sábado, 14 de dezembro de 2013

Red velvet naked cake

Mais um ano se passou e já entrei para os clube dos entas… e assim como o vinho que vai apurando, acho que nunca me senti tão bem como agora. Foi um dia feliz, bem passado, na companhia da família mais próxima. Para celebrar esta data especial, escolhi o famoso red velvet porque também se enquadra na época natalícia e há muito que queria experimentar. É um bolo delicioso, fofo, húmido que no meu caso ficou mais denso do que o previsto porque optei por usar óleo de coco por ser saudável, mas como este fica sólido à temperatura ambiente, a massa ficou mais espessa e densa. A mistura de cacau, café e baunilha é ótima e com o creme de queijo fica perfeito.

 

Red Velvet naked cake

Adaptado daqui

1 chávena (CUP) – 250ml

Bolo

  • 2 chávenas (cup) de farinha
  • 1 c. chá de bicarbonato de sódio
  • 1 c. chá de fermento em pó
  • 1 c. chá de sal
  • 2 c. (sopa) de cacau
  • 2 chávenas (cup) de açúcar
  • 3 ovos médios
  • 1 chávena (cup) de buttermilk (leite + sumo de limão)
  • 2 c. (chá) de extracto de baunilha (usei pasta)
  • Corante vermelho intenso em gel
  • 1 c. (chá) de vinagre
  • 1/2 chávena (cup) de café quente
  • 1 chávena (cup) de óleo vegetal (usei de coco)

Cobertura de queijo creme

  • 100g de manteiga
  • 200g de cream cheese
  • 225g de açúcar em pó
  • 1 c. (chá) de extracto ou pasta de baunilha
  • Flocos de coco p/ decorar

Bolo

Forrar 3 formas de 16cm com papel vegetal (ou 2 de 20cm). Preparar o buttermilk, adicionando 2 colheres de sopa de sumo de limão dentro de uma chávena (cup) de leite e deixar em repouso até coalhar (cerca de 10 a 15min). Preparar 1/2 chávena de café quente. Num recipiente, misturar a farinha bem, o cacau, o sal, o bicarbonato, o fermento em pó.

Thermomix-Bimby: Colocar a borboleta e bater o óleo com o açúcar e os ovos 3min/vel.3.  Juntar a baunilha, o buttermilk e misturar uns segundos na vel. 3. Adicionar o vinagre, o café morno e misturar mais uns segundos até ficar homogéneo. Colocar o corante gradualmente (até obter uma massa vermelho intenso) e misturar na vel.3. Retirar a borboleta. Juntar aos poucos a mistura de farinha e cacau e misturar 15 seg/ vel. 3 ou até ficar incorporada.

Tradicional:  Noutra taça, misturar o óleo com o açúcar, juntar os ovos e bater cerca de 2 minutos. Juntar a baunilha, o buttermilk e misturar. Adicionar o vinagre, o café morno e bater até ficar homogéneo. Incorporar o corante de forma a obter uma massa vermelho intenso. Juntar aos poucos a mistura de farinha e cacau e misturar até ficar incorporada.

Pesar e dividir a massa em 3 partes iguais. Deitar a massa em cada forma e levar ao forno até estarem cozidos (testar com um palito). Deixar arrefecer um pouco e desenformar em cima de uma grelha.

 

Cobertura

Thermomix-Bimby: Colocar a manteiga, a baunilha e o queijo creme no copo e processar 2 min/vel. 3. Juntar aos poucos o açúcar em pó e misturar mais uns minutos na vel.3. Se necessário, colocar um pouco no frigorífico até obter a consistência desejada.

Tradicional: Bater a manteiga (mole) com o queijo creme cerca de 2 minutos. Adicionar a baunilha e gradualmente o açúcar em pó e bater na vel. média, até obter um creme esbranquiçado e fofo. Se necessário, colocar um pouco no frigorífico até obter a consistência desejada.

Montagem

Colocar uma camada de bolo e barrar com uma boa parte do creme. Continuar com o mesmo procedimento até à última camada. Alisar o excedente de creme nas laterais do bolo com uma espátula. No topo espalhar uma boa camada de creme assim e alisar bem. Decorar com flocos de coco. Colocar o bolo no frigorífico durante uma noite. Retire do frigorífico 20 minutos antes de servir.

Este cake stand está disponível e quem estiver interessado em adquirir este ou outro personalizado, pode entrar em contacto comigo através do email para informações e preço. Sigam as novidades através da nova página do facebook.

001

18 comentários :

  1. Patrícia,mais uma vez parabéns e muitas felicidades pelo teu aniversário!esse bolinho ficou muito lindo e condiz com o cake stand,escolheste muito bem!Mal espero tirar uma foto com o meu cake stand!Fiquei curiosa com esse óleo de coco,nunca usei.
    Bjns e um ótimo fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Patrícia, fico muito contente por saber que o teu dia foi feliz e especial. Ainda não experimentei o red velvet cake, quem sabe o faça também no meu aniversário :)

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns! :D O bolo ficou lindo.

    ResponderEliminar
  4. Antes de mais Parabéns por ais um aninho! Votos de muitas felicidaes e sucesso com os projectos pessoais.
    Este Red Velvet está magnífico Patricia, e foi muito bem escolhido para celebrar o momento. Dá para ver pelo interior o quão delicioso deve ter ficado. Adoro o cake stand, é mesmo lindo. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. A idade é apenas um número! Parabéns atrasados!
    O bolo ficou magnifico, simplesmente sem palavras!
    _____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  6. Muitos parabéns Patrícia! como sempre os teus bolos são uma alegria para os olhos, ficou mesmo bonito!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns Patrícia! Que sejas muito feliz e tenhas muito sucesso nos projetos profissionais e pessoais. Este bolo está fantástico e parece-me ser a escolha perfeita para celebrar este momento. Como já tinha dito... adoro o cake stand!
    be8ij8inhos

    ResponderEliminar
  8. Ficou mesmo bonito, adorei a parte rústica! Muitos parabéns!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/12/strudle-de-bacalhau-e-couve-com-chourico.html

    ResponderEliminar
  9. uauuuu!! Que bolo fantástico!

    Fico deliciada só de ver as imagens:)

    o atelier Lu_Tec

    ResponderEliminar
  10. Parece-me perfeito para celebrar e imaginava mesmo assim um bolo para ti!
    Ficou lindo, elegante e com uma cor, fabulosa.
    Felicidades sempre!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Muitos parabéns atrasados e bem vinda ao clube dos entas...
    O teu bolo está espectacular, simples e divino e é um bolo lindo para comemorar tão importante ocasião.
    O cake stand está lindíssimo com esse aspecto vintage.
    Beijinhos grandes,
    Lia

    ResponderEliminar
  12. Parabéns com algum atraso, Patrícia:
    Não tenho tido oportunidade de a "visitar", com a regularidade que costumo e gosto, mas é com alguma alegria que vejo uma receita de red velvet.
    Já a tinha "chateado" com a mesma e agora, estou desejando de poder exprimentar a sua.
    Tem algumas nuances da minha, como sendo o café, mas vou ver como fica.
    Um beijinho para si e um bom ano de 2014.

    ResponderEliminar
  13. Adorei a receita mas gostava de saber ode encontrar esse oleo vegetal de coco , bem como o bicabornato de sodio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, embora prefira o óleo de coco recomendo óleo de girassol ou outro (neutro) para este bolo. O óleo de coco fica sólido à temperatura ambiente o que torna o bolo mais denso. De qualquer forma, poderá encontrar no Jumbo, na secção dos temperos indianos, ou em lojas dietéticas tipo Celeiro. O bicarbonato de sódio, costuma haver nos hipermercados.
      Obrigada.

      Espero ter ajudado.

      Eliminar
  14. Parabéns Patrícia. Que bolo lindo. Um dia feliz.

    ResponderEliminar
  15. Olá. Muitos parabéns pelas suas receitas. Gostaria de saber quantas pessoas serve este bolo. E se acha que doce de framboesa como recheio combina. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Miguel, este bolo deve dar para cerca de 8 pessoas. O doce de framboesa é boa ideia mas penso que colocaria também o creme branco no interior.
      Obrigada :)

      Eliminar
  16. Olá Patrícia, queria lhe agradecer por nos brindar sempre com receitas deliciosas. Ontem fiz a sua receita de redvelvet para bolo de aniversário do meu irmão e fez um enorme sucesso, toda a gente gostou. Adoro o seu blog. Beijinhos e obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita...
Comentários, dúvidas ou sugestões são sempre bem vindos!