Iogurte de cereja e chocolate

A iogurteira nestes últimos tempos não tem tido descanso, ainda mais porque recuperei a iogurteira antiga da minha mãe e agora tenho duas.  Quem tiver uma SEB antiga e já não tem copos, pode adquirir neste site copinhos com tampas de plástico compatíveis.

Os iogurtes são uma boa sugestão para o pequeno-almoço ou como sobremesa agora nestes dias quentes. É uma forma de saciar aquela vontade de comer um doce e sem culpas. Vou repetindo a receita mais simples de baunilha e vou experimentando outras combinações possíveis e imagináveis que me vão surpreendendo sempre pela positiva. Difícil será dizer qual o melhor. Tenho vários para publicar mas hoje trouxe este, assim ainda vão a tempo de o experimentar, antes que as cerejas acabem.

 

Iogurte de cereja e chocolate

Iogurte

  • 800 ml de leite meio-gordo (fresco tipo Vigor)
  • 2 c. (sopa) de leite em pó (magro)
  • 50g de frutose (ou açúcar amarelo)
  • 1 c. (chá) de pasta de baunilha ou extracto
  • 1 iogurte natural

Compota

  • 250g de cerejas, descaroçadas
  • 3 c. (sopa) de açúcar amarelo
  • 2 c. (sopa) de água

Cobertura

  • 100g de chocolate negro
  • 25g de natas

Compota

Colocar num tachinho, as cerejas inteiras, a água e o açúcar e levar ao lume uns 10 a 15 minutos ou até evaporar a água e obter uma compota.  Reservar um pouco de molho da compota para juntar ao iogurte. Distribuir a compota pelos copinhos e deixar arrefecer.

Iogurte

Thermomix-Bimby: No copo colocar o leite, o leite em pó, a baunilha, o açúcar e misturar na 15seg/vel 4. Programar 9 min/90º/vel.3 (ou até começar a ferver). Quando estiver morno, juntar um pouco de molho da compota de cereja (arrefecido) e o iogurte natural e misturar novamente uns segundos na vel. 3.

Tradicional: Levar ao lume o leite, o leite em pó, o açúcar, a baunilha e misturar com um fouet até ficar bem dissolvido. Quando levantar fervura retire do lume e deixar arrefecer. Quando estiver morno, juntar um pouco de molho da compota de  cereja (arrefecido) e o iogurte natural e misturar com um fouet até ficar bem integrado.

Distribuir pelos copos. Não encher demasiado os copos para haver espaço para a cobertura de chocolate. Levar à iogurteira cerca de 10 horas.  Na altura que os iogurtes saem da iogurteira, derreter o chocolate com as natas, deixar arrefecer um pouco e deitar o molho no topo de cada iogurte. Colocar as tampas e reservar no frigorífico pelo menos 4 horas antes de consumir. Caso não tenha iogurteira, deverá abafar bem os copos com uma manta polar, dentro do forno previamente aquecido a 50ºC, cerca de 12 horas.

14 comentários :

  1. Que iogurte tão guloso.

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha!!! Já alguma vez te disse que adoro os teus iogurtes?! É que cada receita que partilhas é melhor que a anterior e dá sempre vontade de experimentar todas. Estou fã, e este em particular deve ser divinal, o sabor do chocolate com a baunilha e o doce das cerejas...hhummm. ;)
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Adorei estes iogurtes. Tenho muitos morangos neste momento! Para não se estragarem vou fazer esta tua receita, mas com morangos!
    Logo logo farei com cerejas... hum, deve ser tão bom!
    Bjinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
  4. Eu sou uma apaixonada pelos teus iogurtes, tu já sabes! Este ficou fantástico mesmo, parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Adoro os teus iogurtes! Sempre lindos e arrebatadores.
    Como este de hoje, que é quase uma sobremesa :) adoro!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Pode-me dizer onde adquiriu esses frascos que aparecem nas fotos? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara, comprei numa loja espanhola: http://www.marialunarillos.com/

      Eliminar
  7. Hoje é só para contar que quando conheci seu blog simplesmente apaixonei-me por Iogurtes, e eu que nunca fui assim tão fã, não consegui resistir a tanta beleza e fotos tão gulosas, passei a fazer muitas vezes Iogurtes aqui em minha casa, minha familia amaaaa, meu namorido até agradece também porque adora, muito grata por partilhar estas delicias, bjinhos ♥
    http://sarranheira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh obrigada Irene pelas doces palavras :) É muito recompensador. Fico feliz por gostarem e fazerem os iogurtes cá do blog :)
      Bjinhooos

      Eliminar
  8. Conheci este Blog hoje e estou a adorar, eu que tenho iogurteira e adoro fazer Iogurtes, estou maravilhada com tantas receitas :) Beijinho

    http://lifeloveandphotograph.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Olá Boa noite Patricia :) uma pequena duvida, pelo que eu entendi para a fruta não talhar é necessário fazer a compota. E depois da compota estar feita, podemos misturar a fruta no leite e triturar por exemplo, para ficar um iogurte de polpa de fruta ? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Claúdia :) Sim temos de fazer uma compota e adoçar a mesma consoante a acidez da fruta. A cereja em geral não talha, e até se pode misturar um pouco de compota ou molho ao iogurte ainda em estado líquido (foi o que fiz neste caso). Mas há frutas que podem talhar por causa da acidez. Espero ter ajudado :)
      Bjinho

      Eliminar
    2. Ajudou sim :) Muito Obrigada ;) Adoro o seu blog Patricia, vou-me '' perder '' a experimentar as várias receitas de iogurtes, que a mim me parecem todas maravilhosas ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  10. adorei a gulodice da cobertura. E como bem sabes, sou fã dos teus iogurtes, foi por tua causa que passei a ser uma pró dos iogurtes caseiros :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita...
Comentários, dúvidas ou sugestões são sempre bem vindos!