Croissants de massa folhada caseira

copy003

Demorou, demorou até que foi. Foi desta que experimentei os croissants de massa folhada. A versão brioche é deliciosa mas esta… ai esta é ainda melhor, que coisa mais boa e que cheirinho na cozinha…

Segui a receita de um blog francês que gosto muito e que além de passo a passo, tem um vídeo que facilita muito porque não é fácil de explicar por palavras o procedimento. Não tem nada de complicado, só precisamos de um pouco de paciência pelos tempos de espera. Além disso, sabe tão bem mexer na massa, é terapêutico. Pelo que li, existe uma manteiga especial para massa folhada mas cá não sei se há, pelo menos nunca vi. Usei manteiga de boa qualidade, sem sal. Foi difícil parar de comer, confesso. Com doce de morango, o meu favorito, é quase impossível parar. Congelei uma parte para não cair em tentação.

copy023

Croissants de massa folhada caseira

Adaptada do blog Chef Nini

Massa inicial

  • 250 ml de leite
  • 40g de açúcar
  • 1 c.(café) de sal fino
  • 450g de farinha T55
  • 12g de fermento padeiro
  • 10g de manteiga

Manteiga

  • 250g de manteiga fria
  • gema de ovo p/ pincelar

 

{Preparação da manteiga}

Colocar a manteiga fria num saco de plástico e com a ajuda de um rolo, formar um quadrado de 15x15cm. Reservar a manteiga no frigorífico.

{Preparar a massa inicial}

Máquina de fazer pão: Colocar na cuba, o leite com o fermento desfeito e o açúcar. Espalhar a farinha, a manteiga e o sal por cima. Selecionar o programa “Massa”. Assim que os ingredientes estiverem ligados e se formar uma bola desligar o programa, retirar a massa, envolver em película aderente e reservar no frigorífico durante uma noite. (Não se deve amassar demasiado para evitar que a massa fique elástica).

Tradicional: Colocar num recipiente, o leite com o fermento desfeito e o açúcar. Espalhar a farinha, a manteiga e o sal por cima. Misturar manualmente até os ingredientes estarem ligados e conseguir formar uma bola. Envolver em película aderente e reservar no frigorífico durante uma noite. (Não se deve amassar demasiado para evitar que a massa fique elástica).

Thermomix-Bimby: Colocar no copo o leite, o fermento desfeito, o açúcar, por cima a farinha, o sal e a manteiga. Selecionar a vel. espiga e assim que os ingredientes estiverem ligados e se formar uma bola, desligar, retirar a massa, envolver em película aderente e reservar no frigorífico durante uma noite. (Não se deve amassar demasiado para evitar que a massa fique elástica).

{Massa folhada}

Passo a passo da massa folhada aqui.

Retirar o ar da massa e polvilhar a bancada com farinha. Com o rolo estender um quadrado de 30x30cm. Colocar o quadrado de manteiga fria no centro do quadrado em posição de losango. Fechar os quatros lados do quadrado e selar bem. Entender com o rolo formando um retângulo. Dobrar a parte de cima até meio e de seguida dobrar a parte de baixo por cima da primeira. (ver fotos do passo a passo). Estender novamente um retângulo e repetir a operação. Desta forma deu 2 voltas à massa. Envolver em película aderente e reservar uma hora no frigorífico.

Passado uma hora, repetir a operação de cima (mais 2 voltas) e reservar outra hora no frigorífico. Passado esse tempo repetir pela última vez a operação (mais 2 voltas) e reservar no frigorífico 1h no mínimo.

{Croissants}

Passo a passo com vídeo dos croissants aqui.

Colocar a massa na bancada e dividir a massa em 2 partes. com o rolo, estender cada parte em retângulo de 15cmx40cm. Com um cortador de pizza, cortar triângulos com 10 a 15cm de largura cada (ver fotos). Enrolar cada triângulo (ver vídeo), partindo da parte mais larga. Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal. Deixar levedar entre 1 a 2h à temperatura ambiente, numa zona abrigada. Pincelar com gema de ovo. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC cerca de 15 a 20 min. ou até ficarem dourados.

copy034copy036copy042copy056copy059copy061

16 comentários :

  1. Que aspeto divinal. Deve ser um desafio fazer estes croissants mas o resultado final compensa de certeza.

    ResponderEliminar
  2. Estão tão bonitos e perfeitinhos! A minha mãe fazia massa folhada em casa, ainda hoje se gaba disso. Eu confesso que nunca tentei, é muito trabalho e muita técnica e muito pouco tempo livre, lol!

    Adorei o novo look, tão fôfo!

    ResponderEliminar
  3. Um verdadeiro desafio este o de fazer a massa folhada em casa. Nunca tentei. Quem sabe um dia. Agora que vi o resultado final estou mais motivada, apesar de as de compra serem muito práticas. Acho que é mesmo uma questão de tempo ou de falta dele para pôr mãos-à-obra. Digo-te já que estes teus ficaram perfeitos. E tens razão, croissant que é croissant tem de ser de massa folhada. Os de brioche fazem o seu papel, mas estes são os melhores.
    beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  4. Patricia, gostei imenso destes teus croissants, com um aspeto delicioso. Nunca fiz massa folhada, a de compra é sempre mais prática, mas depois deste teu post fiquei tentada a experimentar. Um dia destes atrevo-me :)

    Beijinho

    Ana Matos

    ResponderEliminar
  5. Nunca fiz massa folhada é das coisas que ando sempre para fazer e desisto!!
    Ficaram lindos, mesmo perfeitos com compota devem ser uma delicia.
    Já vi margarina para folhados à venda nas lojas especializadas com produtos para bolinhos.

    beijinho

    ResponderEliminar
  6. Os croissants de massa folhada "tipo francês" são só os meus preferidos. Ficaram tão mimosos, Patricia! Um verdadeiro regalo para o olhar, e acredito que compense cada segundo de paciência e espera na elaboração da receita. Difícil mesmo deve ser resistir-lhes depois de feitos, eles ali a sorrir para nós, a aliciar-nos para serem acompanhados de um doce de morango... que tentação para os sentidos. ;) Adorei. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Ficaram perfeitos, querida!!! Tão lindos, com um aspecto delicioso! Parabéns pelo excelente trabalho! E as fotos, como sempre, são maravilhosas!!! Adoro!!!
    Beijinhos** ;)

    ResponderEliminar
  8. Esses croissants são uma tentação!! Não é fácil resistir a essa massa folhada! Um pecado divino!!! :)

    ResponderEliminar
  9. Que aspeto maravilhoso, do melhor que já vi :) parabéns por tanto talento!

    ResponderEliminar
  10. Massa folhada, hum. Croissants, hum.
    Adoro!!
    Nunca meti mãos à obra na massa folhada, fico sempre preguiçosa, mas para isso não tenho desculpa como tenho para os macarons. Quero ver se experimento um dia!
    Ficaram lindos e eu adoro comer assim, com compota de morango.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Nem sei que te diga.. tu és assim! deixas uma pessoa sempre com fome! O marido come-os assim, sem doce nem nada! Eu gosto com recheio porque de Francesa tenho pouco, beijos

    ResponderEliminar
  12. Que croissants maravilhosos! Prefiro croissants de massa folhada aos de massa de brioche.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook



    ResponderEliminar
  13. Dará para fazer com fermento de padeiro seco! ? Aqueles de pacote? Estão maravilhosos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sónia :)
      Dá para fazer com fermento de padeiro seco mas prefiro o fresco.
      Muito obrigada :)
      Bjinho

      Eliminar
  14. Olá pode se congelar? E depois assar cogelado ou descongelado? Da para rechear?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dulce,
      Pode congelar os croissants em massa e depois coloca diretamente no forno.
      Pode colocar recheio quando estiver a moldar os croissants ou então assim que estiverem assados.

      Eliminar

Obrigada pela visita...
Comentários, dúvidas ou sugestões são sempre bem vindos!