Janeiro 04, 2013

Galette des Rois

Nunca gostei de frutas cristalizadas e para mim o verdadeiro bolo-rei é o tradicional francês, Galette des Rois. Além de ser delicioso, lembra-me os momentos na minha infância, em que cortava várias fatias e espreitava em cada uma,  à procura do tão cobiçado brinde, sem que ninguém se apercebesse… é claro.

Esta versão é verdadeiramente irresistível. O recheio é composto por uma mistura de creme de amêndoa (frangipane) e creme pasteleiro aromatizado com baunilha e fava tonka. O aroma de amêndoa com estas duas especiarias juntas é maravilhoso.

 

Galette des Rois

Adaptada deste site

  • 2 bases de massa folhada
  • 1 gema de ovo p/ pincelar

    Creme pasteleiro

  • 1/4 l de leite
  • 50g de açúcar
  • 1 c.(sopa) de açúcar aromatizado com baunilha bourbon e fava tonka*
  • 3 gemas de ovo
  • 10g de farinha
  • 10g de Maizena

    Creme de amêndoa ou frangipane

  • 125g de amêndoa moída
  • 125g de manteiga, à temperatura ambiente
  • 125g de açúcar em pó
  • 2 ovos
  • 1 c. (sopa) de rum
  • 20g de Maizena
  • 3 gotas de extracto de amêndoa

 

* Pulverizei, na Bimby, açúcar com vagens de baunilha secas e uma fava tonka. Caso não tenha, pode usar metade de uma vagem de baunilha raspada ou açúcar baunilhado normal ou ainda extracto.

Creme pasteleiro

Thermomix-Bimby: No copo da Bimby, colocar o leite e os restantes ingredientes. Programar 7 min./temp.90º/vel.4. Colocar o creme num recipiente e cobrir com película aderente de forma a que esta fique colada ao creme. Reservar e deixar arrefecer.

Tradicional: Ferver o leite com o açúcar aromatizado ou com meia vagem de baunilha aberta e raspada. Num recipiente e com um fouet, bater as gemas com o açúcar e as farinhas peneiradas. Incorporar 1/3 do leite fervido misturando rapidamente e juntar o restante leite. Levar ao lume até engrossar, mexendo sempre. Colocar o creme num recipiente e cobrir com película aderente de forma a que esta fique colada ao creme. Reservar e deixar arrefecer.

Creme de amêndoa

Thermomix-Bimby: Colocar a manteiga no copo, juntar a amêndoa moída, o açúcar e a Maizena e misturar na vel. 3-4 até ficar homogéneo. Juntar os ovos, um a um e misturar na vel. 3 – 4, até ficarem bem integrados. Por fim juntar o rum e o extracto de amêndoa e misturar novamente. Reservar.

Tradicional: Num recipiente, com a batedeira, misturar a manteiga, a amêndoa moída, o açúcar e a Maizena peneirada até obter um creme homogéneo. Juntar os ovos, um a um e misturar bem entre cada adição. Juntar o rum e o extracto e misturar novamente. Reservar.

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar uma tarteira de 25cm, com uma base de massa folhada, tendo o cuidado de deixar uma margem de 2cm nas extremidades. Entretanto misturar o creme de amêndoa com o creme pasteleiro até ficar homogéneo e espalhar bem este creme no fundo da tarteira. Pincelar as extremidades da massa com gema de ovo batida. Colocar a outra base de massa folhada por cima. Dobrar e apertar as extremidades de forma a selar bem. Fazer uns efeitos com as costas de uma faca ou tendo o cuidado de não perfurar a massa. Pincelar toda a tarte com gema de ovo e levar ao forno durante 30 minutos ou até ficar dourada. Polvilhar com açúcar em pó.

 

52 comentários:

  1. Nunca experiementei, mas acho ia gostar pois não sou grande fã de bolo-rei.
    as fotografias ficaram lindas!
    Bom ano 2013***

    ResponderEliminar
  2. Que ótima sugestão... Nunca experimentei! As fotografias deixam-nos com água na boca... :)
    Bj e Bom Ano Novo
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Esta tarte está uma verdadeira tentação! Que delícia! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto muito de bolo rei e de todas as suas variações. Mas também gosto deste, provei em casa da minha irmã que faz todos os natais e realmente é muito bom.

    ResponderEliminar
  5. Desculpe mas tenho de corrigir um erro seu. A receita que apresenta é a verdadeira galette des rois. Existe duas coisas muito parecidas : o pithiviers e a galette que são distinctas pelo recheio. O pithiviers é composto por um creme de amêndoa e a galette por uma frangipane, ou seja uma mistura de creme pasteleiro e creme de amêndoa. Ou seja, frangipane não é igual a creme de amêndoa como o seu artigo o sugere. ;-)
    Céline Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Céline, se consultar o Petit Larousse Pâtissier, na pag. 216, há uma receita com o título: Galette des Rois à la frangipane, em que diz:
      Pour la creme frangipane: 80g de beurre, 1 petit oeuf, 80g de sucre glacé, 80g d'amandes en poudre. Mas há também há quem chame frangipane à mistura do creme de amêndoas com o creme pasteleiro.
      Obrigada pela observação.


      Eliminar
  6. Ao contrário de ti eu adoro frutas cristalizadas!!!
    A galette é sem dúvida uma sobremesa muito vistosa, a que mostras está linda!

    ResponderEliminar
  7. Adorei esta receita adoro Gallete de Rois o sabor e aroma a amêndoa são divinais,obrigada por partilhar esta delicia:)
    Eu também não sou muito apreciadora de bolo rei por causa das frutas cristalizadas, por isso acho que para os reis, vou arriscar fazer esta receita.

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  8. Humm ... parece divinal, eu também não sou muito apreciadora de frutas cristalizadas. bjs

    ResponderEliminar
  9. Oh já cá faltava a nossa galette :) Adoro mas este ano não tive de tempo de fazer a minha e fui ao Eleclerc comprar uma já feita que tb não é má de todo.. Eu lanço as ostras em breve, tb as comes no Natal certo? beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto das de compra :)
      Ostras é raro comer, mas até gosto!
      Obrigada *___*
      Bjinhoos

      Eliminar
  10. Está tão lindo!! E pelo aspecto também deverá estar delicioso :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. tem um aspecto delicioso!!! nunca experimentei mais deve ser super gostosa!!!!
    bom ano!!!

    ResponderEliminar
  12. Cá em casa é muito apreciada pelo meu pai, mas até agora temos comprado sempre!! Mas a tua receita deixou-me com muita vontade de experimentar, ficou linda!!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  13. Nunca provei das de compra ou fiz em casa mas tem tão bom aspecto que me arriscava...
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  14. Adorei a galette des rois. Ficou com um aspecto fantástico.
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Ai Patricia que maravilha que está esta Gallete.... adorava poder comer uma fatia. Agora caia mesmo bem.. :) tenho que tentar fazer porque como tu também não acho graça ao Bolo Rei..
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  16. Olá Patrícia,
    as fotos mostram uma galette deliciosa, nunca experimentei fazer, talvez um dia :) Ficou linda, parabéns
    Bjns
    Isabel
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Ficou maravilhoso amiga, mesmo com vontade de trincar o ecrã...bjokitas

    ResponderEliminar
  18. Ficou linda e deixou-me com água na boca!

    ResponderEliminar
  19. O meu maridinho adora... e a família dele devora-as... Descobri com eles e é muitoooooo bom!!! Vou-lhe fazer uma surpresa!!!

    Obrigada e beijinhos,
    Paula

    ResponderEliminar
  20. Parece deliciosa :D

    Beijinhos e bom fim-de-semana! :D

    ResponderEliminar
  21. Também tinha pensado fazer uma amanhã para festejar os Reis. Tinha outra receita mas vou experimentar a tua!
    Bjs

    ResponderEliminar
  22. Para mim este também é bem melhor e mais interessante que o bolo rei tipico português. Ficou absolutamente lindo!! Adorei esse recheio, é uma delicia :)

    ResponderEliminar
  23. Devo dizer, que fiquei com alguma "inveja", por nunca ter provado esta maravilha. :(
    Mas que aspecto delicioso e pela tua descrição....
    Vou levar a receita. ;)
    Beijinhos

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. Oi Patricia, eu adoro o bolo de reis, não tenho problema com as frutas cristalizadas, mas isso não tira o brilho dessa maravilhosa receita.Fiquei aqui com água na boca.Adorei.Beijos e um 2013 cheio de paz, amor, harmonia e felicidade.

    ResponderEliminar
  25. Perfeito. Andava à procura de uma receita de galette des rois porque o Vel viveu muitos anos em França e é uma das suas memórias de criança que eu queria materializar ainda neste início de ano. Feliz 2013 Patrícia, sempre com receitas saborosas e fotografias elegantes :)

    ResponderEliminar
  26. Muito apetitosa essa galette! Em toda a minha vida só comi uma vez, nem sei porquê, pois gosto muito de pasta (ou massa?) de amêndoa. Já passaram os Reis mas fica na minha lista de receitas para experimentar.

    Um feliz ano de 2013.

    ResponderEliminar
  27. A galette faz parte da minha tradição e está sempre nas minhas festas de Natal... Adoro!!
    Esta está fantástica!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  28. Estou como tu Patricia, detesto frutas cristalizadas vai-se la saber porque...mas bolo rei tradicional nao e para mim. Por acaso nunca provei esta galette des rois, mas pelo aspecto deve ser maravilhoso.

    Desejo-te um optimo 2013 com tudo de bom.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Uma fatia de gallete des rois com um copo de Cidre de Pomme...hummm!!! Faz me lembrar os tempos (bons) em que morei em França! Por cá, costumo comprar nesta altura a gallete!!! Haver se um dia faço uma, a sua parece deliciosa! Mas, tb gosto do nosso bolo rei, não como as frutas cristalizadas!Bom Ano!

    ResponderEliminar
  30. Parece deliciosa ! Nunca fiz mas tenho que fazer uma um dia destes.Adoro a galette des rois,comi muitas vezes em Paris :)

    ResponderEliminar
  31. Patricia, utilizou uma forma? ou fez sem? Eu este ano no natal tambem fiz uma, mas o recheio é diferente do seu.Não leva o creme pasteleiro e fiz sem forma, mas as laterais não ficaram assimtão bonitas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Madalena,
      Fiz numa tarteira, para espalhar melhor o recheio. Algumas receitas não levam o creme pasteleiro. Com este fica muito melhor e mais espesso.
      Obrigada :)
      Bjinhoos

      Eliminar
  32. Olá Patricia.
    Feliz 2013 com muita paz, amor e realizações.
    Bela gallete de rois para festejar o dia de reis. Ficou muito bonita. Como toda a gulosa adoraria tanto esta como o bolo de reis...mas com certeza repetiria mais uma fatia da gallete.
    As fotos ficaram lindas.
    Beijinhos da Gina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Gina pela amabilidade *___*
      Bom ano 2013!
      Bjinhoos

      Eliminar
  33. Concordo e subscrevo o meu desagrado pelos frutos cristalizados e a minha aprovação por esta galette des rois que ando há tempos para experimentar mas nunca o fiz. Ficou magnífica e super tentadora de aspecto!
    Beijinhos e feliz Ano Novo,
    Lia.

    ResponderEliminar
  34. Vous êtes un ange de nous proposer cet article de recette de Galette des Rois, mon fils adore. Mais on a eu des problèmes à obtenir un composants, puisque je réside près de St-Herblain et malheureusement on y obtient pas continuellement exactement les mêmes produits pour cuisiner. Quand c'est possible j'implore mes parents d'en acquérir à Caen ou alors je vais directement sur le guide de magasins en ligne http://www.mesgourmandises.com qui propose une belle sélection de magasins pour acheter sur internet des épices pour faire la cuisine de tous pays. Tu as d'autres fournisseurs pour se faire envoyer ces épices ? Merci à toi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Je sais que c'est difficile à trouver la fève tonka et la vanille bourbon dans certaines régions. Ici au Portugal, il y en a pas en commerce, c'est une amie qui me les a offert. Le mieux c'est de les acheté en ligne. Je ne commande jamais des épices de france puisque les frais de ports sont trop cher.
      Je connais celui ci (http://www.bienmanger.com/) et à Paris les épiceries G. Detou.
      Merci pour votre commentaire, c'est gentil *______*
      Bisous

      Eliminar
  35. Que gallete deliciosa. Adoro coco e o aroma da baunilha juntos... Ficou com um ar muito apetitoso e... Guloso. As fotos também falam por si.

    http://pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita...
Comentários, dúvidas ou sugestões são sempre bem-vindos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...