentários :

  1. Patrícia, não resisto a comentar esta receita!
    Raramente como um bolo de pastelaria, mas quando como é sem dúvida um croissant de amêndoas.Desloco-me ao outro lado de lisboa se me dizem que lá "são os melhores"!
    Fiquei completamente encantada com os teus: o tipo exactamente como eu gosto! Acredites ou não, babei a olhar para as fotos, e olha que comigo isso é difícil! Já levo a receita comigo porque adorei não que testar eu a fazer os croissants (haja paciência. Vou escolher uns bons para fazer esta receita. Obrigado
    bjinhos
    Sara

    ResponderEliminar
  2. Uau, ficaram fantásticos! Não costume comprar croissants (simples) mas vou experimentar um dia destes :) Fiquei com água na boca :P Bjinho e bom fds!

    ResponderEliminar
  3. Que sugestão maravilhosa minha doce Pierre Hermé!!
    Um beijinho é bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
  4. Venham mais receitas pecaminosas. Está tudo a ficar viciado na comida saudável, já que é para fazer bolos que sejam bem gulosos! ;)

    Bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  5. Devem ser divinais!
    Beijinho
    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. O que eu adoro croissants!
    Lembrei-me dos tempos em que morava em, Lisboa e todas as semanas comia croissants quentinhos e bem doces, que gula me despertaste :)
    Devem ser tão bons os teus, e melhor ainda partilhados.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Olá Patrícia :)
    Muito boa sugestão, e os doces pecaminosos se forem caseiros, são um mal menor...
    Linda postagem.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  8. Que coisa mais boa Patrícia! Esta receita está de babar, impossível ficar indiferente a tanta doçura. Eu adoro croissants de massa folhada, ando há imenso tempo para experimentar uma receita tua que tenho marcada de croissants de massa folhada. :) E os de amêndoa ainda por cima, que são os melhores. Vou mesmo fazer esta receita, parece-me tão bem. ;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Que croissants mesmo gulosos, óptima sugestão, adorei :)

    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  10. Quanto tempo não aparecia por aqui!!! Que saudade de ver suas postagens! O blog está tão lindo! Que saudade de você!! Beijos

    ResponderEliminar
  11. UIIIII conheço-os tão bem e se tu me dizes que são melhores do que os de compra, ai jesus! Tomara eu ter tempo livre para a cozinha, ai Marmitinho nunca mais cresces :) kiss

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita...
Comentários, dúvidas ou sugestões são sempre bem vindos!