Bolo cheesecake e a realização de um sonho…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O post de hoje é especial. Fui convidada pela Sweet Little Party, em parceria com a Terra dos Sonhos, para colaborar na concretização do sonho do Rúben, um rapaz de 13 anos que se encontra em tratamentos no IPO e que sonhava ver um jogo do Benfica ao Estádio da Luz.

Para quem não conhece, a Sweet Little Party dedica-se ao design de eventos e à decoração das mesas e ambientes de cada celebração com detalhe e minúcia tornando estes ambientes especiais, únicos e muito glamorosos. Todas as festas organizadas pela Sweet Little Party ficam maravilhosas, não deixem de espreitar o site e seguir as novidades no facebook.

A minha participação consistia em preparar um bolo de aniversário em tons de vermelho para condizer com o clube e uns bolinhos que vos mostrarei no próximo post. A Sweet Little Party preparou uma festinha de aniversário no quarto de hotel para surpreender o Rúben quando ele voltasse do jogo :)

Optei por fazer um delicioso cheesecake que já tinha postado aqui no blog e transformei-o num bolo de aniversário. Deixo-vos a receita com as quantidades certas caso queiram experimentar esta versão.

O sonho do Rúben foi concretizado e ele ficou muito feliz com todas as surpresas :) Deixo aqui o meu agradecimento à Sweet Little Party pelo convite.

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Bolo cheesecake de chocolate branco e morango

      Base:

  • 250g de bolachas digestivas (usei Palets bretons)
  • 80g de manteiga derretida

      Cheesecake:

  • 900g de queijo creme tipo Philadelphia (usei suissinhos naturais)
  • 200g de chocolate branco belga
  • 160g de açúcar
  • 5 ovos
  • Essência de baunilha q.b.

      Cobertura de morango:

  • 300g de morangos
  • 100g de açúcar
  • 2 c. (sopa) de água
  • 1 folha de gelatina
  • 1 c. (sopa) de sumo de limão

      Decoração:

  • 500g de morangos
  • 1 palito dos compridos

 

Uma das regras básicas do cheesecake é prepará-lo de véspera e deixar no minimo 24h no frigorífico antes de servir. Usar duas formas com fundo removível uma com cerca de 18 e outra com cerca de 12 cm de diâmetro. Forrar com papel vegetal cada base da forma. Pincelar ligeiramente com óleo vegetal a lateral ou aro da forma. Pré-aquecer o forno a 160º.

TMX-Bimby:

Colocar as bolachas no copo e dar 2 ou 3 golpes de turbo. Juntar a manteiga e misturar 10 seg /vel. 6. Espalhar a bolacha uniformemente no fundo da forma pressionando com a ajuda de um copo para alisar. Reservar 30 minutos no frigorífico.

Colocar o chocolate partido no copo e pulverizar uns segundos na vel 5-7-9. Programar 4 min/37º/vel 2. Quando estiver derretido juntar os ovos um a um e misturar bem na vel. 3-4. Adicionar o açúcar e o queijo creme e misturar uns segundos na vel 4, até obter um creme homogéneo. Verter na forma. Colocar um recipiente com água a ferver no forno para evitar que o cheesecake fenda e levar ao forno durante cerca de 45 a 50 minutos a 160ºC. Deixar arrefecer e colocar no frigorífico durante uma noite no mínimo.

Colocar os ingredientes do coulis no copo e triturar na vel 5-7-9. Programar 5min/100º/vel.3. Juntar a gelatina espremida e misturar uns segundos na vel.5-7. Deixar arrefecer e verter por cima do cheesecake ao servir.

Tradicional:

Triturar as bolachas, misturar bem com a manteiga derretida até obter uma mistura areada e cobrir uniformemente o fundo da forma pressionando com a ajuda de um copo para alisar. Reservar 30 minutos no frigorífico.

Derreter o chocolate em banho maria ou no microondas. Bater o queijo fresco com o açúcar. Juntar os ovos, um a um, misturando bem entre cada adição. Para terminar adicionar o chocolate branco derretido e misturar bem. Verter nas formas. Colocar um recipiente com água a ferver no forno para evitar que o cheesecake fenda e levar ao forno durante cerca de 45 a 50 minutos a 160ºC. Deixar arrefecer e colocar no frigorífico durante uma noite no mínimo.

Demolhar a folha de gelatina em água fria uns minutos. Levar os morangos ao lume com os restantes ingredientes e deixar ferver uns minutos até começar a ficar espesso. Retirar do lume, reservar uns morangos para a decoração, juntar a gelatina bem espremida e triturar tudo com a varinha mágica ou no liquidificador. Deixar arrefecer completamente.

Montagem:

No dia seguinte, desenformar o cheesecake maior num prato de servir e colocar tiras de papel vegetal à volta do bolo. Espalhar um pouco de coulis por cima. Desenformar o mais pequeno e com cuidado colocá-lo no centro do maior. Espetar um palito dos grandes (cortar um bocado se excessivamente grande) no centro dos do cheesecake menor de forma a prender os dois. Espetar um morango bem grande na ponta do palito de forma a escondê-la. Espalhar molho no topo do cheesecake. Deixar escorrer uns instantes e colocar no frigorífico. Ao servir retirar as tiras de papel das laterais e decorar com morangos como na foto.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

26 comentários :

  1. Uma iniciativa de louvar!
    Muitos parabéns a todos os que estiveram envolvidos.
    O bolo que fizeste ficou lindo!

    ResponderEliminar
  2. Patrícia que bom puderes participar em algo que consiste em ajudar e tornar um sonho realidade de alguém com esta doença como o caso do Rúben.
    O bolo ficou lindo, delicioso e acredito que fez sucesso.

    Beijinho e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ao Rúben!
    Foi uma iniciativa linda... O bolo está divinal.

    Viva o Benfica! :-D

    ResponderEliminar
  4. Excelente causa! E o bolo está espectacular.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  5. Gosto desta versão, ficou bem festiva. E bom poder participar da realização do sonho de um menino :)

    ResponderEliminar
  6. O bolo ficou lindo :)
    Tenho a certeza que o Rubén deve ter adorado :)

    Parabéns!!!

    Bjokas

    ResponderEliminar
  7. Que maravilha de bolo... O Ruben deve ter ficado encantado.
    Beijinhos e bom fim-de-semana
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Patrícia eu fiquei encantada com o bolo de cheesecake, isso é que foi imaginação!
    E ainda por cima um bolo lindo para uma causa nobre. Parabéns.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Patricia fico muito feliz com esta notícia, é muito bom poder ajudar alguém a ser feliz! É a maior recompensa que se pode ter, ver que conseguimos realizar o sonho de alguém, principalmente quando se tratam de crianças. O seu bolo está lindo e não podia estar mais dentro do contexto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que surpresa maravilhosa deve ter sido, é sempre tão bom fazer bem a alguém. O Rúben deve ter adorado o bolinho, está lindo demais=) E uma delícia concerteza.
    beijinho

    ResponderEliminar
  11. Que delicia!!!!Patricia tu que bien haces las cosas,visitarta es un placer para la vista..Besos guapa

    ResponderEliminar
  12. Um cheesecake normal já é divinal...este...é ainda mais divinal!! Adorei a ideia e a apresentação. Muitos parabéns :)

    ResponderEliminar
  13. O bolo ficou lindo e, com certeza, delicioso. Parabéns pela participação numa causa com tanto valor. O Rúben deve ter ficado muito feliz.
    Beijinhos.
    Ana França

    ResponderEliminar
  14. O bolo é lindo e a causa ainda maior ;) Felicidades para o Rúben! Bjs

    ResponderEliminar
  15. Que gesto tão bonito o teu e com um bolo fantástico.. devia ser tão cremoso e ainda por cima de morango que eu tanto adoro. Parabéns ao Ruben e a ti.

    ResponderEliminar
  16. Lindo! Tanto o bolo como o gesto. O Rúben deve ter tido um dia muito feliz e tu também por teres contribuido para isso. :) Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Por coincidência tb fiz ontem este cheesecake que já me havia estado a fazer olhinhos há algum tempo... ficou uma delícia!! contudo tive alguma dificuldade em derreter o chocolate branco em banho maria... não percebo pq, alguém tem algum conselho? obrigada

    beijinhos, continue com estas receitas deliciosas e a defender causas tão nobres como esta!*

    ResponderEliminar
  18. Que belo gesto Patricia! Como é bom dar um pouco de nós aos outros que tanto carecem... Acredito que o bolo tenha iluminado o dia do Ruben!
    Boa semana*

    ResponderEliminar
  19. Chocolate branco e morango só pode ser uma optima combinação!

    ResponderEliminar
  20. Um bolo maravilhoso para coroar um gesto ainda mais maravilhoso! tenho a certeza que foi um dia muito especial para o Rúben!
    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Anónimo, pode derreter o chocolate branco no microondas ou em banho maria.

    Mais uma vez obrigada a todos :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Um bolinho desses no meu aniversario vinha mesmo a calhar :)

    http://tostoesdapoupadinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Muito original, este cheese cake de andares :)
    Parabéns pela ideia e pelo gesto solidário.
    Os financiers também ficaram com um aspecto delicioso, hei-de experimentar!
    Um beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  24. Bem... este cheesecake é um sonho. Nota máxima para a apresentação!
    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita...
Comentários, dúvidas ou sugestões são sempre bem vindos!