sexta-feira, 15 de junho de 2012

Creme de tapioca de baunilha com compota de cereja

Há muito tempo que andava para experimentar uma sobremesa com tapioca. Quer pelo belo aspeto das pérolas rosadas e translúcidas quer pela curiosidade de saborear a textura das mesmas. Inicialmente estranhei a  consistência meio gelatinosa mas o sabor é ótimo. A compota de cereja combina na perfeição. Aqui fica a sugestão, espero que gostem.

Creme de tapioca de baunilha com compota de cereja

 

     Creme de tapioca

  • 600 ml de leite
  • 200 ml de água
  • 70g de tapioca
  • 50g de açúcar
  • 1 vagem de baunilha

     Compota de cereja

  • 250g de cerejas, descaroçadas
  • 50g de açúcar
  • 4 c. (sopa) de água

    

Thermomix – Bimby

Colocar as cerejas descaroçadas no copo, juntar a água e o açúcar e programar 15 min/100º/vel. 1. Deixar arrefecer.

No copo, colocar o leite, a água, o açúcar, a vagem de baunilha aberta e as sementes da mesma e programar 6min/90º/Vel 2. Juntar a tapioca e programar 25min/80º/vel 2 c.inversa. Retirar a vagem e distribuir a tapioca pelos copos. Colocar compota de cereja por cima e levar ao frigorífico cerca de 3 horas.

Tradicional

Levar as cerejas descaroçadas com a água e o açúcar ao lume, mexendo de vez em quando até evaporar a água e obter uma compota (cerca de 10 a 15 minutos). Deixar arrefecer.

Entretanto, num tacho, misturar o leite, a água, o açúcar, a vagem de baunilha aberta e as sementes da mesma. Levar ao lume até levantar fervura. Juntar a tapioca e cozinhar até esta estar cozida, mexendo de vez em quando (Entre 20 a 30 minutos, consoante o tamanho das pérolas). Quando está cozida, a tapioca fica translúcida. Retirar a vagem e distribuir a tapioca pelos copos. Colocar compota de cereja por cima e levar ao frigorífico cerca de 3h.

 

5 comentários :

  1. Olá Patrícia. Sua tapioca ficou um capricho!! Parece deliciosa. Bom final de semana.

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Patricia
    Adoro tapioca. Aquí agora é tempo de festas juninas e a tapioca é muito usada em receitas. Ficou muito apetitosa e linda com a compota de cerejas. Como aquí é mais dificil achar cerejas e são muito caras, acho que pode substituir por outra compota como morangos, né? Adorei e ainda com um gostinha na boca dessa tapioca desejo-lhe um bom fim de semana. Beijinhos da Gina

    ResponderEliminar
  3. Amo tapioca,faz parte da minha infancia!!!
    Nem sabes as recordações que me trás...
    A cada passo lá faço umas tacinhas para matar as saudades;)
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita...
Comentários, dúvidas ou sugestões são sempre bem vindos!