sexta-feira, 15 de maio de 2015

Waffles de baunilha / Gaufres de Liège

copy031

Para estrear a máquina de waffles comecei com uma receita belga conhecida por gaufres de Liège. Estes waffles são tradicionalmente redondos (sem os cantos), têm como base uma
massa lêveda de baunilha (ou canela) e são envolvidos em pepitas de açúcar, que lhes confere uma textura crocante enquanto ainda quentes. O açúcar carameliza ligeiramente e o aroma que se espalha pela casa é maravilhoso. Servi-os simples mas ficam bem com qualquer compota, molho ou gelado. Perfeitos para acompanhar um café, para levar para a praia ou mesmo para o lanche das crianças.

copy042copy012copy022

Waffles de baunilha / Gaufres de Liège

Para 10 a 12 waffles:
  • 150ml de buttermilk* (leite + sumo de limão)
  • 2 ovos
  • 1 vagem de baunilha, raspada
  • 15g de fermento padeiro fresco (usei uma saqueta da Vahiné)
  • 400g de farinha
  • 1/2 c. de café de sal
  • 100g de manteiga
  • 125g de pepitas de açúcar**
  • Açúcar em pó para polvilhar (opcional)

*Buttermilk: Juntar 140ml de leite e uma colher de sopa de sumo de limão numa taça. Deixar repousar uns minutos até coalhar.
**Pepitas de açúcar: podem encontrar em lojas especializadas em produtos para pastelaria, ou no E. Leclerc. Caso não encontrem, podem comprar açúcar em cubinhos, meter dentro de um saco de plástico e bater na bancada ou triturar grosseiramente num robot de cozinha.
Máquina de fazer pão: Colocar na cuba o buttermilk, o fermento, os ovos e as sementes de baunilha. Espalhar a farinha por cima. Selecionar o programa “Massa”. Quando se formar uma bola, juntar o sal e a manteiga aos bocados e amassar até ficar bem integrada.
Thermomix - Bimby: Colocar no copo o buttermilk, o fermento, os ovos e as sementes de baunilha e programar 20seg/Vel 2. De seguida adicionar a farinha e  programar 6min/Vel espiga. Juntar o sal e a manteiga e programar 6min/Vel espiga .
Tradicional: Num recipiente, misturar o buttermilk, o fermento, os ovos e as sementes de baunilha. Espalhar a farinha por cima e misturar com uma colher de pau. Amassar bem manualmente até conseguir formar uma bola. Juntar o sal e a manteiga aos bocados e  amassar até ficar bem integrada e obter uma massa ligeiramente elástica. 
Envolver em película aderente e reservar 1 hora no frigorífico. Passado esse tempo, retirar a massa para a bancada polvilhada com farinha.  Juntar uma parte do açúcar granulado à massa e envolver. Dividir a massa em 12 bolinhas e distribuir o restante açúcar por cima de cada bola.  Colocar num tabuleiro à temperatura ambiente cerca de 30 minutos.
Ligar a máquina de waffles. Quando tiver quente, colocar uma bolinha no centro de cada compartimento.  Fechar a tampa e deixar uns 3 a 10 minutos, consoante a potência da máquina. Quando estiiverem dourados estão prontos. Repetir a operação até acabar a massa. Servir morno. Podem conservar-se por vários dias acondicionados num saco de plástico.

copy010copy026copy037



17 comentários :

  1. Olá!
    Onde é que comprou a máquina de waffles? É que ando há imenso tempo à procura de uma mas desapareceram de todo o lado, só encontro de crepes ou então como uma que tenho da Clatronic mas que tem os "furinhos" tão pequenos que no fundo fico com crepes com buraquinhos e não waffles... E estes estão com excelente aspecto!
    Obrigada! :)
    Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Claúdia :)
      É verdade que estas máquinas desapareceram das grandes superfícies. Esta encontrei numa loja de electrodomésticos local (Faro). Mas sei que vai haver destas no Lidl na próxima semana, veja no folheto novo.
      Muito obrigada :)
      Bjinho

      Eliminar
    2. Olá Patrícia,
      Obrigada pela resposta, estiver a ver o folheto online mas a que vem lá é igual à que tenho, circular e "baixinha"... não dá para fazer estes.
      Faro não me fica em caminho, moro na zona de Lisboa, mas estou a ver que tenho de estar atenta nas lojas mais pequenas.
      Beijinhos
      Cláudia

      Eliminar
    3. Claúdia, é no próximo folheto que já está nas lojas. Essa circular também vi mas vai sair a outra na próxima semana :)

      Eliminar
  2. Estive há pouco tempo em Bruxelas e fartei-me de comer gauffres... agora até fiquei com saudades (=

    ResponderEliminar
  3. Olá Patricia,
    Adoro estas waffles dos tempos que passei em Bruxelas e olha, comi tantas que nem imaginas, lol.
    Também comprei há pouco tempo uma máquina de waffles mas ainda não a estreei, mas acho que já não irá demorar muito até a pôr a funcionar.
    Ficaram magníficas as tuas waffles e dava-lhes umas valentes trincas...
    Um beijinho Patrícia Hermé :)),
    Lia

    ResponderEliminar
  4. Ficaram lindos esses Gaufres! Adoro, especialmente com uma extra cobertura :)
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  5. Olá Patricia!
    Esses waffles ou gaufres ficaram mesmo com muito bom aspecto. Nem consigo imaginar o cheirinho bom que por aí ficou enquanto os confecionavas. A apresentação, divinal como sempre e levam-me a querer ir já a correr comprar uma máquina dessas, qua ainda não tenho.
    Sim, eu não dispensava aí uma bela compota de frutos vermelhos ou uma generosa bola de gelado, mas isto sou eu que sou guloso q.b. :)
    Um beijinho e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  6. Mais uma bela sugestão :P

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Olá Patricia,
    Pois que cá estou de novo para agradecer a dica do Lidl, pois que lá comprei a maquineta! Agora é só preparar-me para fazer as waffles :)
    Beijinhos :)
    Cláudia

    ResponderEliminar
  8. ...será que dá para congelar as bolinhas que não formos utilizar logo?... :) adoro estes waffles!!!

    ResponderEliminar
  9. Olá boa tarde.
    Queria experimentar esta receita (aliás, não só esta, o seu blogue é uma perdição) mas surgiram-me algumas dúvidas. Para congelar em que momento da receita se deve fazê-lo? Antes de levedar os 30 minutos?
    E depois para descongelar? Basta tirá-las e deixar à temperatura ambiente?
    E se sobrarem depois de feitos, diz que dão para guardar num saco de plástico.Mas no frigorífico ou cá fora? E depois para servir novamente? Basta levá-los ao microondas?
    Peço desculpa por tantas perguntas... :)
    E parabéns pelo seu magnífico cantinho.

    Carla

    ResponderEliminar
  10. Olá Carla,
    Penso que o ideal seria congelar depois de formar as bolinhas. Assim retira do congelador, deixa descongelar e levedar um pouco à temperatura ambiente e depois é só fazer os waffles. Ou então fazer os waffles, congelá-los e antes de servir passar uns segundos no microondas para ficarem quentinhos.
    Pode guardar numa saco de plástico dentro de uma caixa hermética, uns 4 a 5 dias à temp. ambiente ou no frigorífico (1 semana).
    Obrigada pelas palavras ♥
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  11. Olá bom dia. Adoro o seu blog. Adoro waffles ❤ A massa depois de formada as bolinhas, podem ficar no frigorífico por quanto tempo? Ou seja qual a durabilidade da massa crua. Obrigada. Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Keller, fico feliz por gostar ❣️ Não sei bem mas pelo menos uma ou duas noites. Se for mais o melhor é congelar.
      Obrigada e bjinho

      Eliminar
  12. Adoramos!! Esta receita foi perfeita para estrear a minha nova maquineta de waffles!! Os meus filhos pontuaram ⭐️ ⭐️ ⭐️ ⭐️ ⭐️. Missão cumprida 😉

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita...
Comentários, dúvidas ou sugestões são sempre bem vindos!