quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Macarons com ganache de morango

copy033

O Algarve por esta altura está coberto de flores de amêndoeira até já parece primavera. Na minha zona os campos estão lindíssimos, salpicados com tons rosa e branco a contrastar
com um céu azul intenso, não há como resistir a tamanha beleza. E claro que tinha de preparar um post a condizer, o cenário já estava na minha mente.  Já tinha saudades de preparar estas preciosidades  É sempre uma mistura de nervosismo, prazer e suspense até saírem do forno. Tive de recomeçar de novo porque mudei recentemente de forno pois o que tinha era a gás e não era adequado. O mais complicado é acertar com a temperatura e o tempo ideal. Pela minha experiência, o melhor é começar sempre com temperaturas mais baixas e ir anotando os resultados. Ficaram mesmo como eu gosto, estaladiços por fora e super macios e esponjosos no interior. Parecem bombocas de amêndoa, chocolate branco e morango. Quem provou suspirou!

Outras receitas de macarons do blog:

Macarons com ganache de morango

GANACHE DE CHOCOLATE BRANCO E  MORANGO    
♥  150g de chocolate branco de boa qualidade   
♥  100ml de natas p/ bater
♥  50g de doce de morango

Preparar de preferência na véspera. Levar as natas ao lume até começar a ferver. Fora do lume, juntar o chocolate partido, esperar um minuto e misturar com uma vara de arames até ficar homogéneo. Juntar o doce de morango e misturar. Reservar tapado, no frigorífico 3h no mínimo ou a noite toda de preferência. No dia seguinte, bater a ganache (bem fria) até obter um chantilly firme e reservar no frigorífico até usar.
 
MACARONS (método merengue francês)
Para cerca de 20 macarons :
♥  80g de amêndoa moída
♥  80g de açúcar em pó (icing sugar)
♥  70g de claras de ovos, separadas, à temperatura ambiente (aprox. 2)
♥  90g de açúcar branco
♥  Corante rosa (em pó ou gel)
 
Num robot de cozinha ou no copo da Bimby, juntar o açúcar em pó e a farinha de amêndoa e pulverizar uns segundos. Peneirar esta mistura e reservar.
Pesar as claras. Aconselham a utilizar claras envelhecidas, isto é, separadas das gemas e guardadas no frigorífico uns 4 ou 5 dias antes da confecção. Costumo congelar claras e quando necessito descongelo 2 ou 3 dias antes e reservo-as no frigorífico.
Colocar as claras numa taça e começar a bater na vel. média. Quando começar a formar espuma juntar metade do açúcar (45g) e continuar a bater (Bimby: com a borboleta e na vel. 3.5). Assim que o merengue formar bicos de papagaio juntar o restante açúcar e bater na velocidade máxima durante 10 minutos até já não sentir o açúcar (ao esfregar um pouco com os dedos). Adicionar o corante a gosto e bater uns segundos até ficar homogéneo.
Incorporar a mistura de amêndoa no merengue e envolver delicadamente, com a ajuda de uma espátula de silicone, fazendo movimentos de baixo para cima, de forma a não partir as claras e não perder muito ar, até obter um crème homogéneo e brilhante.
Preparar um saco de pasteleiro com uma boquilha redonda com cerca de 1cm de diâmetro. Para facilitar e para que as conchas fiquem regulares e redondas, imprimir esta minuta e colocar por baixo do papel vegetal, em cima de um tabuleiro de forno. Com o saco pasteleiro perpendicular ao tabuleiro, apontar o bico no centro do círculo e pressionar até preencher o círculo. (desta maneira sairão redondas salvo se a massa estiver demasiado fluída, neste caso tenderá a expandir-se). Provavelmente formar-se-á um pequeno bico que desaparecerá em segundos. Ao terminar, bater com o tabuleiro na bancada duas ou três vezes para ficarem lisos.
Deixar repousar cerca de 1 hora num local seco, se possível noutra divisão da casa (nada de lavar a loiça com os macarons por perto). É muito importante deixar repousar, visto que durante esse tempo se formará uma capa seca ao toque e ajudará a formar a característica crostinha na base do macaron durante a cozedura.
Entretanto pré-aquecer o forno a 150ºC meia hora antes. Tocar os macarons e verificar se a superfície já não cola. Retirar a minuta com cuidado. Colocar o tabuleiro no meio do forno  a 140ºC e cozer cerca de 15 minutos. Este processo depende muito do forno de cada um*. Não deverá deixar dourar os macarons, estes deverão formar uma concha lisa e firme ao toque, o interior deverá ficar macio e húmido.
Retirar do forno, deixar arrefecer uns minutos e retirá-los para uma grelha. Poderá guardar numa caixa em metal se não os rechear no próprio dia. Rechear os macarons com a ajuda de um saco pasteleiro. Conservam-se numa caixa hermética no frigorífico. Deverão ser consumidos, de preferência após 24h, à temperatura ambiente.
*A temperatura do forno é a parte mais complicada, e depende muito de cada forno. Recomendo uma temperatura mais baixa (130º a 140ºC)  para macarons de cor clara, e uma temperatura mais alta para macarons de cor escura (150ºC). O ideal será ir testando várias vezes e anotar os resultados até acertar a temperatura e o tempo ideal. O mais importante é não desistir! 

copy041copy045copy047













26 comentários :

  1. Patricia, eu não provei esses lindos macarons e já estou a suspirar, agora imagina se os provasse. Estão lindos de morrer, dignos da montra de uma Ladurée. Este post respira primavera e o cenário está um verdadeiro encanto, como aliás tu já nos habituaste.
    Adoro tudo e tenho mesmo de ir ao Algarve em breve para apreciar essas lindas amendoeiras em flor. ;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As tuas palavras deixam-me sempre com um grande sorriso :) ainda por cima vindas de um grande Chef!
      Obrigada, és um doce!
      Bjinhoos

      Eliminar
  2. Coisa mais linda Patrícia!!
    lindos e perfeitos como sempre.
    És uma verdadeira Deusa da doçaria e só me questiono como ainda não abriste um negócio, pois ficarias rica num instante (isto partindo do principio que ainda não és, lol).
    Adoro amendoeiras em flor. É das minhas paisagens favoritas e estas tuas imagens deixaram-me deslumbrada.
    Um beijinho,
    Lia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou como tu Lia, adoro amendoeiras em flor, inspiram-me!
      Obrigada pelas tuas palavras querida!
      Bjinhoos

      Eliminar
  3. Olá Patrícia, sigo o seu blog e fico sempre com água na boca....e estes macarons não são excepção!
    Parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderEliminar
  4. Mas que fotos lindíssimas! Fiquei sem palavras! Que beleza! O contraste de preto e rosa ficou ótimo! As fotos são fabulosas! E os macarons...hmm, sei que é uma DELÍCIA!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que sabes miúda :) tu que és uma PRO de macarons e de tudo o que é doce... como tu! Obrigada, a tua opinião é muito importante!
      Bjinhoos

      Eliminar
  5. Patricia, qué imágenes más impresionantes! Parabéns!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Olá Patricia,
    O teu blogue foi dos primeiros por que me apaixonei!
    Não foi uma paixoneta... não, foi mais que isso, foi amor à 1.ª vista!
    Sempre que cá volto, enamoro-me um pouco mais e hoje, bem hoje nem tenho palavras poruqe não consigo agarrar nenhuma de possa traduzir a delicadeza e beleza do teu post.
    Obrigada por me inspirares assim, por partilhares pedacinhos de céu.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Que lindos macarons e que maravilhosa apresentação! As flores são muito bonitas, adoro a cor :)
    Ainda não me aventurei no mundo maravilhoso dos macarons mas a receita já está guardada para quando decidir embarcar na aventura... :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. lindos!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Sabes Patrícia que ainda não me aventurei nos macarons, mas posts como este, que está fabuloso, quer em termos fotográficos quer no que diz respeito a detalhes de receita, criam em mim a vontade de experimentar este doce. Obrigada pelos links de receitas com macarons. Vou clicar e inspirar-me.
    Beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  10. adoro adoro adoro, é dos meus doces favoritos, sempre que vou a frança vou sempre a pensar nos macarons, bonita cor e devem estar deliciosos

    ResponderEliminar
  11. Ficaram magníficos! Lindos, lindos como num conto de fadas. E todo o cenário que os envolve.
    Nunca fiz, mas um dia hei-de arriscar. bjinhos

    ResponderEliminar
  12. Que lindos. Ficaram mesmo perfeitos. E o sabor, ui, ui, maravilha!

    ResponderEliminar
  13. Ficaram lindos e perfeitos.
    Esse ganache deve ser muito.
    Patrícia mais uma vez saio daqui encantada com a beleza das fotos.
    Parabéns a receita e as fotos tudo excelente.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. A beleza dessa paisagem algarvia só se compara à beleza destas tuas fotos!
    Ficaram lindas, muito lindas, a combinar com essa riqueza do algarve em dias de céu azul.
    Adoro macarons, mas o não consigo fazer no meu forno a gás desregulado.
    Os teus ficaram fabulosos e perfeitos, tens de te dedicar a este negócio, já pensaste nisso? ;)
    Mãos de fada. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Lindos e com essas flores, cada foto é uma beleza e um encanto a seguir a outra!
    Nunca experimentei fazer macarons, é aquela receita que me assusta por achar que vai ser um desastre, e que no entanto me fascina sempre que os vejo assim lindos e perfeitos! Um dia vai...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Que lindos! Um regalo para a vista ;)
    Babette

    ResponderEliminar
  17. Olá Patrícia, ficaram tão lindos os teus macarons! Eu nunca mais tive tempo para andar de volta deles.. vamos lá ver se uma dia ganho coragem novamente. beijos

    ResponderEliminar
  18. Que aspecto divinal e que óptimas fotos! Parabéns!

    Daniel

    Acompanhem também: http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. stá tudo tão delicado e primaveril que mesmo eu não sendo uma fã de macarons, era bem capaz de provar um :)

    ResponderEliminar
  20. Patricia,
    como se diz na minha terra: "um regalo" para a vista e posso imaginar, para o paladar.
    A apresentação está lindíssima. Os meus parabéns!
    Ainda não tenho coragem para tanto, mas é muito tentador!
    gisela

    ResponderEliminar
  21. Lindas fotos! Macarons lindos e perfeitos! Nunca fiz macarons, acreditas! Nunca me atrevi... mas se um dia o fizer, seguirei uma das tuas receitas.
    Beijinho e obrigada por me inspirares!

    Beijo
    Sílvia

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita...
Comentários, dúvidas ou sugestões são sempre bem vindos!