sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Macarons de noz e ovos moles à portuguesa

Estes macarons foram uma aventura! Começou por ser um desastre que por fim acabou bem. Isto tudo porque pensei em usar nozes em vez de amêndoa. Como não se encontra farinha de nozes, optei por triturá-las e obtive uma pasta devido à oleosidade, por isso não ficaram perfeitos mas são deliciosos. Desta vez a receita é adaptada à Bimby  e foi ela que os salvou! A combinação é perfeita e bem portuguesa :)

Macarons de noz e ovos moles

Adaptada do site Thermomix Recipes

     Conchas:

  • 125g de nozes moídas
  • 150g de açúcar em pó
  • 75g de açúcar
  • 100g de claras de ovos (aprox. 3 un., à temperatura ambiente)
  • 1 pitada de sal
  • 2 gotas de sumo de limão

     Ovos moles:

  • 5 ovos
  • 250g de açúcar
  • 150g de água
  • 1 c. (sopa, rasa) de amido de milho

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Conchas:

Thermomix – Bimby:

Pulverizar as nozes uns segundos na vel. 10.

Espalhar a farinha de nozes num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno a 180ºC durante 10 a 15 minutos para secar (se verificar que começa a tostar baixar a temperatura). Deixar arrefecer.

Misturar no copo a farinha de nozes com o açúcar em pó 10seg/ vel 10. Reservar. Com o copo bem limpo e seco e com a borboleta, bater as claras em castelo com o sal e as gotas de limão 4 min/ Vel 4, adicionando o açúcar ao fim de 2 minutos. Juntar a mistura de nozes/açúcar e misturar 15seg/Vel colher inversa (Como a farinha de noz é muito oleosa e não secou o suficiente tive de misturar mais tempo na vel. 4 para desfazer os grumos).

Tradicional:

Num robot de cozinha,  triturar as nozes até obter uma farinha. Espalhar a farinha de nozes num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno a 180ºC durante 10 a 15 minutos para secar (se verificar que começa a tostar baixar a temperatura). Deixar arrefecer.

Juntar o açúcar em pó e a farinha de noz e pulverizar uns segundos. Peneirar esta mistura e reservar (saltei este passo visto que era impossível peneirar devido à oleosidade da farinha de noz).

Com a batedeira na vel. 1, bater as claras com o sal e as gotas de limão até formar uma espuma, juntar o açúcar e bater na velocidade máxima até formar um merengue com picos firmes. Juntar a mistura de farinha de noz/açúcar pouco a pouco e envolver delicadamente, com a ajuda de uma espátula de silicone, fazendo movimentos de baixo para cima, de forma a não partir as claras e não perder muito ar, até obter um creme liso e brilhante. Este processo demora uns minutos.

Preparação dos macarons

Preparar um saco de pasteleiro com uma boquilha redonda com cerca de 1cm de diâmetro. Para facilitar e para que as conchas fiquem regulares e redondas, imprimir esta minuta* e colocar por baixo do papel vegetal, em cima de um tabuleiro de forno. Com o saco pasteleiro perpendicular ao tabuleiro, apontar o bico no centro do círculo e pressionar até preencher o círculo. (desta maneira sairão redondas salvo se a massa estiver demasiado fluída, neste caso tenderá a expandir-se). Provavelmente formar-se-á um pequeno bico que desaparecerá em segundos. Ao terminar, bater com o tabuleiro na bancada duas ou três vezes para ficarem lisos. Deixar repousar os macarons cerca de 1 hora num local seco, se possível noutra divisão da casa (nada de lavar a loiça com os macarons por perto). É muito importante deixar repousar, visto que durante esse tempo se formará uma capa seca ao toque e ajudará a formar a característica crostinha na base do macaron durante a cozedura. Entretanto pré-aquecer o forno a 150ºC meia hora antes. Tocar os macarons e verificar se a superfície já não cola. Retirar a minuta com cuidado. Colocar o tabuleiro no meio do forno a 150ºC e cozer cerca de 10 minutos, baixar a temperatura para 140ºC e continuar a cozedura por mais 3 a 5 minutos (convém vigiar de forma a controlar melhor). Este processo depende muito do forno de cada um. Não se deve deixar dourar os macarons, estes deverão formar uma concha lisa e firme ao toque, o interior deverá ficar macio e húmido. Retirar do forno e deixar arrefecer totalmente no tabuleiro. Poderá guardar numa caixa em metal se não os rechear no próprio dia.

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Ovos moles

Thermomix – Bimby:

Colocar a água e o açúcar no copo e programar 17min/Temp Varoma/Vel 1.  Deixar arrefecer um pouco. Numa recipiente, misturar bem os ovos e juntar um pouco de calda mexendo rapidamente. Colocar a borboleta, marcar 9min/100º/Vel 2 e deitar os ovos batidos pelo bocal. Juntar uma colher de amido de milho peneirada. No final do tempo, misture na vel. 4/5 para obter um creme homogéneo. Deixar arrefecer completamente.

Tradicional:

Levar o açúcar e a água ao lume e deixe atingir o ponto espadana (117º). Retire do lume e deixearrefecer um pouco. Entretanto bata os ovos numa tigela. Junte um pouco de calda aos mesmos e misture vigorosamente. Deitar os ovos em fio sobre a restante calda, juntar o amido de milho peneirado e levar ao lume até engrossar, mexendo constantemente com um fouet. Deixar arrefecer completamente.

Montagem:*

Colocar uma colherzinha de ovos moles no meio da concha e pressionar com a outra metade. Podem conservar-se durante vários dias numa caixa hermética no frigorífico. Deverão ser consumidos à temperatura ambiente.

* Opto sempre por rechear os macarons no dia seguinte, ficam bem melhor.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

24 comentários :

  1. O aspecto, como sempre, é irrepreensível!
    Os meus parabéns, estão magníficos e com sabores que me agradam imenso.

    ResponderEliminar
  2. Mas que belo desastre...Não me importava de fazer uns desastres desses ...

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. humm que delicia para mim eles estao prefeitos adorei bjs

    ResponderEliminar
  4. boa noite, humm gosto muito, bjs
    chocolatesdocemel.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Parecem deliciosos! Com doce de ovos é difícil não ficar bom! Estão lindos! bjs

    ResponderEliminar
  6. ADOREI MORDER UM DESSES, FICARAM FANTÁSTICOS.
    BOM FIM DE SEMANA
    BESOS

    ResponderEliminar
  7. Um aspecto espetacular como de resto todas as tuas receita claro!! Comia agora uns quantos:)

    ResponderEliminar
  8. Que magnífico desastre! :) Ainda bem que conseguiste contornar a situação para resultar em tão deliciosos macarons!
    A combinação parece-me perfeita!

    Um grande beijinho*

    ResponderEliminar
  9. Ficaram mesmo perfeitos e lindos! E claro...aposto que também muito bons!!

    ResponderEliminar
  10. Hummm...parecm mesmo muito bons...ainda não tive coragem de os fazer,mas não vejo a hora de experimentar essa receita...

    Beijinhos

    Sharon
    http://viramexeefaz.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Ficaram maravilhosos!!! Já comia um ou dois lol

    Bjokas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  12. Ora aqui está mais uma sugestão de macarrons de ir á loucura. Cada vez estás melhor.. adoro cada post que postas :) um beijo e bom domingo

    ResponderEliminar
  13. Que aspecto fantástico.... adoro macarons!!! :)

    ResponderEliminar
  14. Hmm macarons de noz.. bem.. deve ser delicioso :-D Bjinhos

    ResponderEliminar
  15. Concordo com o pessoal: Um maravilhoso desastre!
    Nossa ficou lindo e com certeza estão uma delícia!
    Obrigada por compartilhar!
    Mil beijos,
    www.blogmago.com.br

    ResponderEliminar
  16. Olá Patrícia! Por tua causa e dos teus belos macarrons já andava cheia de vontade de experimentar faze-los mas como ainda não tinha provado e achava, e acho, que é preciso alguma técnica estava um pouco como em modo de espera. Agora, recém chegada de Paris onde fui inundada com macarrons estou deserta por os fazer. Espero ser tão bem sucedida como tu e um mt obrigada por partilhares as tuas receitas.
    Beijinhos
    Cati

    ResponderEliminar
  17. A ideia de uns macarrons bem portugueses está excelente! Da próxima vez que fizer macarrons tenho de experimentar esta combinação. Depois digo como ficou. :)

    ResponderEliminar
  18. Ando há imenso tempo a ver se ganho coragem para fazer macaroons! Fiquei tentada...;)

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde

    Primeiro, gostaria de felicitá-la pelo excelente blog que tem :) é um dos meus prefridos. Gostaria de saber se poderia trocar a farinha de noz, por farinha de amendoa ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, claro que pode usar farinha de amêndoa.
      Muito obrigada pelo elogio, é muito recompensador :)
      Obrigada e bjinhoos *______*

      Eliminar
  20. Ola... antes demais quero felicitá la,você é aquilo a que eu chamo de artista pura,não só tem bom gosto para fazer doces e tudo mais como tambem nos alegra a vista com as lindas combinações de cores nas fotos que aqui vejo,mesmo sem conhece la,ja a admiro e vou seguir o seu blog com muito gosto...ah,tem tambem muito bom gosto com o nome do blog...=)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Márcia...muito obrigada pelas suas queridas palavras, tão recompensadoras *_____*

      Fico muito feliz por gostar!
      Seja bem-vinda e espero que experimente muitas receitas :)
      Bjinhooos

      Eliminar
  21. Fiquei absolutamente deliciada com estes macarrons, e ainda por cima com este recheio lindo sem lactose!

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita...
Comentários, dúvidas ou sugestões são sempre bem vindos!