Bolo tiramisu



Esta semana trago um bolo especial que fiz para o aniversário da minha irmã. Bolo tiramisu porque é o preferido dela. Baseei-me nesta receita antiga do blog e aproveitei para melhorá-la. Imaginei-o assim num cenário antigo. É um bolo maravilhoso para quem gosta de tiramisu. Um bolo esponja molhado com um xarope de café e Baileys, recheado e coberto com creme de mascarpone de baunilha/café e polvilhado com cacau. Este é daqueles bolos que vou repetir muitas vezes, é daqueles que não pesam e não enjoam. 
Quem não tolera cafeína pode substituir por descafeinado ou aquelas misturas de chicória, com pouca percentagem de café. 





Bolo tiramisu

{Bolo}

  • 6 ovos
  • 240g de açúcar
  • 200g de farinha c/ fermento
  • 40g de Maizena
  • Essência de baunilha q.b.

{Calda}
  • 1 chávena (150ml) de café instantâneo
  • 1 c. (sopa) de açúcar
  • 1 c. (sopa) de rum, Baileys ou licor de café

{Recheio e cobertura}
  • 250g de mascarpone
  • 250g de quark (20%) ou queijo-creme 
  • 200ml de natas p/ bater (35%)
  • 150g de açúcar em pó
  • Essência de baunilha ou de café q.b. 
  • Cacau em pó p/ polvilhar
  • Grãos de café para decorar




BOLO

Untar 3 formas de Ø16cm e forrá-las com papel vegetal (base + lateral). Peneirar as farinhas.

TradicionalBater os ovos com o açúcar e a baunilha durante 12 minutos, até triplicar de volume. Envolver a farinha peneirada delicadamente. 

Thermomix – BimbyPulverizar o açúcar na vel. 9. Posicionar a borboleta no copo. Juntar os ovos e a baunilha e programar 12min/37º/vel.3 e 1/2. Juntar a farinha peneirada e envolver 15 seg/ Vel.2. Se necessário misturar com a espátula até ficar homogéneo.

Dividir a massa pelas 3 formas e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 a 30min. ou até o palito sair seco. Retirar do forno e esperar 10 minutos antes de desenformar. Deixar arrefecer completamente numa grelha. Caso seja para rechear no dia seguinte, envolver cada bolo em película aderente e reservar num local fresco.


CALDA DE CAFÉ

Preparar uma taça de café instantâneo, juntar o licor e deixar arrefecer. Reservar.


CREME DE MASCARPONE

Tradicional: Bater um pouco o mascarpone até ficar macio. Juntar o quark, a essência de baunilha e 100g de açúcar em pó e bater mais um pouco até ficar homogéneo. Bater as natas bem frias, numa taça à parte. Quando ganharem consistência juntar 50g de açúcar em pó e bater até ficarem firmes. Misturar as natas ao mascarpone, envolvendo delicadamente. 

Thermomix-Bimby: Coloque a borboleta, as natas e 50g de açúcar e bata 2min/Vel 3 e 1/2 ou até ficarem firmes. Vigiar para que não passem a manteiga. Retirar e reservar. Juntar o mascarpone, o quark e o restante açúcar e misturar 1min/ Vel.3. Retirar para uma taça e juntar as natas batidas, envolvendo delicadamente. Reservar no frigorífico até servir.


MONTAGEM

Cortar os topos de cada bolo para alisar, caso necessário. Colocar um bolo no prato de serviço, com uma colher espalhar bastante café em toda a superfície do bolo. Espalhar uma boa camada de creme de mascarpone. Colocar outro bolo, molhar abundantemente com café e espalhar outra camada de creme por cima. Por fim molhar a última camada de bolo com café (na face de baixo) e colocar no topo.

Espalhar uma fina camada de creme de mascarpone no topo do bolo e alisar para as extremidades. Barrar as laterais e preencher as zonas entre camadas, alisar com uma espátula, de forma a obter as laterais lisas. Nesta fase o bolo ficará com uma capa fina de creme. Refrigerar (o bolo e o creme restante) meia hora para o bolo ficar firme e estável.

Espalhar mais creme branco nas laterais e no topo e alisar bem com a espátula. Limpar a espátula entre cada passagem. Com um saco pasteleiro com bico em forma de estrela aberta, formar picos em toda a superfície. Levar o bolo ao frigorífico durante uma noite ou pelo menos 6 a 8h. na altura de servir polvilhar com cacau em pó.

NOTAS

Poderá optar por fazer o bolo em 2 formas de Ø20cm. Nesse terá de cortar cada um em 2 metades e assim obter 4 camadas. Deverá aumentar um pouco a quantidade de mascarpone e açúcar.








{Cake stand modelo vintage, branco antigo com renda, disponível por encomenda, em vários Ø}
{Siga as novidades no facebook}



21 comentários :

  1. Absolutamente lindo Patricia! Fiquei encantada e rendida... e ao cake stand também ;)

    ResponderEliminar
  2. Minha nossa...
    Só as imagens dizem tudo!
    Lindíssimo como sempre!
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Mais uma maravilha Patrícia, adorei o bolo e o cenário, tudo tão bonito.
    Para mim tinha de ser com cevada/chicória, mas ia adorar uma fatia na mesma.
    E o cake stand é mesmo lindo :) beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Humm que lindo bolo.
    Deve ter ficado maravilhoso.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/08/almondegas-vegetarianas-estufadas-com.html

    ResponderEliminar
  5. Que imagens espetaculares! Imagino que o sabor esteja mais que à altura :))

    ResponderEliminar
  6. Este já o namoro desde o dia que foi publicado.
    Lindo de morrer e como eu adoro os sabores do tiramisu, ia amar este teu bolo. Quem me dera ser tua irmã e ter bolinhos destes tão lindos e deliciosos sempre à mão de semear... ou pronto, já me contentava em morar aí na casa ao lado, pois aposto que me davas sempre a provar estas maravilhas, lol!
    Beijinhos e bom fim de semana linda,
    Lia

    ResponderEliminar
  7. Acabo de experimentar esta receita e, após anos de experiência a cozinhar bolos, estranhei o facto de não conter margarina ou óleo. Resultado: uma versão de panqueca dura, intragável. Gostaria de saber se já testou esta receita, pois fiquei muito desiludida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andreia, eu já fiz a receita é ficou um bolo muito fofinho e leve! Deve ter errado num passo, e está receita do pão de ló nunca leva gordura, já devia saber devido a tantos anos de experiência

      Eliminar
  8. Olá Andreia, algo deve ter corrido mal, é a receita base do pão de ló ou bolo esponja, não leva gordura e fica muito fofo. Não sei se reparou mas é para usar forma de 16cm. E claro que testei a receita, o resultado está nas fotos :)

    ResponderEliminar
  9. Obrigada Patrícia. O erro está aí. Fiz numa forma de 20cm:(

    ResponderEliminar
  10. Peço desculpa, mas como posso tornar este bolo adequado para crianças uma vez que leva álcool na calda? Alguma sugestão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, este bolo não é adequado para crianças visto que leva café e alcool. No entanto pode usar descafeinado e não usar licor.
      Espero ter ajudado :)

      Eliminar
  11. Muito obrigada. Continue a deliciar-nos com as suas maravilhas.

    ResponderEliminar
  12. Olá Patrícia, eu quero fazer este bolo mas a forma mais pequena que eu tenho tem 18 cm , há algum problema? Estava a pensar dividir a massa em duas formas, aconselha a dobrar a receita? Beijinhos e continue com este talento excelente!! ❤

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia :)
      Se for para fazer em 2 camadas de 18 cm dá perfeitamente. Se for para para formar 4 camadas de Ø18, o ideal é acrescentar 2 ovos + as proporções dos restantes ingredientes, ou seja 8 ovos, 320g de farinha + 320g de açúcar. Espero ter ajudado.
      Muito obrigada ♥ Bjinho

      Eliminar
    2. Ajudou bastante! Já fiz o bolo e os sabores são de outro mundo!!!!! Parece mesmo que estamos a comer tiramisu!!!

      Eliminar
    3. Que bom Andreia :) muito obrigada pelo feedback!
      Eu amo tiramisu e acho este bolo perfeito porque fica húmido e delicioso :)
      Um beijinho grande.

      Eliminar
  13. Olá Patricia! Eu amo seu blog e sigo ele há anos! Cada receita é um encanto e você nos surpreende a cada dia mais com suas belas fotos e dicas. Eu gostaria de saber se queijo quark ou queijo creme é o mesmo de cream cheese, e se eu poderia usar o Philadelphia por exemplo. Eu moro nos USA e estou pensando em substitutos. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Erica :)
      Fico feliz por gostar do blog!
      Pode usar só mascarpone, é o ideal, ou seja 500g. Usei o queijo quark para ficar mais leve. Ou então por cream cheese (Philadelphia).
      Obrigada ♥
      Bjinho

      Eliminar

Obrigada pela visita...
Comentários, dúvidas ou sugestões são sempre bem vindos!