Bolo Donauwellen

copy005

Donauwellen é um bolo tradicional alemão e austríaco que estava na minha lista há imenso tempo. O nome significa ondas do Danúbio porque o bolo fica com um efeito de ondas. É um bolo original e muito saboroso, marmoreado com baunilha, chocolate e cereja, ligeiramente humidificado com rum, ginginha ou outro licor a gosto, coberto com um creme mousseline e no final uma camada de chocolate. Neste bolo usam-se cerejas em calda que usei pela primeira vez e gostei imenso do resultado. Sem dúvida uma receita a repetir.

copy006copy008

 

Bolo Donauwellen

Adaptado de várias receitas da internet

BOLO

♥   3 ovos  
♥   140g de açúcar
♥   100ml de óleo vegetal
♥   1 c. (sob) de pasta ou extracto de baunilha
♥   150ml de leite + 1 c. (sopa)
♥   230g de farinha c/ fermento  
♥   2 c. (chá) de cacau em pó
♥   400g de cereja em calda

CALDA

♥   1 taça de água
♥   2 c. (sopa) de rum (ou ginginha)
♥   1 c. (sopa) de açúcar

CREME

♥   250ml de leite 
♥   1 ovo + 1 gema
♥   55g de Maizena
♥   100g de manteiga, à temperatura ambiente
♥    100g de açúcar
♥    1 c. (chá) de pasta ou extracto de baunilha

COBERTURA

♥  100g de chocolate negro de culinária
♥  50ml de leite
♥  1 c. (sopa) de manteiga

 

 

CREME

Tradicional: ferver o leite com metade do açúcar e a vagem de baunilha aberta e deixar em infusão. Bater o ovo + gema com o restante açúcar, juntar a maizena e bater mais um pouco. Por fim juntar um pouco do leite bem quente e mexer bem. Juntar o leite restante e levar ao lume para engrossar, mexendo vigorosamente com uma vara de arames, durante uns 3 minutos.

Thermomix-Bimby: Colocar o leite + ovos + açúcar + as raspas da vagem de baunilha + maizena  no copo e programar 8min/90º/Vel. 3-4, até obter um creme pasteleiro espesso.

Colocar numa taça e tapar com película aderente colada ao creme e deixar arrefecer completamente até ficar à temperatura ambiente.

Colocar o creme na batedeira e bater juntando uma colher de manteiga de cada vez, durante uns minutos até obter um creme  mais leve e fofo. Neste ponto estará pronto a usar. O creme pasteleiro e a manteiga deverão estar à mesma temperatura (ambiente).

BOLO

Escorrer as cerejas meia hora antes. Depois de bem escorridas, polvilhá-las com um pouco de farinha e envolver (para não caírem no fundo durante a cozedura). Untar uma forma quadrada com 20x20cm. Forrar com papel vegetal.

Tradicional: Bater os ovos com o açúcar e a baunilha durante 10 minutos, até obter um creme esbranquiçado e volumoso. Juntar o óleo e bater até ficar integrado. Por fim juntar o leite alternadamente com a farinha peneirada e envolver delicadamente, até ficar homogéneo.

Thermomix – Bimby: Posicionar a borboleta no copo. Colocar os ovos, o açúcar e a baunilha e programar 7min/37º/vel.3 e 1/2. Juntar o óleo pelo bocal e misturar uns segundos na Vel. 3. Juntar o leite e misturar novamente na Vel.3.  Por fim juntar a farinha peneirada e envolver 10 seg/ Vel.3. Se necessário envolver delicadamente com a espátula até ficar homogéneo.

Colocar um terço da massa numa taça, juntar o cacau e uma  colher de sopa de leite. Reservar.

Deitar a massa branca na forma e alisar bem. Por cima espalhar com cuidado a massa de cacau de forma a cobrir a branca sem misturar as mesmas. Espalhar as cerejas por cima e pressionar uma a uma ligeiramente.

Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 35min. ou até o palito sair seco. Desenformar e deixar arrefecer completamente numa grelha. Entretanto misturar um pouco de água,  o rum, o açúcar numa taçinha e misturar até dissolver. Colocar novamente o bolo na forma e pincelar o topo com a calda. Por fim espalhar o creme por cima e levar ao frigorífico até ficar firme.

COBERTURA

Derreter o chocolate em banho maria, juntar o leite e a manteiga e misturar até ficar homogéneo. Cobrir o bolo e reservar no frigorífico até servir.

 

copy014copy018copy021copy030

15 comentários :

  1. Lindo.....imagino a textura e o sabor!!!!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Lembro-me de há muitos muitos anos ter comido uma fatia deste bolo numa confeitaria que existia no Campo de Santana, ainda os meus avós eram vivos!! Nunca mais vi bolo deste á venda mas sempre mantive a recordação do quanto tinha gostado do sabor e das texturas, agora dar de caras aqui co a receita foi mesmo um achado!!
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Patrícia, que espetáculo! Imagino a delicadeza e sabor desse bolo... Estás de parabéns e agradeço a partilha.Beijinhos e linda tarde, Katia.

    ResponderEliminar
  4. Sempre que cá venho Patrícia tenho que colocar as tuas receitas nos favoritos, são sempre tão boas, bonitas e nada complicadas e claro está que docinhas.
    Já vi esse bolo numa pastelaria mas nunca comi e também não devo ter perdido nada pois este teu está lindo, guloso e perfeito.
    Adorei esse creme é uma combinação das boas.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Eu também conheço esse bolo e há muito queria fazê-la! O teu ficou simplesmente perfeito! Adoro esse efeito de mármore! Lindíssimos e, sem dúvida, deliciosos, quadradinhos!
    Um grande beijo, querida!* ;)

    ResponderEliminar
  6. Que bolo maravilhoso! :) sempre que venho aqui fico a salivar :p
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Patricia!

    Mais uma receitinha deliciosa que vai para a minha "to do list". Não conhecia este bolo, mas pelo aspecto e pela descrição dos ingredientes, já me conquistou. :) E nem vou falar das imagens, pois já sabes a minha opinião e elas falam por si. Tudo lindo!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Bela receita!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha, Patrícia!
    Adoro conhecer receitas típicas de outras paragens, e estes quadradihas chamam por uma dentada. Que apetitosos!
    Esta fica guardada para fazer :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  10. Que aspeto maravilhoso deve ser de comer e chorar por mais.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Que lindo bolinho Patrícia :)
    Não conhecia este bolinho alemão, mas está bem tentador, com as cerejas e o chocolate!
    Lindas fotografias!
    Um beijinho querida :)

    ResponderEliminar
  12. Fiquei com vontade de te roubar um quadradinho :)
    Não conhecia este bolo, mas de certeza que é delicioso e fofo. Que vontade!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Patricia usei a tua receita, apenas para o bolo, e estás referida no meu post ;) Podes ver aqui . https://anasbageri.com/2016/05/18/bolo-donauwelle-e-uma-semana-para-esquecer/

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita...
Comentários, dúvidas ou sugestões são sempre bem vindos!