Artisan Bread com Sementes de Papoila



Depois de já ter experimentado vários pães na MFP, resolvi experimentar este método de fazer pão que vi no blog da Gasparzinha e que é mais parecido com o pão caseiro. Realmente depois de prová-lo quentinho com manteiga, é mesmo uma maravilha.

Ingredientes:
500g de farinha T65
350 ml de água morna
11g de fermento padeiro
1/2 colher (sopa) de sal grosso
Sementes de papoila   


Preparação:
Num recipiente de plástico com tampa, colocar o fermento, o sal e a água. Mexer ou agitar. Juntar a farinha e mexer com uma colher de pau, até já não haver farinha nas bordas.
Deixar levedar cerca de 2h, tapado, à temperatura ambiente.
Esta massa pode ser guardada no frigorífico durante vários dias.
Polvilhe a superfície da massa com farinha, tire a quantidade que pretende (eu utilizei a totalidade) e corte-a com uma faca ou tesoura.
Amassando o mínimo possível, forme uma bola rodando a massa nas mãos e ajeitando as bordas para baixo. Polvilhe com as sementes e deixe a bola descansar na bancada ou tábua de cozinha enfarinhada, de preferência com farinha de milho.
Deixar levedar destapado durante 40 minutos e colocar no forno.
Pré-aquecer o forno a 180ºC durante 20 minutos, com a base (tabuleiro, pirex ou pedra) onde o pão irá cozer e um recipiente por baixo, ainda sem água (se usar o pirex com tampa isto não é necessário).

Polvilhe o pão com farinha e use uma faca de serrilha para fazer uns cortes decorativos.

Coloque papel vegetal sobre o tabuleiro quente, de seguida o pão e junte uma chávena de água quente ao recipiente que colocou por baixo (ou simplesmente tape o pirex e coloque-o no forno).

Deixe cozer por 30 a 40 minutos, retire e coloque o pão numa grelha para que arrefeça.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Obrigada pela visita...
Comentários, dúvidas ou sugestões são sempre bem vindos!