Iogurte de pera e mel

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Como é costume, os iogurtes não param cá em casa… Sempre a pensar em fornadas diferentes. Pera, mel e canela…uma combinação perfeita. O mel torna-os bem aromáticos e saudáveis.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Iogurte de pera e mel

 

  • 1l de leite meio-gordo (fresco)
  • 1 iogurte natural
  • 2 colheres (sopa) de leite em pó
  • 3 ou 4 peras maduras
  • 4 c. (sopa) de mel
  • 50g de açúcar amarelo
  • 1 pitada de canela
  • 1/2 limão (sumo)

 

Thermomix-Bimby:

Coloque no copo as peras descascadas, o sumo de limão e 2 colheres de sopa de mel. Programe 10 min/Temp Varoma/Vel 2. Distribuir a compota pelos copinhos e deixar arrefecer.

No copo da Bimby, colocar o leite, o restante mel, a canela, o açúcar, o leite em pó e marcar 8min./temp.100º/vel.3. Deixar arrefecer até atingir 50º. Juntar o iogurte e mexer 18seg/vel 4. Distribuir pelos copinhos e levar à iogurteira cerca de 10h. Colocar de imediato no frigorífico (sem deixar arrefecer) por mais 6h no mínimo.

Tradicional:

Descascar as peras, cortar aos bocadinhos e regar com sumo de limão. Levar ao lume numa frigideira anti-aderente com 2 colheres de sopa de mel, até evaporar a água e obter uma compota. Distribuir pelos copinhos e deixar arrefecer.

Ferver o leite com o leite em pó, o açúcar, a canela e o mel restante. Deixar arrefecer. Quando estiver morno (40º) juntar o iogurte e mexer muito bem com um fouet ou no liquidificador. Encher os copos com cuidado e levar levar à iogurteira cerca de 10h. Depois desse tempo colocar de imediato no frigorífico no mínimo 6h antes de servir.

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Macarons de noz e ovos moles à portuguesa

Estes macarons foram uma aventura! Começou por ser um desastre que por fim acabou bem. Isto tudo porque pensei em usar nozes em vez de amêndoa. Como não se encontra farinha de nozes, optei por triturá-las e obtive uma pasta devido à oleosidade, por isso não ficaram perfeitos mas são deliciosos. Desta vez a receita é adaptada à Bimby  e foi ela que os salvou! A combinação é perfeita e bem portuguesa :)

Macarons de noz e ovos moles

Adaptada do site Thermomix Recipes

     Conchas:

  • 125g de nozes moídas
  • 150g de açúcar em pó
  • 75g de açúcar
  • 100g de claras de ovos (aprox. 3 un., à temperatura ambiente)
  • 1 pitada de sal
  • 2 gotas de sumo de limão

     Ovos moles:

  • 5 ovos
  • 250g de açúcar
  • 150g de água
  • 1 c. (sopa, rasa) de amido de milho

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Conchas:

Thermomix – Bimby:

Pulverizar as nozes uns segundos na vel. 10.

Espalhar a farinha de nozes num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno a 180ºC durante 10 a 15 minutos para secar (se verificar que começa a tostar baixar a temperatura). Deixar arrefecer.

Misturar no copo a farinha de nozes com o açúcar em pó 10seg/ vel 10. Reservar. Com o copo bem limpo e seco e com a borboleta, bater as claras em castelo com o sal e as gotas de limão 4 min/ Vel 4, adicionando o açúcar ao fim de 2 minutos. Juntar a mistura de nozes/açúcar e misturar 15seg/Vel colher inversa (Como a farinha de noz é muito oleosa e não secou o suficiente tive de misturar mais tempo na vel. 4 para desfazer os grumos).

Tradicional:

Num robot de cozinha,  triturar as nozes até obter uma farinha. Espalhar a farinha de nozes num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno a 180ºC durante 10 a 15 minutos para secar (se verificar que começa a tostar baixar a temperatura). Deixar arrefecer.

Juntar o açúcar em pó e a farinha de noz e pulverizar uns segundos. Peneirar esta mistura e reservar (saltei este passo visto que era impossível peneirar devido à oleosidade da farinha de noz).

Com a batedeira na vel. 1, bater as claras com o sal e as gotas de limão até formar uma espuma, juntar o açúcar e bater na velocidade máxima até formar um merengue com picos firmes. Juntar a mistura de farinha de noz/açúcar pouco a pouco e envolver delicadamente, com a ajuda de uma espátula de silicone, fazendo movimentos de baixo para cima, de forma a não partir as claras e não perder muito ar, até obter um creme liso e brilhante. Este processo demora uns minutos.

Preparação dos macarons

Preparar um saco de pasteleiro com uma boquilha redonda com cerca de 1cm de diâmetro. Para facilitar e para que as conchas fiquem regulares e redondas, imprimir esta minuta* e colocar por baixo do papel vegetal, em cima de um tabuleiro de forno. Com o saco pasteleiro perpendicular ao tabuleiro, apontar o bico no centro do círculo e pressionar até preencher o círculo. (desta maneira sairão redondas salvo se a massa estiver demasiado fluída, neste caso tenderá a expandir-se). Provavelmente formar-se-á um pequeno bico que desaparecerá em segundos. Ao terminar, bater com o tabuleiro na bancada duas ou três vezes para ficarem lisos. Deixar repousar os macarons cerca de 1 hora num local seco, se possível noutra divisão da casa (nada de lavar a loiça com os macarons por perto). É muito importante deixar repousar, visto que durante esse tempo se formará uma capa seca ao toque e ajudará a formar a característica crostinha na base do macaron durante a cozedura. Entretanto pré-aquecer o forno a 150ºC meia hora antes. Tocar os macarons e verificar se a superfície já não cola. Retirar a minuta com cuidado. Colocar o tabuleiro no meio do forno a 150ºC e cozer cerca de 10 minutos, baixar a temperatura para 140ºC e continuar a cozedura por mais 3 a 5 minutos (convém vigiar de forma a controlar melhor). Este processo depende muito do forno de cada um. Não se deve deixar dourar os macarons, estes deverão formar uma concha lisa e firme ao toque, o interior deverá ficar macio e húmido. Retirar do forno e deixar arrefecer totalmente no tabuleiro. Poderá guardar numa caixa em metal se não os rechear no próprio dia.

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Ovos moles

Thermomix – Bimby:

Colocar a água e o açúcar no copo e programar 17min/Temp Varoma/Vel 1.  Deixar arrefecer um pouco. Numa recipiente, misturar bem os ovos e juntar um pouco de calda mexendo rapidamente. Colocar a borboleta, marcar 9min/100º/Vel 2 e deitar os ovos batidos pelo bocal. Juntar uma colher de amido de milho peneirada. No final do tempo, misture na vel. 4/5 para obter um creme homogéneo. Deixar arrefecer completamente.

Tradicional:

Levar o açúcar e a água ao lume e deixe atingir o ponto espadana (117º). Retire do lume e deixearrefecer um pouco. Entretanto bata os ovos numa tigela. Junte um pouco de calda aos mesmos e misture vigorosamente. Deitar os ovos em fio sobre a restante calda, juntar o amido de milho peneirado e levar ao lume até engrossar, mexendo constantemente com um fouet. Deixar arrefecer completamente.

Montagem:*

Colocar uma colherzinha de ovos moles no meio da concha e pressionar com a outra metade. Podem conservar-se durante vários dias numa caixa hermética no frigorífico. Deverão ser consumidos à temperatura ambiente.

* Opto sempre por rechear os macarons no dia seguinte, ficam bem melhor.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Tarte de amêndoa, coco, baunilha e framboesa

O frio veio para ficar mas em contrapartida o Algarve nesta altura do ano está lindo e perfumado, as amendoeiras estão todas floridas, umas em tons rosa outras em tons brancos… Ao ver tanta flor apeteceu-me uma tarte primaveril.

Como tinha que escoar o meu stock de claras congeladas e tinha um resto de framboesas, pensei nos deliciosos Financiers que tinha feito há tempos. Mas a amêndoa era pouca por isso pensei em juntar coco e açúcar baunilhado e não é que ficou uma maravilha…! Optei por pulverizar o coco e a textura ficou mesmo boa. É uma tarte simples, daquelas que não necessitam de base.

2012 trouxe mudanças, com esta receita despeço-me do meu Algarve, vou mudar-me para a Capital.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

  Tarte de amêndoa, coco, baunilha e framboesa

 

  • 4 claras de ovo, à temperatura ambiente
  • 85g de coco ralado
  • 30g de amêndoa moída
  • 35g de farinha
  • 100g de açúcar baunilhado caseiro em pó
  • 100g de manteiga
  • 250g de framboesas (usei congeladas)

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

TMX-Bimby:

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar a base de uma tarteira com papel vegetal. Pulverizar o coco e a amêndoa moída 1 min/Vel 10. Juntar a farinha, o açúcar baunilhado em pó e a mistura de amêndoa/coco e misturar uns segundos na Vel 5. Juntar as claras* e misturar na Vel 4 até ficar homogéneo. De seguida juntar a manteiga derretida e processar novamente na vel. 4 até ficar bem incorporada. Deitar na forma e espalhar as framboesas por cima e levar ao forno a 180ºC, durante 30 minutos (testar com um palito).

Tradicional:

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Forrar a base de uma tarteira com papel vegetal. Num processador, pulverizar o coco e a amêndoa moída. Misturar bem a farinha, o açúcar baunilhado em pó e a mistura de amêndoa/coco. Juntar as claras* e misturar bem. De seguida juntar a manteiga derretida e misturar novamente até ficar bem incorporada. Deitar na forma e espalhar as framboesas por cima e levar ao forno a 180ºC, durante 30 minutos (testar com um palito).

* Nesta receita não é necessário bater as claras em castelo.

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Chocolate quente…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Pronto! Aqui está, conforme prometido…

Um chocolate tremendamente delicioso e algo espesso…muito aromático para acompanhar o pãozinho Viena de há pouco…ou com uma bela fatia de bolo.

Este fim de semana apetece mesmo uns mimos!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Chocolate quente

 Adaptado do blog La Receta de La Felicidad

      Para 2:

  • 400ml de leite gordo
  • 60g de chocolate preto do bom (usei Lindt)
  • 4 c. (sobremesa) de cacau magro em pó
  • 40g de açúcar baunilhado (usei caseiro)
  • 1 pitada de canela
  • 10g de Maizena

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

TMX-Bimby:

Colocar o chocolate no copo e dar uns golpes de turbo. Juntar os restantes ingredientes e programar entre 7min/90º/vel.4. O tempo dependerá da temperatura inicial do leite, por isso caso seja necessário programe mais 1 ou 2 minutos.

Tradicional:

Triturar o chocolate e reservar. Dissolver a Maizena num pouco de leite e reservar. Levar o restante leite ao lume com o açúcar baunilhado, o cacau e a canela. Quando estiver a ferver juntar o chocolate e mexer bem até este ficar bem dissolvido. Juntar o resto do leite com a Maizena e mexer até engrossar um pouco.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Pain Viennois ::: Pão Viena

As previsões apontam para um fim de semana bem frio e para aquecer o vosso fim de semana trago-vos este pãozinho acompanhado com um delicioso chocolate quente que servirei ainda hoje aqui no blog :)

Depois de cozidos costumo congelar uns quantos e durante a semana é só colocar no forno que ficam óptimos. Entretanto vou preparar o chocolate quente e já volto!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Pain Viennois ::: Pão Viena

Adaptada deste blog

  • 475g de farinha
  • 2 ovos + leite = 300g
  • 40g de açúcar
  • 70g de manteiga amolecida
  • 10g de fermento fresco
  • 1 c. (café) de sal
  • 1 ovo batido com 1 c.(sopa) de leite para pincelar

MFP:

Colocar todos os ingredientes na cuba pela seguinte ordem: Ovos batidos com o leite morno, açúcar, fermento depois cobrir com a farinha e o sal. Programa "Massa". Assim que se formar uma bola, juntar a pouco e pouco a manteiga amolecida aos bocadinhos e amassar até esta ficar bem incorporada. Findo o programa deixar levedar até dobrar de volume cerca de 1h. Retirar a massa, amassar com as mãos para retirar o ar e formar pães com cerca de 80g. Colocar num sítio abrigado e deixar dobrar de volume. Findo esse tempo, pincelar com ovo batido e leite, fazer uns cortes com uma lâmina e colocar no forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca 12 a 15 min. (Testar com o palito).

TMX Bimby:

Coloque no copo o leite, o sal, o açúcar, a manteiga e programe 1min/37º/Vel2. Junte os ovo batidos, o fermento desfeito e programe 10 Seg/Vel2. Adicione a farinha e programe 2 min/vel. espiga. Se necessário, acrescentar mais farinha.Findo o programa deixar levedar até dobrar de volume cerca de 1h. Retirar a massa, amassar com as mãos para retirar o ar e formar pães com cerca de 80g. Colocar num sítio abrigado e deixar dobrar de volume. Findo esse tempo, pincelar com ovo batido e leite, fazer uns cortes com uma lâmina e colocar no forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca 12 a 15 min. (Testar com o palito).

Tradicional:

Num recipiente, colocar o leite morno, o sal, o açúcar e mexa bem até estar bem integrado. Junte os gemas e o fermento e bata bem. Adicione a farinha gradualmente e amasse até conseguir formar uma bola. Juntar a manteiga amolecida aos poucos e amassar até ficar bem incorporada e obter uma bola não pegajenta. Deixar levedar até dobar de volume cerca de 1h. Retirar a massa, amassar com as mãos para retirar o ar e formar pães com cerca de 80g. Colocar num sítio abrigado e deixar dobrar de volume. Findo esse tempo, pincelar com ovo batido e leite, fazer uns cortes com uma lâmina e colocar no forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca 12 a 15 min. (Testar com o palito).

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...