Iogurte de Caramelo

 OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Pura guloseima…

Estes iogurtes de toffee… são uma tentação!
O caramelo é caseiro, feito com natas…


P7260169

Iogurte de Caramelo

Caramelo:

200g de açúcar
200ml de natas
20g de manteiga
1 pitada de sal grosso

Iogurte:

1 litro de leite gordo
1 iogurte natural
200g de caramelo


P7260173

Preparar o caramelo:

Aquecer as natas até começar a ferver. Pôr o açúcar ao lume com uma gotas de água, sem mexer, até obter um caramelo. Retirar do lume, juntar a nata quente e o sal e mexer com uma colher de pau e voltar a colocar ao lume. Juntar a manteiga e mexer até obter um caramelo liso e ligeiramente espesso. Reservar e mexer de vez em quando. Deixar arrefecer um pouco.

Preparar o iogurte:

Thermomix- Bimby:
No copo da Bimby misturar o leite e o caramelo ainda morno, uns segundos na vel.4. Juntar o iogurte e misturar 20seg-vel.4.
Deitar o líquido nos copinhos, levar à iogurteira ou abafar bem com uma manta polar durante 8 a 10 horas. Fechar os iogurtes e colocar no frigorífico mais umas 12h para solidificarem bem.

Tradicional:
Num recipiente bem limpo, misturar bem o leite com o caramelo ainda morno com um fouet (ou varinha mágica). Juntar  o iogurte mexer bem. Levar à iogurteira ou abafar bem com uma manta polar durante 8 a 10 horas. Fechar os iogurtes e colocar no frigorífico mais umas 12h para solidificarem bem.


OLYMPUS DIGITAL CAMERA
 OLYMPUS DIGITAL CAMERA
P7260179

Fonte: Receita extraída deste site.

21 comentários :

  1. Até me fez lembrar o sundae de caramelo que é o meu favorito :)

    ResponderEliminar
  2. Adorei! Que verdadeira gulodice! :)
    E o aspecto com o caramelo em cima é fabuloso!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha!!!!
    Fiquei a babar só de olhar!
    Desculpa mas esta receita vou levar comigo!!!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  4. Uma delicia de iogurtes. Essas fotos deixam qualquer um a suspirar por um iogurte desses.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Aiiii, estes ainda não experimentei!! Depois de fazer tantos iogurtes, estes ainda não foram para a minha lista. Vão ser os próximos a fazer, de certeza :) Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. És imparavel, sempre com sugestões divinas ♥

    ResponderEliminar
  7. Devem ser mesmo deliciosos, o aspecto é fantástico!!!!

    ResponderEliminar
  8. Ola gostei muito do teu cantinho, e ja te estou a seguir. vem conheçer o meu e torna-te seguidora :)
    bjs
    http://casaescorpiao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Dá vontade de por um dedinho no caramelo, ai que delicia..

    ResponderEliminar
  10. mais uma tentação patricia!!
    isso não se faz aqui á gulosa.
    fiquei cheia de vontade de experimentar!
    um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Na quinta-feira passada decidi que tinha de perder peso e recomecei a fazer exercicío... Mas vir a este blogue e ver continuamente coisas deliciosas, nem que corra a maratona todos os dias, consigo voltar a ficar em forma, lolol (Só de olhar engorda!)

    ResponderEliminar
  12. Queria dar-te os parabéns pelo excelente blog que tens e agradecer-te por partilhares connosco estas delícias.
    Andava à procura de iogurtes diferentes e aqui encontrei o que procurava. Este iogurte é uma tentação e acabei agorinha mesmo de o fazer. Bem... o caramelo é DELICIOSO!!!
    Se não te importares vou colocar no meu blog a receita, com os devidos créditos.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. e um a das coisas que queria etr uma iogurteira
    devems er tao bosn estes iogurtes feitos em casa
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. olá, por mais que tente, não consigo fazer caramelo dessa forma, mesmo agora acabei de tentar e fica (tipo coalhado)? não sei se é das natas se é do caramelo!!!até já tentei com leite e também não dá!!

    bjinho

    ResponderEliminar
  15. OLÁ... fiz a receita tal e qual como está aqui descrita não modifiquei nem aumentei nada, mas os meus iogurtes ficaram líquidos e não solidificam... não me consegues dar uma dica?(primeira receita de iogurte que faço). Gosto muito do teu site... parabéns estás a fazer um óptimo trabalho

    ResponderEliminar
  16. Anónimo, gostaria de ajudar mas não sei se usa o método da iogurteira ou o método de abafar. Quando junta o iogurte natural, o leite deverá ter uma temperatura até 40º no máximo. Pode enviar-me um email a descrever os passos para eu tentar descobrir. Obrigada :) Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. Bom dia,

    Bem este post já é super antigo, mas eu só agora me aventurei a fazer iogurtes... Ontem tentei fazer este caramelo e não consegui... :( fiquei super triste. Ficou com um sabor super esquesito, não sei se foi da manteiga... mas pareceu-me. Quando comecei a fazer o caramelo, o açucar ficou rigo e não fez caramelo nenhum, depois tive de juntar mais água e aí consegui mas não sei o que se passou o caramelo ficou mesmo com um sabor mau...
    Será que podias colocar um vídeo a fazer? :) obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria, tens de tentar novamente o caramelo visto que pelo que descreves o teu queimou, ou seja passou do ponto. Assim que da cor ambar tens de retirar do lume de imediato, caso contrário ficará com um sabor amargo. Quando colocares o açúcar ao lume, junta-lhe umas gotas de sumo de limão, para evitar que cristalize.
      Espero ter ajudado.
      Bjinhoos

      Eliminar
    2. Bem... esta saga dos iogurtes começou logo bem, ontem parti um copo da minha iogurteira... :( Eu por acaso pareceu-me um sabor exagerado de manteiga, mas coloquei as 20g. Acho que fiz exactamente como diz aqui. O açúcar é amarelo ou branco? Quando se fervem as natas cria uma nata, retira-se ou fica mesmo assim?

      Obrigada

      Eliminar
    3. Não foi da manteiga. Para o caramelo é melhor o açúcar branco, para poder controlar a cor. Assim que as natas começam a ferver, desliga-se o lume e junta-se ao caramelo, com cuidado. No início o açúcar parece que fica em pedra, mas continuando a mexer e ao lume, irá ficar tudo dissolvido. Depois junta-se a manteiga. Não te esqueças do sal.

      Bjinhos

      Eliminar

Obrigada pela visita...
Comentários, dúvidas ou sugestões são sempre bem vindos!