Cheesecake gelado de amora e mirtilo

copy015

O mês de Julho despede-se muito tímido, uma brisa fresca vinda do mar arrefeceu estes últimos dias. As amoras silvestres estão de volta e este ano  bem negras e carnudas. Aproveitei estes dias para a colheita e já rendeu uns frascos de doce. Que delícia! Esperando que o agosto seja mais quente, trago esta sobremesa gelada de amora e mirtilo, coberta com chocolate branco. Fico sempre stressada quando vou estou a fotografar gelado, não é tarefa fácil, por isso desta vez não tenho foto do interior. Para quem não aprecia gelado, pode fazer um cheesecake normal, juntando gelatina (ver nota no final).

copy001

 

Cheesecake gelado de amora e mirtilo

Adaptado da revista Régal nº60, Julho/Agosto

    Base

  • 130g de bolachas Oreos
  • 70g de manteiga derretida

    Recheio   

  • 300g de queijo creme (usei quark)
  • 200ml de natas p/ bater
  • 400ml de leite
  • 3 gemas
  • 140g de açúcar
  • 1 vagem de baunilha raspada (ou extracto)  
  • 250g de frutos silvestres (amoras e mirtilos)
  • 3 c. (sopa) de açúcar

    Cobertura

 

Preparação (tradicional e Bimby)

  1. Preparar um creme inglês: ferver o leite com a baunilha num num tacho. Bater as gemas com o açúcar até esbranquiçar e verter o leite quente nas gemas, mexendo vigorosamente. Levar o creme ao lume (brando) até engrossar ligeiramente. Deixar arrefecer. (Thermomix-Bimby: Juntar as gemas, o leite e a baunilha no copo. Programar 7 min/90º/vel. 2, até engrossar ligeiramente)
  2. Bater as natas com o queijo creme e juntar o creme inglês arrefecido. Verter numa caixa hermética e colocar no congelador. Passado 1h, bater o creme com um garfo e colocar novamente no congelador. Repetir esta operação a cada 30min. até obter um creme gelado (não deixar congelar completamente). (Thermomix-Bimby: Bater as natas com o queijo creme uns minutos na vel. 3).
  3. Forrar uma forma (18cm) de fundo amovível com papel vegetal. Triturar as bolachas (sem o creme branco) e misturar com a manteiga derretida. Espalhar a bolacha na forma e com um copo pressionar e alisar bem. Reservar no frigorífico. (Thermomix-Bimby: Pulverizar as bolachas sem o creme branco. Juntar a manteiga derretida e envolver na vel. 2).
  4. Levar a fruta com o açúcar e um pouco de água ao lume num tachinho durante 5 minutos e triturar. Deixar arrefecer e colocar no frigorífico. (Thermomix-Bimby: Triturar a fruta com o açúcar na vel. 5-7-9 e programar 6min/varoma/vel.2)
  5. Retirar 1/3 do creme gelado e misturar com um pouco do coulis de frutos de forma a obter uma cor acentuada e espalhar bem na base da forma. Colocar no congelador até ficar firme. Para as 2 camadas restantes, repetir a operação com menos coulis de forma a obter um dégradé de cores. Tapar com película aderente e colocar no congelador até solidificar.
  6. Derreter o chocolate branco, espalhar no topo e deixar uns minutos no congelador para solidificar. Desenformar 15 minutos antes de servir. (Thermomix-Bimby: Colocar as pastilhas (ou quadrados) de chocolate no copo e programar 5min/50º/vel.2).

Nota: Para quem prefere a versão de cheesecake normal (sem forno) junta-se 5 folhas de gelatina hidratadas e espremidas ao creme inglês bem quente e mistura-se vigorosamente. Seguir os restantes passos, excepto a parte da preparação e congelação do creme.

 

copy007copy022copy023copy036

16 comentários :

  1. Ficou super bonito, adorei as cores. Só não tenho paciência para fazer algo assim tão elaborado, mas adorava provar uma gigantesca fatia. E sim, também me tenho consolado com as amoras grandes e gordas!

    ResponderEliminar
  2. Lindo....mas não entendi a nota...quando refere sem forno.....este cheesecake não vai ao forno mas o creme inglês vai ao lume....????!!!!

    ResponderEliminar
  3. Ohhhh meu deus que tentação. É de verdade?? lolol lindo lindo até deve dar pena cortar. bjs

    ResponderEliminar
  4. que aspecto maravilhoso!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Que imagens deliciosas Patricia! Adoro esta tua sugestão, mirtilos e amoras é música para os meus ouvidos... Adoro, adoro! As cores estão lindas e ligam em perfeita harmonia. Mais uma masterpiece saída dessa cozinha maravilhosa. :)
    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  6. Já tinha visto no insta, as imagens estão lindas.. adoro fundos pretos e por ser tão diferente ao que costumas fazer, ficou com mais encanto. Já vi que estás a dar um bom uso à tua nova "menina". A minha saga continua, já estou quase quase a fazer com a textura que quero. Agora acho que são os acertos de forno que me estão a "tramar" as cores. beijo

    ResponderEliminar
  7. Está tão lindo, como tudo o que fazes :)

    ResponderEliminar
  8. Oh gosto tanto :) consegues sempre fazer coisas que nos fazem sonhar de tão lindas!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Estou deslumbrada com a beleza deste cheesecake, acho que é o mais belo que já vi!
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. que maravilhoso ...
    adoro as suas receitas... para mim são uma inspiração :)
    só as fotos dão vontade de comer :p
    continue assim ;)

    bjs
    http://cromasdacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita...
Comentários, dúvidas ou sugestões são sempre bem vindos!