Bolo de arroz

Nada melhor do que comer um bolo de arroz dos verdadeiros…

Há muito que andava para experimentar e ao ver estas formas de papel que, por serem grandinhas, estavam esquecidas no armário, lembrei-me dos bolos de arroz. Adoro ver bolos a crescerem no forno, com aquele cheiro tão reconfortante…É das coisas que mais me dá prazer na cozinha, principalmente naqueles dias frios e molhados. Depois quando vejo o meu filho deliciado a saborear um bolo de arroz, e dizer “mamã…fazes uns bolos tão giros!”, fico com vontade de ir a correr fazer mais uma fornada :)

 

Bolo de arroz

Adaptado de “A Cozinha Ideal” de Manuel Ferreira

  • 6 ovos + leite = 500ml
  • 300g de açúcar
  • 300g de farinha de trigo
  • 150g de farinha de arroz
  • 150g de manteiga, à temperatura ambiente
  • 25g de fermento em pó
  • Essência de baunilha
  • Raspas de limão

Nota: Esta receita rende cerca de 12 bolinhos. Fiz metade da receita.

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Colocar umas formas de papel num tabuleiro (ou forrar uns aros com papel vegetal, deixando uma margem de 1cm)

TMX-Bimby: Colocar a borboleta. Bater a manteiga com o açúcar 3min/vel3,5. Juntar os ovos, o leite, as raspas de limão, a essência e bater 3min/vel 3,5. Juntar as farinhas e o fermento, peneirados e envolver 20 seg/Vel 3.

Tradicional: Bater a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Juntar os ovos, o leite, a essência, as raspas de limão e bater até ficar bem incorporado. Juntar as farinhas e o fermento peneirados e envolver bem.

Encher as formas até dois terços da altura, polvilhar com açúcar e levar ao forno a 200ºC cerca de 5 minutos e passar para 180ºC até estarem cozidos. A meio da cozedura polvilhar com mais açúcar.

 

                

 

 

 

Iogurte de fava tonka (cumaru)

 

Dedico esta receita à querida Helena, do fantástico Sabores de Canela, um blogue apaixonante cheio de cor e sabor, com fotos deslumbrantes. Um dos meus favoritos.

A Helena, que tive o prazer de conhecer este verão, teve a amabilidade de me oferecer umas favas Tonka, também conhecidas pelo nome Cumaru, vindas do Brasil, que há imenso tempo andava curiosa para provar, pois é muito usada na pastelaria francesa. Esta fava, proveniente de uma árvore nativa da Amazónia, tem um sabor adocicado, parecido ao da baunilha e caramelo e é ótima para aromatizar todo o tipo de sobremesas. Fiquei apaixonada pelo perfume da fava e o iogurte ficou absolutamente divino. Obrigada Helena :)

 

 

Iogurte de fava tonka (cumaru)

     Para 7 a 8 un.

  • 1l de leite meio-gordo (fresco tipo Vigor)
  • 3 c. (sopa) de leite em pó
  • 100g de açúcar
  • 1 iogurte natural
  • 1 fava tonka

 

TMX-Bimby: No copo colocar o leite, o leite em pó e o açúcar e misturar na 15seg/vel 3. Juntar a fava tonka e programar 9min/90º/vel.3. Deixar arrefecer com a fava lá dentro. Quando estiver morno, retirar a fava, juntar o iogurte e misturar novamente uns segundos na vel. 3.

Tradicional: Num tacho, colocar o leite, o leite em pó, o açúcar e misturar com um fouet até ficar bem dissolvido. Juntar a fava tonka e levar ao lume até levantar fervura e deixar arrefecer com a fava tonka lá dentro. Quando estiver morno, retirar a fava, juntar o iogurte e misturar com o fouet até ficar bem integrado.

Distribuir pelos copos e levar à iogurteira cerca de 10 horas. No final do tempo colocar as tampas e reservar no frigorífico pelo menos 4 horas antes de consumir. Caso não tenha iogurteira, deverá abafar bem os copos com uma manta polar, dentro do forno previamente aquecido a 50ºC, cerca de 12 horas.

 

 

 

 

 

Queques de baunilha e chocolate (a vapor)

 

 

Hoje trago-vos uma ideia fantástica para uma festinha de crianças ou estilo Vintage. Quando vi esta receita no fabuloso blog La Receta de la Felicidad, um dos meus favoritos, fiquei apaixonada…não resisti e fui logo experimentar, só que na versão baunilha e chocolate. Podem fazer de outras cores, usando puré de fruta ou mesmo corantes. Achei mais prático fazer as bolinhas com uma palhinha. Optei por rechear com chocolate de leite mas podem usar também Nutella ou doces de fruta.

 

Queques de baunilha e chocolate a vapor

Adaptado do site La Receta de la Felicidad

Para cerca de 12 un.

  • 3 ovos
  • 200g de açúcar
  • 150ml de leite
  • 300g de farinha c/ fermento
  • 3 c. (chá) de cacau em pó
  • Essência de baunilha q.b.
  • 100g de chocolate de leite, aos quadrados

 

Em primeiro lugar deverá colocar as forminhas de papel dentro de outras em alumínio ou silicone (para não se molharem).

TMX – Bimby: Colocar a borboleta. Bater os ovos com o açúcar 5 min/37º/vel 3,5. Adicionar o leite, a farinha, a essência e misturar uns segundos na vel.3, até ficar homogéneo.

Tradicional: Bater os ovos com o açúcar até dobrar de volume e obter um creme esbranquiçado. Juntar a essência de baunilha, o leite e a farinha e envolver até ficar ficar homogéneo.

Dividir a massa em duas taças. Adicionar o cacau a uma delas e misturar bem. Distribuir a massa pelas forminhas, introduzindo um quadradinho de chocolate no meio. Metade serão de massa branca e outra metade de massa de cacau. Com a ajuda de uma palhinha, “aspirar” um pouco de massa branca e formar bolinhas afastadas nos queques de cacau, pressionando cuidadosamente a ponta da palhinha. Repetir a operação, com outra palhinha, para os queques brancos.

TMX-Bimby: Colocar meio litro de água no copo e programar 25min/Varoma/Vel 1. Entretanto, colocar as forminhas na varoma, cobrir com papel de alumínio e passado 10 minutos, quando água estiver a ferver, colocar a Varoma por cima do copo. Deixar cozer até ao final do tempo (15 min). Repetir a operação para os restantes queques visto que não cabem todos de uma vez.

Panela a vapor: Colocar um pouco de água numa panela que coza a vapor e levar ao lume. Quando a água estiver a ferver, colocar os queques na parte superior e cobrir com uma folha de alumínio. Colocar a tampa. Cozer cerca de 15 minutos. Repetir a operação para os restantes queques se não caberem todos de uma vez.

Nota: Os queques de cacau cresceram mais do que os outros.

 

 

 

 

 

 

Brownie-cheesecake de baunilha e framboesa ::: e uma parceria!

 

 

O post de hoje é especial… Venho anunciar uma parceria.

O Cavalinho de Madeira é um projeto de personalização e decoração da sua festa/evento, desde um baby shower, um chá entre amigas ou até festas de aniversário, batizados, entre outros. Cria convites personalizados, imprimíveis para festas e material decorativo impresso com temas variados, elegantes e encantadores, principalmente estilo Vintage. Basta escolher um tema que o Cavalinho de Madeira trata de idealizar o cenário. O Coco & Baunilha pode complementar a sua festa com bolos, cupcakes, cheesecakes, iogurtes…ou outras sobremesas, a condizer com esse mesmo tema, de forma a torná-la ainda mais bela e deliciosa.

Para vos mostrar um exemplo, escolhi este brownie-cheesecake que é simplesmente maravilhoso. Uma combinação irresistível. Cada garfada é uma explosão de sensações…

Para quem ainda não conhece, convido-vos também a visitar a amorosa cozinha  da Su ::: Suvelle Cuisine, autora do Cavalinho de Madeira.

 

 

 

 

Brownie-cheesecake de baunilha e framboesa

Adaptada do livro “confeitaria hummingbird – receitas de sonho”

brownie

  • 200g de chocolate preto
  • 160g de manteiga
  • 150g de açúcar em pó (icing sugar)
  • 3 ovos
  • 1 pitada de sal
  • 110g de farinha s/ fermento

cheesecake

  • 400g de queijo creme (usei petit suisse natural c/ 40% mat.g.)
  • 100g de açúcar em pó (icing sugar)
  • 1 c. (sopa) de açúcar baunilhado
  • 2 ovos

creme de framboesa – cobertura

  • 300ml de natas p/ bater
  • 100g de açúcar em pó
  • 150g de framboesas (+ para decorar)

 

Pré-aquecer o forno a 170ºC. Forrar um tabuleiro com 33x23x5 cm, com papel vegetal, deixando uma margem de 2 cm de forma a poder desenformar mais facilmente.

Brownie

Derreter o chocolate em banho-maria e deixar arrefecer um pouco.

TMX-Bimby: Colocar a borboleta, a manteiga, o açúcar e os ovos e programar 5min/37º/vel 3. Juntar o chocolate reservado, a farinha, o sal e misturar uns segundos na vel 3, até ficar homogéneo.

Tradicional:  Numa taça bater a manteiga e o açúcar, com uma batedeira, até obter um creme homogéneo. Adicionar os ovos, um de cada vez, batendo bem e raspando os lados da taça com uma espátula de borracha, depois de cada adição. Adicionar a farinha peneirada, o sal e mexer bem. Depois bater tudo na velocidade máxima até obter uma mistura fofa. Deitar o chocolate derretido, pouco a pouco, e misturar cuidadosamente.

Deitar no tabuleiro e alisar com uma espátula. Reservar.

Cheesecake

TMX-Bimby: Colocar no copo queijo creme, os açúcares e misturar na vel. 3 até ficar homogéneo. Juntar os ovos, um a um, misturando na mesma velocidade entre cada adição até obter um creme fofo.

Tradicional: Bater o queijo creme, com os açúcares até obter um creme espesso e fofo. Adicionar um ovo de cada vez e misturar bem entre cada adição, raspando os lados da taça com uma espátula de borracha. Bater na velocidade máxima até obter uma mistura fofa e cremosa.

Com a ajuda de uma colher, deitar a mistura por cima do brownie e alisar com uma espátula. Levar ao forno, cerca de 30 a 40 minutos, ou até que o cheesecake fique firme ao toque e levemente dourado nas extremidades. Deixar arrefecer por completo. Colocar 1 hora no frigorífico.

Creme de framboesas

TMX-Bimby: Colocar a borboleta, as natas bem frias, o açúcar e bater 2 min/vel 3,5. (Atenção para não passarem a manteiga). Juntar as framboesas e bater mais uns segundos na mesma velocidade até ficarem bem incorporadas.

Tradicional: Bater as natas bem frias com o açúcar. Quando começar a ficar firme, juntar as framboesas e bater até ficar bem integrado.

Espalhar o creme de framboesas por cima do cheesecake, alisando com uma espátula. Levar ao frigorífico umas horas ou se possível, uma noite. Decorar com framboesas e servir.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bolo zebra com chocolate branco

 

 

O Outono chegou e o chocolate também, para aquecer os nossos dias molhados e sem sol :)

Depois da minha primeira versão de bolo zebra, em que o efeito não me satisfez completamente porque o cacau acabou por se espalhar durante a cozedura, decidi experimentar esta versão do Whole Kitchen. Finalmente obtive o resultado que pretendia. O bolo é delicioso. Ainda tenho outra versão mas só com claras, que irei publicar em breve.

 

 

Bolo zebra com chocolate branco

Adaptado do Whole Kitchen

    Bolo

  • 4 ovos
  • 230g de açúcar
  • 1 c. (sopa) de açúcar baunilhado
  • 250ml de leite
  • 250ml de óleo
  • 300g de farinha c/fermento
  • 2 colheres de sopa de cacau
  • 1 pitada de sal

Cobertura

  • 200g de chocolate branco
  • 1 c. (sopa) de manteiga

 

TMX-Bimby: Colocar a borboleta no copo. Bater os ovos inteiros com os açúcares 4min/37ºC/vel 3,5. De seguida marcar mais 4min/vel 3,5. e juntar o óleo em fio, pelo bocal. Juntar o leite e misturar 1min/ vel 3,5. Por fim adicionar a farinha peneirada, o sal e envolver 15seg/vel3 ou até ficar bem integrada.

Tradicional: Bater os ovos com os açúcares até obter um creme fofo e esbranquiçado. Sem deixar de bater, adicionar o óleo pouco a pouco. Quando estiver bem integrado juntar o leite e mexer bem. Juntar a farinha e o sal, peneirados e mexer bem com um fouet até ficar integrada.

Separar metade da massa, juntar o cacau e misturar bem. Untar uma forma e polvilhar com farinha. Ligar o forno a 180ºC. Com a ajuda de duas colheres para gelado (usei dois jarrinhos medida e fiz anéis mais largos), colocar uma colher de massa de baunilha no centro da forma e logo de seguida uma colher de massa de cacau no centro da primeira. Proceder desta forma até finalizar as massas. Levar ao forno, cerca de 40 minutos a 180ºC.

Quando o bolo estiver frio, derreter o chocolate branco com a manteiga. Deixar arrefecer um pouco antes de cobrir o bolo.

Nota: Se usar forma de silicone, tenha o cuidado de a colocar em cima da grelha que irá ao forno, antes de despejar a massa.