Boston cream pie

Este bolo foi o eleito para festejar um aniversário cá em casa. Depois de ver várias receitas, acabei por optar pela versão da Andreia do adorável blogue Baunilha e Caramelo que tem sempre belíssimas receitas com fotos amorosas.

É realmente um bolo delicioso e perfeito para um aniversário.

Boston cream pie

Receita adaptada do blog Baunilha e Caramelo

Bolo:

  • 4 ovos
  • 240g de açúcar
  • 240g de farinha (usei autolevedante)
  • 100g de manteiga
  • 200 ml de leite
  • 1 c. (sopa) de extracto de baunilha

Creme:

  • 400ml de leite
  • 4 gemas
  • 30g de amido de milho
  • 80g de açúcar
  • 1 c. (sopa) de rum
  • 1c. (sopa) de manteiga

Glacé de chocolate:

  • 60g de chocolate negro de culinária
  • 2 c. (sopa) de chocolate em pó
  • 2 c. (sopa) de açúcar em pó
  • 1 c. (sopa) de mel
  • 100ml de natas
  • 1 c. (sopa) de rum

 

Bolo

Pré-aquecer o forno a 180º. Untar 2 formas de 20cm com manteiga, forrar o fundo com papel vegetal e polvilhar com farinha. (No meu caso usei formas de silicone).

Tradicional: Levar ao lume o leite com a manteiga só até esta derreter. Não deixar ferver. Reservar até ficar morno. Bater os ovos com o açúcar cerca de 5 minutos até obter um creme espesso e esbranquiçado. Juntar em 3 vezes a farinha peneirada e envolver delicadamente com uma espátula. Adicionar o leite morno, o extrato de baunilha e envolver bem. Dividir a massa pelas 2 formas e levar ao forno até estar cozido. Deixar arrefecer antes de desenformar.

Thermomix – Bimby: Num tachinho, aquecer o leite sem ferver e juntar a manteiga para esta derreter. Miturar e reservar até ficar morno. Com a borboleta no copo, bater os ovos inteiros com o açúcar 5min/37º/vel3,5. Juntar a farinha peneirada e envolver 15seg/vel3. Juntar o leite morno, o extrato de baunilha e envolver uns segundos na vel. 3. Dividir a massa pelas 2 formas e levar ao forno até estar cozido. Deixar arrefecer antes de desenformar.

Creme

Tradicional: Com a vara de arames, bater as gemas com metade do açúcar e o amido de milho até obter uma mistura fofa.Levar ao lume o leite com o restante açúcar até levantar fervura. Retirar do lume e juntar um 1/3 do leite às gemas, sem para de mexer com a vara de arames. Juntar a mistura das gemas ao restante leite e levar novamente ao lume, mexendo sempre com a vara e até engrossar. Retirar do lume e juntar a manteiga e o rum. Deixar arrefecer um pouco e tapar com película aderente, de forma a que esta fique colada ao creme. Levar ao frigorífico até ficar frio.

Thermomix-Bimby: No copo, colocar todos os ingredientes excepto a manteiga e programar 7 min./temp.90º/vel.4. No final juntar a manteiga e misturar na vel.4 até ficar homogéneo. Tapar com película aderente e reservar.

Glacé de chocolate

Tradicional: Levar todos os ingredientes ao lume, mexendo sempre com uma vara de arames, até obter um creme homogéneo e brilhante. Retirar do lume e deixar arrefecer completamente. Para acelerar o processo, colocar uns instantes no frigorífico.

Thermomix-Bimby: Colocar o chocolate partido no copo e dar uns golpes de turbo até ficar triturado. Juntar os restantes ingredientes e programar 6min/90º/vel 3, até obter um creme homogéneo e brilhante. Reservar e deixar arrefecer completamente (para engrossar).

Montagem

Colocar um bolo no prato de servir. Espalhar generosamente o creme por cima deixando uma margem de 2 cm na extremidades. Colocar o outro bolo por cima pressionando um pouco. Espalhar o glacé de chocolate e levar ao frigorífico até servir.

 

Semifreddo de baunilha, framboesa e pistácio

Hoje trago-vos uma tentação gelada! Uma receita para dar as boas vindas ao verão…

Uma sobremesa requintada, com três ingredientes que adoro, só podia ser um sucesso. O pistácio é o meu ingrediente de eleição nos gelados. Com baunilha e framboesas a combinação não podia ser melhor.

 

 

    Semifreddo de baunilha, framboesa e pistácio

        Adaptada do blog Fruits and Vegetables

  • 4 gemas
  • 1 ovo
  • 160g de açúcar
  • 1 vagem de baunilha
  • 400ml de natas (p/ bater), bem frias
  • Gotas de sumo de limão q.b.
  • 100g de pistácios
  • 250g de framboesas

 

Thermomix – Bimby

Forrar uma forma de cake, de 19 x 9cm com película aderente.

Descascar os pistácios e demolhá-los 5 minutos em água a ferver. Retirar as peles, secá-los com um pano. Colocá-los no copo bem seco e dar 2 ou 3 golpes de turbo. Reservar.

Colocar a borboleta no copo bem limpo. Juntar o ovo, as gemas, as sementes da vagem de baunilha, raspadas e o açúcar. Programar 7 min/70º/vel. 3 ou até engrossar. Retirar e deixar arrefecer.

No copo bem limpo, colocar a borboleta, as natas bem frias (ou semi-geladas) e programar 2 min/Vel 3,5, ou até estarem ficarem firmes. Quando começar, juntar pelo bocal umas gotas de sumo de limão. Tem de estar com atenção para as natas não passarem a manteiga.

Num recipiente, misturar o creme de ovos com as natas, envolvendo pouco a pouco e delicadamente. Juntar os pistácios e algumas framboesas e misturar. Despejar o creme de natas na forma e alisar bem. Enterrar algumas framboesas no creme. No meu caso sobrou creme e coloquei numas forminhas de silicone. Tapar com película aderente e levar ao congelador, durante uma noite para solidificar bem. Retirar do congelador uns minutos antes de desenformar. Esperar que derreta um pouco antes de servir.

Tradicional

Forrar uma forma de cake, de 19 x 9cm com película aderente.

Descascar os pistácios e demolhá-los 5 minutos em água a ferver. Retirar as peles, secá-los com um pano e triturá-los grosseiramente. Reservar.

Num tigela refractária, colocar as gemas, o ovo, o açúcar e as sementes raspadas da vagem de baunilha. Mexer bem e levar ao lume em banho-maria, mexendo sempre com um fouet, tendo o cuidado de não deixar a tigela tocar no fundo do tacho com água (no meu caso a tigela nem tocava na água). mexer sempre cerca de 5 a 10 minutos, até o creme engrossar. Retirar do lume e deixar arrefecer, mexendo de vez em quando.

Bater as natas bem frias (coloco sempre no congelador uns 30 minutos) com umas gotas de sumo de limão, até ficarem bem firmes.

Misturar o creme de ovos com as natas, envolvendo pouco a pouco e delicadamente. Juntar os pistácios e algumas framboesas e misturar. Despejar o creme de natas na forma e alisar bem. Enterrar algumas framboesas no creme. No meu caso sobrou creme e coloquei numas forminhas de silicone. Tapar com película aderente e levar ao congelador, durante uma noite para solidificar bem. Retirar do congelador uns minutos antes de desenformar. Esperar que derreta um pouco antes de servir.

 

 

 

 

Creme de tapioca de baunilha com compota de cereja

Há muito tempo que andava para experimentar uma sobremesa com tapioca. Quer pelo belo aspeto das pérolas rosadas e translúcidas quer pela curiosidade de saborear a textura das mesmas. Inicialmente estranhei a  consistência meio gelatinosa mas o sabor é ótimo. A compota de cereja combina na perfeição. Aqui fica a sugestão, espero que gostem.

Creme de tapioca de baunilha com compota de cereja

 

     Creme de tapioca

  • 600 ml de leite
  • 200 ml de água
  • 70g de tapioca
  • 50g de açúcar
  • 1 vagem de baunilha

     Compota de cereja

  • 250g de cerejas, descaroçadas
  • 50g de açúcar
  • 4 c. (sopa) de água

    

Thermomix – Bimby

Colocar as cerejas descaroçadas no copo, juntar a água e o açúcar e programar 15 min/100º/vel. 1. Deixar arrefecer.

No copo, colocar o leite, a água, o açúcar, a vagem de baunilha aberta e as sementes da mesma e programar 6min/90º/Vel 2. Juntar a tapioca e programar 25min/80º/vel 2 c.inversa. Retirar a vagem e distribuir a tapioca pelos copos. Colocar compota de cereja por cima e levar ao frigorífico cerca de 3 horas.

Tradicional

Levar as cerejas descaroçadas com a água e o açúcar ao lume, mexendo de vez em quando até evaporar a água e obter uma compota (cerca de 10 a 15 minutos). Deixar arrefecer.

Entretanto, num tacho, misturar o leite, a água, o açúcar, a vagem de baunilha aberta e as sementes da mesma. Levar ao lume até levantar fervura. Juntar a tapioca e cozinhar até esta estar cozida, mexendo de vez em quando (Entre 20 a 30 minutos, consoante o tamanho das pérolas). Quando está cozida, a tapioca fica translúcida. Retirar a vagem e distribuir a tapioca pelos copos. Colocar compota de cereja por cima e levar ao frigorífico cerca de 3h.

 

Panna cotta de maracujá

O verão está à vista e já apetece sobremesas fresquinhas. Depois do sucesso que foi a versão de morango, resolvi experimentar com maracujá. E foi outro sucesso! A consistência que a cuajada lhe confere é única e o crocante das sementes dá-lhe o toque final. Adorei…o maracujá tem tudo a ver com semifrios.

Panna cotta de maracujá

 

  • 3 pacotes de cuajada* Royal ®
  • 200ml de leite
  • 3 pacotes de natas (podem ser light)
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de polpa de maracujá
  • Essência de baunilha q.b.

* A cuajada (Royal) encontra-se à venda nos supermercados Supercor, no Corte Inglês, ou supermercados Apolónia (no Algarve), ou em qualquer supermercado espanhol. Penso que em breve estará disponível em todas as grandes superfícies. No entanto, pode ser substituída por folhas de gelatina (5 un.) ou gelatina em pó.

Thermomix - Bimby:

No copo, colocar os ingredientes, exceto a polpa de maracujá e programar 15 min/90º/vel 4. No final do tempo, programar a bimby na vel. 2 e ir juntando o a polpa de maracujá (reservar um pouco para a decoração).
Quando estiver tudo misturado, despejar para uma forma de silicone (ou outra) e levar ao frio para solidificar umas horas.

Tradicional:

Colocar num tacho os ingredientes, exceto a polpa de maracujá e misturar bem com uma vara de arames até fica bem dissolvido e homogéneo. Levar ao lume brando, mexendo sempre até levantar fervura. Retirar do lume, juntar a polpa de maracujá e misturar bem. Levar novamente ao lume, sem parar de mexer até levantar fervura. Retirar do lume e despejar para uma forma de silicone (ou outra) e levar ao frio para solidificar umas horas.

 

Zebra Bundt Cake

Se há coisa que adoro é ir para a cozinha preparar um bolo; é como uma terapia para mim. Não me canso de experimentar novas versões com efeitos mármore ou zebra. Desta vez usei uma forma bundt. Para quem não sabe, é uma forma anelar, alta e geralmente com relevos. Este bolo fica com uma textura ótima e muito saboroso, ideal para miúdos e graúdos, para um lanche ou um pic-nic. Usei cacau puro de boa qualidade.

Zebra Bundt Cake

Adaptada do site Bakers Royale

      Bolo

  • 3 cup* de farinha autolevedante
  • ½ c. (chá) de sal
  • 2 ½ cup de açúcar
  • ½ cup de cacau em pó (puro)
  • 6 c. (sopa) de água
  • 1 ½ cup de manteiga s/ sal, derretida
  • Essência de baunilha q.b.
  • 5 ovos
  • ½ cup de leite

      Ganache

  • 90g de natas
  • 100g de chocolate negro

*1 Cup equivale a 250ml. Se preferirem, neste blog, podem consultar a conversão de cup em gramas.

Tradicional:

Unte uma forma de buraco com manteiga e polvilhe com farinha. (Se usar uma forma de silicone, salte este passo).

Peneire a farinha o fermento e o sal numa tigela e reserve.

Noutra tigela adicione ½ cup de açúcar, o cacau em pó e a água, em seguida, bata até a mistura ficar lisa e reserve.

Bater a manteiga e o restante açúcar. Bata na velocidade máxima cerca de 1 minuto. Adicione a baunilha e bata. Adicione os ovos um de cada vez, batendo bem após cada adição até obter uma massa clara e macia (semelhante à massa de panqueca).

Adicione a farinha em três vezes, alternando com o leite, em duas vezes e bata até ficar homogéneo. Divida a massa em 2 (uma delas com mais quantidade).
Acrescente o creme de cacau à massa menor e mexa bem até ficar homogéneo.

Usando uma colher de gelado, coloque três colheres da massa branca na forma. De seguida despeje uma colher da massa de chocolate no centro da massa de baunilha. Continue a alternar entre baunilha e camadas de chocolate até ao fim.

Leve ao forno pré-aquecido a 180º até estar cozido (verificar com um palito). Deixe arrefecer completamente.

Ganache:

1. Triturar o chocolate e reservar. Ferver as natas e retirar do lume. Juntar o chocolate e mexer bem. Deixe arrefecer até ficar com a consistência desejada. Decore o bolo a gosto.

 

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...