sexta-feira, 6 de março de 2015

Tarte au sucre

copy0008

Os dias continuam primaveris aqui pelo Algarve e a chuva teima em não aparecer…
E como hoje é sexta-feira, nada melhor do que preparar algo especial para o pequeno almoço de amanhã. Haverá coisa melhor do que belo aroma na cozinha logo pela manhã? A receita que
trago hoje é típica do norte de França. É uma espécie de brioche só que em forma de tarte. Fica muito fofa, macia e doce quanto baste. Fica deliciosa.  Antes de ir ao forno é pincelada com natas e polvilhada com açúcar, daí o nome Tarte au Sucre. Ideal para o pequeno almoço ou para o lanche, costuma ser servida ainda morna. Posso dizer que se durou uma hora na mesa foi muito porque o meu filho gostou tanto que não descansou enquanto não acabou com o resto. É uma receita simples e não necessita de muito tempo de repouso no entanto poderá ser preparada de véspera e de manhã é só por no forno. Espero que gostem.

copy010

Tarte au sucre
Adaptada do blog Fraise Basilic

♥    50ml de leite morno
♥    10g de fermento fresco
♥    250g de farinha T55   
♥    40g de açúcar  (+ 30g p/ polvilhar)
♥    1 pitada de sal   
♥    2 ovos   
♥    90g de manteiga fria (+20g p/ cobertura)  
♥    50ml de natas 

 
Máquina de fazer pão: Colocar na cuba o leite morno, o fermento desfeito, os ovos e o açúcar. Espalhar a farinha por cima. Selecionar o programa “Massa”. Quando se formar uma bola, juntar o sal e a manteiga aos bocados e  amassar até ficar bem integrada e obter uma massa ligeiramente elástica. 

Thermomix - Bimby: Colocar no copo o leite morno, o fermento desfeito, os ovos e o açúcar e programar 20seg/Vel 2. De seguida adicionar a farinha e o fermento desfeito e programar 6min/Vel espiga. Juntar o sal e a manteiga e programar 6min/Vel espiga (Se necessário juntar mais um pouco de farinha).

Tradicional: Num recipiente, misturar o leite morno, o fermento desfeito, os ovos e o açúcar . Espalhar a farinha por cima e misturar com uma colher de pau. Amassar bem manualmente até conseguir formar uma bola. Juntar o sal e a manteiga aos bocados e  amassar até ficar bem integrada e obter uma massa ligeiramente elástica. 
Envolver em película aderente e reservar 1/2 hora no frigorífico. Passado esse tempo, retirar a massa do frio, colocá-la num  sítio abrigado tapada com um pano até dobrar de volume, cerca de 1h.  Colocar a massa na bancada, amassar um pouco de forma a retirar-lhe o ar e estender (no formato da forma que utilizar ) com uma espessura de 5mm aproximadamente. Colocar na forma untada e deixar crescer 1/2h.
Antes de colocar no forno pincelar com natas, fazer umas covinhas na superfície e inserir bocaditos de manteiga dentro das mesmas. Polvilhar com açúcar. Levar ao forno pré-aquecido a 170ºC cerca de 20 a 30 minutos, até ficar dourada. Servir morno.
 
copy016copy017






8 comentários :

  1. Olá :)....
    Que aspecto estrondoso e perfeita sugestão!!! Adorei!!
    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que linda tarte! Deve ser muuuito deliciosa! E belíssimas fotos!
    Beijinhos e bom fim de semana! ;))

    ResponderEliminar
  3. Essa tarte ficou com óptima aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/03/velvet-de-limao.html

    ResponderEliminar
  4. Que delicioso aspeto!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. que aspeto delicioso.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Eu confesso que adorei... como aliás adoro tudo o que fazes, as fotos, etc.
    E vou seguir a tua sugestão sim para o próximo fim de semana :)

    Grande beijinho.

    ResponderEliminar
  7. E cá estás tu, sempre com estas coisas lindas que me deixam viajar até França. Adorei beijos

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita...
Comentários, dúvidas ou sugestões são sempre bem vindos!