Fromage blanc ::: Queijo fresco cremoso branco

O Fromage blanc é um queijo de origem francesa, de textura cremosa e sem adição de natas que o torna um queijo de baixo teor calórico. Ideal para para acompanhar com geleias, frutas, ou simplesmente adoçado com açúcar ou mel. Também é óptimo em bolos e molhos diversos.

Quando vi esta receita não hesitei em experimentar. É muito fácil e o resultado é fantástico. O sabor e textura são bem melhores do que o do iogurte, mais espesso e cremoso e mais adocicado.

Acompanhei com doce de morango e morangos frescos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

Fromage blanc ::: Queijo fresco cremoso branco

Adaptado deste blog

  • 1l de leite gordo fresco (tipo Vigor)
  • 8 gotas de coalho (à venda nas farmácias)
  • 2 petits suisses naturais 40% (ou 100g de fromage blanc 40%)

 

Thermomix-Bimby:

Verter 500g de leite no copo e programar 5min/90º/vel 2. Adicionar os restantes 500g de leite e misturar uns seg. na vel. 3.Juntar os petits suisses e misturar novamente 20 seg. /vel. 3. Por fim colocar as gotas de coalho com cuidado e misturar 10 seg/vel 2.

Tradicional:

Aquecer metade do leite até começar a levantar fervura. Juntar o restante leite e misturar. Adicionar os petits suisses e mexer bem com um fouet até dissolver. Por fim colocar as gotas de coalho e misturar.

Colocar num caixa hermética bem limpa e fechar com a tampa. Deixar em repouso num local bem resguardado durante 12h no mínimo. Depois desse tempo o leite estará coalhado.

Verter com cuidado o leite para um coador previamente forrado com uma compressa (das grandes) ou um pano branco. Colocar o coador sobre outro recipiente mais alto de forma a recuperar o líquido filtrado e reservar no frigorífico durante 5h.

Após esse tempo obterá um queijo fresco bem cremoso e mais espesso.

Reservar cerca de 125g de queijo fresco (um copo de iogurte)  e um pouco de líquido filtrado para usar das próximas vezes, assim já não será necessário comprar petits suisses. Servir com açúcar, geleias, frutas, compotas…etc.

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

21 comentários :

  1. Sempre que vejo as suas receitas penso: é desta que vou comprar um iogurteira!!
    Quando era pequena havia uma em minha casa que eu recuperei em tempos mas que deixou definitivamente de funcionar :( acho que é desta!!!
    Bjs e continuação de posts deliciosos!!!!

    ResponderEliminar
  2. O aspecto não podia ser melhor, ficou fabuloso...


    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Que linda apresentação, é de dar água na boca ...


    abraço


    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Que excelente sugestão! Tenho assim um fraquinho por petit suisses :) E fazer isto em casa parece-me uma óptima proposta! Obrigada por mais uma óptima receita!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Excelente!! Adorei!!
    Obrigado por partilhares.

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Que tentação... uma pessoa fica de boca aberta sem saber o que dizer.
    Espectacular. Como sempre aliás. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Patrícia. Fantástica a sugestão. Fiquei apenas com uma duvida, depois das indicações da bimby deve-se proceder a guardar o queijo no recipiente hermético e seguir as restantes indicações, certo? E já agora pode guardar-se um pouco de queijo para o prox queijo (isso percebi), mas o liquido também... =?? o liquido, neste caso para quê?

    Muito obrigada pela partilha ;)

    Anabela

    ResponderEliminar
  8. delicioso postre, te ha quedado espectacular, besos

    ResponderEliminar
  9. Obrigada a todas :)
    Anabela, sim depois das indicações da bimby deve-se guardar o leite no recipiente hermético e seguir as restantes indicações. Deverá guardar o equivalente a um iogurte do queijo e um pouco do líquido porque ambos são importantes e complementares para a produção do próximo queijo.
    Espero ter ajudado.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  10. Que novidade esplendida!!! Eu já faço de vez em quando queijos fresco, mas agora fiquei super curiosa para ver como estes saem! Gostei da partilha.Obrigada.
    E como sempre tens uma maneira de apresentar que cavida bastante. Parabens.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá, Patrícia. Só hoje conheci o seu blogue e tenho a dizer-lhe que gostei imenso. Belíssimas receitas e fotografias fantásticas. Parabéns! Adorei esta receita. Um beijinho, Ilídia

    ResponderEliminar
  12. Gostei! Já fiz queijo em casa, mas este cremoso nunca.
    Vou guardar a receita.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  13. ADORO fromage blanc, aqui no Brasil não é comum o que me deixou morrendo de vontade.... Adorei o seu blog, estou seguindo. Gostaria de convidá-la a conhecer o meu novo blog www.yeswecooking.blogspot.com
    Beijos, Cecilia

    ResponderEliminar
  14. Bem... tem um aspecto fantástico! Muito fresco e parece super saboroso:)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. O teu blog é fantástico!!! E assim que o li não resisti e lá comprei a iogurteira!!!
    Tenho uma pergunta, não encontro o formage blanc nem petit suisses naturais!!! Onde compras? Já agora, posso fazer com petit suises de morango?!
    Beijinhos e muitos parabéns!
    Catarina

    ResponderEliminar
  16. Catarina, fico contente por gostares :)
    O fromage blanc e os petits suisses naturais encontram-se no Intermarché, écomarché, Leclerc.
    Neste caso não convém usar petits suisses de sabores. Obrigada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. olá! sou nova seguidora do blog. fiz ontem à noite uma receite de suissinho que encontrei num site de receitas, a propósito, tens alguma? será que esta de fromage blanc é a mesma coisa? bom mas falando da receita (500ml de leite gordo, 1 saqueta de gelatina de morango, 200g de queijo fresco do tipo de barrar, açúcar q.b., 60g de leite em pó, ferver o leite, tirar do lume e dissolver a gelatina, juntar os restantes ingredientes), problemas: a mistura de leite talhou o queijo, e agora depois de pronto sente-se muito o sabor do leite em pó. penso que teria ficado melhor se tivesse dissolvido também o leite em pó no leite. o que te parece a receita? podes desenvolver uma melhor?
    muito obrigada e muitos parabéns pelas fantásticas receitas!
    beijinhos, cátia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cátia, fico feliz por gostar do blog :
      Quanto ao fromage blanc é igual ao suissinho, no entanto só tenho esta receita. Quanto à receita com gelatina nunca testei por isso não posso ajudar.
      Obrigada :)
      Bjinhoos

      Eliminar

Obrigada pela visita...
Comentários, dúvidas ou sugestões são sempre bem vindos!