Macarons de limão

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Eis a minha terceira fornada de macarons. Desta vez de limão. A técnica vai se aperfeiçoando assim como aumenta a vontade de experimentar novas cores e sabores. Estes superaram os anteriores...como podem ver nas fotos são irresistíveis!

Em contagem decrescente para o final de 2011… desejo a todos os que passam por aqui um Feliz e Próspero 2012 repleto de mudanças positivas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Macarons de limão

Aprox. 12 a 15 unidades:

Conchas:

  • 100g de açúcar em pó (icing sugar)
  • 55g de amêndoa moída (sem pele)
  • 45g de clara de ovo à temperatura ambiente
  • 15g de açúcar branco
  • Algumas gotas de corante alimentar amarelo (opcional)*

Lemon Curd:

  • 200ml de sumo de limão
  • 3 ovos
  • 150g de açúcar
  • 75g de manteiga
  • 1 c. (sopa, bem cheia) de amido de milho (Maizena)
  • Raspas de 1 limão

 

Num robot de cozinha, juntar o açúcar em pó e a farinha de amêndoa e pulverizar uns segundos. Peneirar esta mistura e reservar (não se deve saltar este passo é muito importante para obtermos uma textura lisa nas conchas).

Pesar as claras. Aconselham a utilizar claras envelhecidas, isto é, separadas das gemas e guardadas no frigorífico uns 4 ou 5 dias antes da confecção. Costumo congelar claras e quando necessito descongelo à temperatura ambiente. Com a batedeira na vel. 1, bater as claras até formar uma espuma, juntar o açúcar branco (as 15g) e bater na velocidade máxima até formar um merengue com picos firmes. Juntar as gotas de corante alimentar e misturar mais um pouco até ficar homogéneo.

Juntar a mistura de açúcar em pó e amêndoa pouco a pouco e envolver delicadamente, com a ajuda de uma espátula de silicone, fazendo movimentos de baixo para cima, de forma a não partir as claras e não perder muito ar, até obter um creme liso e brilhante. Este processo demora uns minutos.

Preparar um saco de pasteleiro com uma boquilha redonda com cerca de 1cm de diâmetro. Para facilitar e para que as conchas fiquem regulares e redondas, imprimir esta minuta* e colocar por baixo do papel vegetal, em cima de um tabuleiro de forno. Com o saco pasteleiro perpendicular ao tabuleiro, apontar o bico no centro do círculo e pressionar até preencher o círculo. (desta maneira sairão redondas salvo se a massa estiver demasiado fluída, neste caso tenderá a expandir-se). Provavelmente formar-se-á um pequeno bico que desaparecerá em segundos. Ao terminar, retirar a minuta com cuidado. Deixar repousar os macarons cerca de 1 hora num local seco, se possível noutra divisão da casa (nada de lavar a loiça com os macarons por perto). É muito importante deixar repousar, visto que durante esse tempo se formará uma capa seca ao toque e ajudará a formar a característica crostinha na base do macaron durante a cozedura. Tocar os macarons e verificar se a superfície não cola. Aquecer o forno a 160ºC meia hora antes. Colocar o tabuleiro no meio do forno e cozer cerca de 10 minutos, baixar a temperatura para 140ºC e continuar a cozedura por mais 3 a 5 minutos (convém vigiar de forma a controlar melhor). Este processo depende muito do forno de cada um. Não se deve deixar dourar os macarons, estes deverão formar uma concha lisa e firme ao toque, o interior deverá ficar macio e húmido.

Retirar do forno e deixar arrefecer totalmente no tabuleiro. Poderá guardar numa caixa em metal se não os rechear no próprio dia.

Preparar o lemon curd:

Tradicional: Num tacho de fundo espesso, bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura homogénea. Junte o sumo e raspa de limão, a manteiga e a amido de milho e leva a lume médio-baixo, mexendo sempre com um fouet, até engrossar. Deixe arrefecer e coloque no frigorífico até usar.

TMX- Bimby: Colocar no copo todos os ingredientes e misturar 20 seg /Vel 4. Programar 7min/80º/Vel 3. Retirar e reservar no frigorífico para engrossar.

Montagem:

Colocar uma colherzinha de lemon curd no meio da concha e pressionar com a outra metade. Podem conservar-se durante vários dias numa caixa hermética no frigorífico. Deverão ser consumidos à temperatura ambiente.

*Optei por desenhar uns círculos de 3cm numa folha de papel vegetal com a ajuda de uma tampa, deixando um espaço entre cada um.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

38 comentários :

  1. Olá Patrícia,
    descobri o seu blog muito recentemente e estou encantada com as doçuras que aqui surgem!

    Feliz Ano 2012!
    Beijinhos
    Ângela

    ResponderEliminar
  2. Patricia, estão maravilhosos. Parabéns! :) Bom Ano, cheio de doçuras. :)

    ResponderEliminar
  3. Ficaram tão perfeitinhos. E nesse tom e amarelo claro fazem-me lembrar pintainhos à volta da mãe galinha!

    Feliz 2012, com muitos macarons e outras delícias! :*

    ResponderEliminar
  4. Que delícia, estão mesmo fantásticos!!!!

    ResponderEliminar
  5. tanti tanti auguri di buon anno!!un abbraccio!

    ResponderEliminar
  6. Estão cada vez mais bonitos. :-) E devem ficar uma delícia com o lemon curd que eu adoro. Beijinhos e um excelente 2012, cheio de doçura!

    ResponderEliminar
  7. Patrícia,

    Ficaram simplesmente perfeitos!
    Eu, infelizmente, ainda não consegui acertar... Não sei se é do forno, ou da humidade da minha casa... Nunca ficam bonitos... Resta-me continuar a tentar, para ver se chego a fazer macarrons tão bonitos quanto estes teus! Parabéns! :)

    Beijinhos* Um bom Ano de 2012, com muita paz, amor, saúde, felicidade e concretizações!

    ResponderEliminar
  8. Te han quedado perfectos! Y yo que no me atrevo con los macarons con lo que me gustan!

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha!
    Ficaram lindos!
    Nunca me atrevi a fazer tal doce, mas um dia destes hei-de experimentar.

    beijinhos
    bom ano!

    ResponderEliminar
  10. Que aspecto divinal, estão cada vez melhores tens razão. Um beijo grande e um bom ano para ti tb.

    ResponderEliminar
  11. Ainda não experimentei mas realmente era capaz de comer já dois três destes!!! :D:D
    Belíssimo aspeto e parabéns pelo blog que descobri há pouco tempo mas já sou leitora assídua.
    Até já ando a ver os preços das iogurteiras com tanto iogurte fantástico que aqui vi.
    Tem alguma indicação em termos de marca/características especiais que possa dar? E o custo compensa? Obrigada

    ResponderEliminar
  12. hummmm, gosto muito de macarons. feliz 2012 com muita paz e saude

    ResponderEliminar
  13. Muito obrigada a todos :)
    Elsa, fico muito feliz por gostares do meu blog. Em relação à iogurteira não recomendo nenhuma marca em especial. Convém comprar uma com maior capacidade (7 a 8 copos). Optei pela minha da marca Girmi pelo formato dos copos. Em relação ao custo/qualidade...compensa mesmo muito, nem se compara! Bjinhos e Feliz 2012.

    ResponderEliminar
  14. ADORAVA PROVAR UM...FICARAM PERFEITOS E DE SABOR CERTAMENTE QUE UMA DELICIA.
    FELIZ 2012
    BJS

    ResponderEliminar
  15. Olá Patrícia, que blog fantástico :)
    Só ontem é que o descobri e recuei até ao primeiro post.
    Ainda por cima gostamos das mesmas coisas: iogurtes, chocolate branco, frutos vermelhos, limão, baunilha... agora já não tenho mais nada novo para ver e aguardo pela próxima publicação.
    Beijinhos e muitos parabéns por tanto talento e bom gosto.
    Alexandra

    ResponderEliminar
  16. Já experimentei esta tua linda sugestão. Adorei fazê-los e, em breve, penso fazer os de framboesas. Contudo, o lemon curd não me agradou tanto e optei por usar um que já tinha feito, segundo o livro base da bimby!
    bjs e obrigada por tão excelentes dicas
    Ju

    ResponderEliminar
  17. Olá e boa tarde :)
    tenho que lhe dar os parabéns pq os macarons estão uma delicia parecem mm de compra, só queria colocar uma questão que é acerca da posição do forno se é com aquecimento só em baixo ou é com grelhador ou é tudo?????? :)

    Obrigado e continue com este belo blog.

    Paulo

    ResponderEliminar
  18. Paulo, obrigada :)) O ideal é utilizar o forno no modo ventilador mas como o meu forno não tem esta função costumo colocar na posição em cima e em baixo. Grelhador, nunca! Coloco o tabuleiro a meio do forno. Espero ter ajudado. Boa macaronada :)

    ResponderEliminar
  19. Boa tarde. Sou iniciante nestas coisas mas tenho imensa vontade de experimentar estas bolachinhas. Seria possível facultar-me os passos exactos para as fazer na bimby? Tempos, velocidade, etc... Ficava muito agradecida
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  20. Susana, não testei a receita dos macarons na Bimby pois os verdadeiros macarons devem ser feitos com muita delicadeza e manualmente. Recomendo que veja uns videos na net. A Bimby ajuda muito para fazer o recheio e para pulverizar os ingredientes. No entanto há quem já tenha feito na Bimby, procure no Mundo de Receitas Bimby. O resultado não será o mesmo.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  21. Obrigado pela resposta. Vou tentar o tradicional e ver como corre...têm tão bom aspecto... :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Olá Patrícia...já experimentei estas beldades :)
    De sabor ficaram deliciosos e desapareceram num ápice, mas não consegui que ficassem totalmente lisos...o biquinho que se formou na maioria não desapareceu e alguns ficaram quebradiços. Sabe dizer-me o que fiz mal?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Parabéns pelo seu fantástico blog,é excelente e
    convida-nos a meter maõs à obra e tentar fazer as maravilhas que apresenta.
    Uma vez mais parabéns
    Aurea

    ResponderEliminar
  24. Susana, desculpe só responder agora...Para não ficarem quebradiços convém deixar secar no mínimo 1h antes de irem ao forno. Também poderá ser da humidade no forno. Experimente abrir ligeira e rapidamente o forno passado os primeiros 6 minutos de cozedura. Repita a operação de vez em quando até ficarem no ponto. Para retirar o bico é necessário bater o tabuleiro na bancada umas 3 vezes...para alisarem. O ideal é ir tentando, pois mesmo os meus não estão ainda perfeitos. Não desista.

    Obrigada a todas e beijinhoos.

    ResponderEliminar
  25. Patricia, uma vez mais lhe peço ajuda,o papel vegetal leva alguma gordura?, pois os meus assaram em papel de manteiga e não os consegui tira-los direitos, por favor ajude-me pois adoramos esta maravilhosa iguaria.
    Uma vez mais desculpe por aborrece-la.
    Obrigado
    Aurea Chaves

    ResponderEliminar
  26. Muito obrigado pelas dicas :)
    Vou continuar a tentar...até porque são deliciosos... :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  27. Aurea Chaves, o papel vegetal não leva gordura. Primeiro tem de deixar arrefecer e depois se não se descolarem bem, pode humidificar entre o tabuleiro e o papel. Por vezes o facto de não descolarem significa que não ficaram suficientemente cozidos. Bjs.

    ResponderEliminar
  28. Adoro macarons, mas pelo que já ouvi dizer, não são fáceis de fazer, mas ainda hei-de tirar um tempo e fazer estas delicias.
    E seguir a sua receita.

    ResponderEliminar
  29. Patrícia, fiz uma vez macarons e não correu nada bem...desta vez li aqui a receita e sinto-me tentada a fazer outra vez! obrigada por ter explicado tudo muito bem! :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Têm óptimo aspeto. Já experimentei outras receitas e vou tentar também esta. Uma coisa que não resultou bem noutras tentativas foi o tamanho deles porque ficaram muito diferentes uns dos outros. A minuta é uma ideia, mas será que me pode dizer em que tamanho de folha a imprimiu? A3?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  31. Pedro, imprimi em 2 folhas A4 e juntei-as lado a lado no tabuleiro para dar uma A3. Dá muito jeito para ficarem do mesmo tamanho :) Boa fornada!
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  32. Devem ter ficado maravihosos! Lindos e deliciosos! Vou ter que experimentar fazer!
    beijinhos
    Paula

    http://1toquedecanela.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  33. Lindo os Macarons.
    Vou tentar fazer na Bimby.
    Espero que dê certo!
    Obrigada pelas dicas.
    Bj

    ResponderEliminar
  34. Olá Patricia. E quando a massa fica muito fluida? Foi o que me aconteceu :(

    ResponderEliminar
  35. Mafalda, ou foi clara a mais ou demasiado mexido, ou a maneira como envolveu com a espátula. De qualquer forma são precisas algumas tentativas até acertar :) Não desista!
    Bjinhoo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se calhar fui um pouco bruta ao envolver. LoL. Vou tentar brevemente a ver se no natal meto-os na mesa. Obrigada. O seu blog é fantástico :)

      Eliminar

Obrigada pela visita...
Comentários, dúvidas ou sugestões são sempre bem vindos!